Procurando Nemo é uma obra prima da Pixar do ponto de vista narrativo e visual. Visualmente falando é um espetáculo, levando em consideração a tecnologia da época, principalmente se pensarmos na quantidade de animações "na água" feitas posteriormente por outros estúdios e nenhuma delas chegou aos pés da beleza de "Nemo". Qualidade gráfica superior só foi apresentada pela própria Disney-Pixar em "Moana", "Procurando Dory" e "O Bom Dinossauro".
O roteiro é magnífico e a execução beira a perfeição. O filme já começa dando um murro na boca do nosso estômago com a cena inicial que, até hoje, é uma das mais fortes e tristes da Pixar! O peso do trauma desse início rapidamente faz a gente se aproximar do Marlin e entender perfeitamente sua superproteção para com o Nemo. No desenrolar da trama o filme nos apresenta uma série de ótimos personagens secundários, nenhum unidimensional, todos com camadas e com um propósito importante na trama. Destaque merece a Dory que é tratada com cuidado pelo roteiro e direção para nunca perder a graça e ficar irritante, além de ganhar um arco próprio que se complementa ao dos protagonistas. Falando em graça, o filme tem um ótimo timing cômico com piadas bem dosadas que divertem aos adultos e pirralhos igualmente, usando desde um humor bobinho, como piadas de pum, até um humor mais difícil de captar, como na cena dos tubarões representando os alcoólicos anônimos.
O roteiro ainda arrisca colocar diversas subtramas, e faz isso muito bem, nunca deixando pontas soltas e com todas as subtramas servindo à trama principal. Pra fechar com chave de ouro ainda vem uma última cena
de Nemo, Marlim e Dory salvando vários peixes de uma rede de pescadores
, é o fechamento dos três arcos principais que ainda arranca à força mais algumas lágrimas dos nossos olhos.
A trilha sonora merecia uma estatueta do Oscar sem dúvida, é extremamente original e marcante, rege muito bem os tons do filmes navegando entre a tensão, a leveza, a aventura e a melancolia, com uma melodia que flui ornando lindamente com o som das ondas.
Não tem como encontrar defeitos em "Procurando Nemo", eu sou suspeito à falar pois é uma das minhas animações favoritas da vida. Fica a dica, façam uma revisita à esse clássico da Disney-Pixar.