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Andresa
1 crítica
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1,0
Enviada em 5 de novembro de 2024
Filme na visão de um doente mental que sente atração pela sua paciente e a abusa. Como mulher fico indignada com os comentários chamando de amor o que vejo como estupro.
Não entendi nada. Os personagens se confundem. Não entendo por que tanta admiração; seria por fazer um cinema absolutamente autoral? Que novidade há nisso?
Muito me incomodou nesse filme a humanização de um estuprador, fiquei realmente muito incomodada com isso, se a intenção era nos fazer refletir sobre esse mundo que homens sempre ficam do lado de outros homens não importa o que aconteça, alcançou a intenção. O filme mostra um amor platônico que abusa de uma pessoa inconsciente, que a persegue, fazendo dela sua obsessão. Não sabemos como ocorreu o acidente que a deixou em coma, teria ele provocado isso para deixá-la em suas mãos? Vou além, quando Benigno é preso, pouco tempo depois Alice acorda do coma. Estaria ele usando de alguma artimanha para mantê-la em coma e assim ter poder sobre ela?? Foram as perguntas que me ocorreram durante o filme
Com uma visão de mundo bem clara,Almodóvar moldava mais ainda seu jeito de transmitir emoções,seus filmes apresentam as mesmas estruturas de sutileza e sinceridade que sempre são bem mostradas ao público.A proposta é seguir um homem(Benigno) fascinado por uma bailarina que faz aula de balé do lado de sua casa,após ela sofre um acidente grave ela acaba tendo os cuidados dele que trabalha de enfermeiro,todos os dias ele conta seus detalhes de vida à ela que está em coma,paralelamente conhecemos a história de Marco e Alicia.O roteiro do filme é escrito pelo Almodóvar,ele divide a história em forma de capítulos apresentando os personagens e desenvolvendo seus arcos até suas vidas se cruzarem.O que o diretor gosta de plantar em suas obras é esse amor,o que podemos fazer pelo amor ?,isso é claro no personagem Benigno,ele tem um jeito tímido e inseguro mas uma obsessão acima do normal por uma mulher que pode render problemas em sua vida,se ele cria bem o arco deste personagem,ele também sabe moldar o Marco que é um homem muito delicado e compreensível,esses 2 personagens são os que realmente abrem seu interesse na trama que se desenvolve bem e entrega um final no estilo:"A vida é cheia de caminhos...".Já o elenco está muito bem com um destaque maior a Dario Grandinetti e Javier Cámara que ambos estão delicados e instáveis graças as suas experiências amorosas.Hable Com Ella é um filme que aborda o amor e a obsessão sabendo construir seus personagens com uma formidável delicadeza.
Do estupro, ninguém fala, né??? Esse absurdo de romancear a violência, o abuso cometido pelo Benigno é um escárnio. E ainda acham que o filme fala de amor! O mundo enlouqueceu? As pessoas perderam a noção do que é certo e do que é errado? Por favor, gente, é muita ingenuidade embarcar nessa narrativa acreditando que é arte... Me poupe!!!
Filme espanhol de 2002, escrito e realizado por Pedro Almodóvar, conta com uma participação especialíssima, poética e comovente de Caetano Veloso. Aqui Almodóvar deixa de lado o universo recorrente feminino. Através de relações inexistentes, sustentadas apenas pelo coma de Alicia Roncero (Leonor Watling), Almodóvar discorre sobre o amor platônico do enfermeiro Benigno Martin (Javier Cámara) que devota toda sua entrega e carência. Apesar de o tema do coma já ter sido tratado antes, é aqui que os complexos desdobramentos emocionais ganham o espectador: drama familiar, amores impossíveis, amizade e morte. As cenas de massacre dos touros são reais e foram vítimas de grandes protestos por parte de organizações ecológicas espanholas, com toda razão. Venceu o Oscar de 2003 como Melhor Roteiro Original e o Golden Globe Awards como Melhor Filme Estrangeiro, muito pouco para uma obra-prima.
Muito bom tecnicamente, muito bonito, diferente e elegante. Roteiro impecável, com profundidade de tema e desenvolvimento de personagens. Poucas coisas me desagradaram, como a extensa cena de cinema mudo, que é muito divertida, por sinal.
O apogeu da carreira do grande Almodóvar. Brilhante história do enfermeiro "Benigno", um câncer necessário para conversar com o "irrepresentável" (tema bastante discutido atualmente em Psicanálise) de um coma. O filme discute os preconceitos mais arraigados do ser humano, muito à frente de seu tempo (humanizar um estuprador). Destaque para a cena mais incrível q já vi na história do Cinema: o enfermeiro assiste a um filme mudo (por ser o preferido de sua paciente em coma), conta a ela; Almodóvar, aos poucos, passa ao filme dentro do filme, retirando a narração do enfermeiro; de uma cena do filme mudo, corta pra uma animação gráfica, deixando a entender um ato sexual apaixonado. Impressionante, inesquecível. Oscar de Roteiro Original.
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