K-Pax - O Caminho da Luz
    Você assistiu K-Pax - O Caminho da Luz ?

Valeria F.
    Valeria F.

Enviada em 7 de setembro de 2023
    O filme é muito bom e realmente prende muito, mas se eu não tivesse lido uma explicação nos comentários eu não teria ideia de um final legal. O final explicado nos comentários faz dele um filme melhor do ele mesmo se mostra deixando a gente em dúvida.
    Unirio Jelinek
    Unirio Jelinek

Enviada em 14 de agosto de 2023
    A estória trata DF um ser que diz ser extraterrestre, e é internado numa clínica psiquiátrica.
    No começo parece interessante, mas vai ficando muito sem lógica, e acaba sem nada definir.
    JayM.
    JayM.

Enviada em 5 de janeiro de 2023
    K-Pax é simplesmente um filme magnífico, precisei assistir 2 vezes para realmente entender o filme, mas em nenhuma das duas vezes ele deixou de me surpreender.
    No início o filme trás uma sensação de curiosidade e dúvida mas a partir é puro encanto, emocionante até o último minuto.

Se vc procura um filme para se emocionar, está no filme certo!!
    Rafael A.
    Rafael A.

Enviada em 26 de maio de 2020
    Esse é um daqueles que quando lhe perguntarem quais filmes mais gostam, com certeza esse será mencionado. K-Pax foi feito de uma forma simples, bem a ver com a mensagem, somado a isso o estímulo a pensarmos mais sobre todo esse nosso universo e nossa relações. Vejam e quem for assistir a primeira vez agora, talvez se pergunte, porque não vi antes, como ninguém me indicou, penso eu, talvez porque agora é o momento adequado para você descobrir e refletir sobre esse excelente conteúdo tratado em K- Pax.
    Horácio Neto
    Horácio Neto

Enviada em 27 de junho de 2019
    Para quem está procurando indícios de que o filme é bom, ótimo ou ruim, para só então assistir, como eu faço algumas vezes rsrs vá em frente, ninguém que conheço com o minimo de bom gosto deixa esse filme sem adorar, muito bom mesmo!
    Birovisky
    Birovisky

Enviada em 17 de outubro de 2017
    Sem espaços e na íntegra: h t t p s : / /rezenhando . wordpress . com /2017/10/17/rezenha-critica-k-pax-2001/

Voltando aquela positiva onda de excelentes filmes desta vez um que há anos, desde que comecei a assistir House of Cards prometia ver e nunca conseguia ou simplesmente esnobava, sabe-se Deus porquê, sabendo que era um filme cuja temática me cativa e sem contar que estamos falando de Kevin Spacey (que não é este Deus da dramaturgia, mas nestes filmes mais pirados ele se sobressai). Finalmente fui conferir e me arrependo arduamente de ter perdido no mínimo 15 anos sem ter assistido esta obra prima mais de uma vez, e quando falo obra prima não é apenas pela magistrosa atuação do “Presidente”, também por todas as nuances que o filme nos remete. Confiram a “rezenha” crítica de K-PAX: O Caminho da Luz.

O nome não instiga nenhum marketing para si, tanto que a costumeira distribuição brasileira resolveu adicionar ao nome original os dizeres “O Caminho da Luz” que mais abaixo saberão o porquê e que neste caso tem toda a significância, diferente de muitos filmes com o título alterado ou traduzido por aí.

O personagem de Kevin Spacey chama-se Prot, um homem misterioso, que vive dizendo ter vindo do planeta K-Pax, distante 1000 anos-luz da Terra. Por causa disto ele é internado em um hospício, onde conhece o Dr. Mark Powell (Jeff Bridges), um psiquiatra disposto a provar que ele na verdade sofre de um grave distúrbio de personalidade. Mas as descrições de Prot sobre como é a vida em seu planeta acabam encantando os demais pacientes do hospício, fazendo com que eles queiram ir com Prot quando ele diz que está próximo o dia em que deverá voltar ao seu planeta.

O filme divaga sobre discussões bastante pertinentes, inclusive, tornou-se ainda mais atual em relação a data que o filme foi lançado. Quando se trata dos duvidosos e viciantes tratamentos psicológicos através de remédios, as discussões e situações contraditórias entre Prot e o psicologo Mark são um tapa com luva de pelíca na cara dos mais atentos ou também àqueles que acham que ainda estão vivos apenas à base de remédios inventando inúmeras desculpas esfarrapadas.

Fora isso, o até então ganhador do Oscar de Melhor Ator já nos primeiros segundos mostra o quão foda é como personagem, sua chegada em meio a um feixe de luz com aqueles óculos vermelhos dão o toque de mistério, e em sua primeira expressão já nos prende, e isso destoa pelo filme todo. Porque além dos trejeitos de Prot, em vários momentos o personagem esteve sob hipnose e o ator muda drasticamente a interpretação, fora outros momentos igualmente incríveis, como a memorável cena onde Prot come as frutas na frente do psicologo, inesquecíveis.

Relativiza a ideia de loucura, denunciando a institucionalização da mesma, com um final inspirado em Nietzsche e seu “Amor Fati” (Eterno Retorno).
    Maravilhoso: Inspirador, delicado, cheio de minúcias emocionantes para quem consegue perceber, principalmente na transição do segundo para o terceiro ato quando é entregue o que o telespectador mais ânsia, ali dependendo do seu estado de espírito pode até chorar, porque não?

Além do ceticismo dos médicos e a constante provação que Prot os faz passar (de forma bem convincente por sinal) o filme entra de cabeça na ambientação do próprio hospício e os anseios dos que lá estão, até então sendo tratados a base de remédio apenas procrastinando seus distúrbios, sendo que quando surge um ser com tamanha elevação espiritual, apenas com uma boa conversa e entendendo de fato o que estas pessoas precisam “as cura”.

Se analisarmos um pouco mais afundo conseguimos inclusive entender como nossa sociedade destroi os que até inconscientemente destacam-se, todos os que perturbam a ordem social com sua mera presença por mais elevado que seja o espírito desses como é o caso do protagonista da trama (vide Jesus Cristo também, mas aí poderia escrever uma “rezenha” exclusivamente sobre este tema. O filme nos faz questionar não só sobre se Prot é de fato um louco como também sobre a loucura institucionalizada em nossa sociedade tida como normal.

É o tipo de filme que foi subestimado quando saiu, muito por conta do simplório e confuso nome, mas que nunca perderá a essência, e que tornou-se atemporal e com um dos melhores plot twisties (desfechos) do cinema deixando você por dias pensando e analisando várias teorias.

Iria assistir de novo? Com certeza.

Minha nota é 5/5.
    Raphael A.
    Raphael A.

Enviada em 6 de agosto de 2015
    Filme te prende do inicio ao fim, com o personagem principal mostrando todo o mistério
    João Florence d.
    João Florence d.

Enviada em 6 de julho de 2015
    Simplesmente surpreendente, não consigo pela primeira vez entender o final deste filme, estou tentando entrar em contato com o autor Gene Brewer (Quem tiver dicas estou aceitando de como contacta-lo). É muito bom o filme, nos leva a correr por uma corrente de pensamentos, hora prot, é um louco, pois passou por uma experiência traumatizante, hora ele realmente é um, alienígena e o final, só me deixa mais pensativo ainda...

Mas gostei de umas lições que aprendi com o filme:

O importante é fazer as outras pessoas felizes.
    Apreciem a vida.
    Mudem a vossa forma de ver o mundo.
    A realidade é subjetiva – tudo depende da forma como a vemos.
    O objetivo das pessoas deveria ser a felicidade (e não carros, computadores, telemóveis, dinheiro, …)
    Sandro P.
    Sandro P.

Enviada em 8 de março de 2015
    Não o considero um filmaço, mas ele prende a atenção e ainda passa uma mensagem legal...
    Felipe T.
    Felipe T.

Enviada em 5 de janeiro de 2015
    Filme excelente. Dentre todos os filmes que já vi em minha vida, esse é um dos que mais marcou-me, é um daqueles filmes que nos prendem na frente da TV para, ansiosos, esperar o desfecho da história. Os detalhes concedidos sobre K-Pax fazem nossa imaginação ir para outro mundo e toda a trama envolvida no personagem torna tudo melhor ainda e emocionante.

Com certeza está no meu TOP 10 de todos os filmes já assistidos.