A trama da animação "A Caminho da Lua", filme dirigido por Glen Keane, envolve uma criatura mítica chamada Chang'e, que é a deusa e guardiã chinesa da lua. Na lenda que nos é contada na obra, para salvar o homem amado, Chang'e toma sozinha uma Poção da Imortalidade, o que faz com que ela passe a morar na lua. A mitologia que envolve Chang'e gira em torno da sensação de que o amor é eterno, e de que este sentimento não se acabará, mesmo diante do fim ou da separação dos corpos.
Fei Fei (dublada por Cathy Ang), a protagonista da animação, cresceu ouvindo a sua mãe (dublada por Ruthie Ann Miles) contar a história da lenda de Chang'e. Estes ensinamentos voltam à tona no início da adolescência de Fei Fei, quando o pai dela (dublado por John Cho), agora um homem viúvo, está na iminência de assumir um novo relacionamento. Com o objetivo de lutar pela memória de sua mãe e do amor que a filha acredita que une os pais, Fei Fei decide construir uma nave espacial para viajar pelo espaço, em busca da lua e de Chang'e.
"A Caminho da Lua" é uma animação clássica, que mescla a música à trama principal e que nos quer passar uma mensagem com uma lição de moral. A do roteiro escrito por Audrey Wells (com material adicional de Jennifer Yee McDevitt e Alice Wu) envolve a continuidade da vida e sobre como o amor se transforma, com o tempo. O que Fei Fei aprenderá, no decorrer da sua jornada, é que, na medida em que este sentimento se transforma, não significa que você está sendo infiel à memória daquele amor; e sim está só seguindo o curso natural da vida - afinal, ela precisa continuar, ela precisa seguir em frente pra que novas experiências venham à tona.