Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Adriano Côrtes Santos
740 seguidores
909 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 23 de dezembro de 2024
Uma jornada sensorial e emocional, de profunda humanidade e sensibilidade. "O Som do Silêncio" (Sound of Metal, 2019), dirigido por Darius Marder, segue Ruben (Riz Ahmed), um baterista de heavy metal que perde sua audição de forma abrupta. Ao lado da namorada Lou (Olivia Cooke), ele é internado em uma comunidade para surdos, onde busca entender sua nova realidade. A trama aborda temas de perda, identidade e aceitação, com Ruben enfrentando sua resistência à mudança, ao silêncio, aceitação e questionamento sobre o que realmente significa "ouvir" e "viver". A atuação de Ahmed é excepcional, e o design de som imersivo coloca o público na perspectiva auditiva do protagonista.
O Som do Silêncio é um filme para ser sentido, que provoca sensações inéditas no expectador, ao explorar a sensação do público ao contar a história de um baterista que de repente é atingido por uma surdez repentina. A montagem e a exploração do som provoca sensações inéditas, fazendo o público sentir o que é ficar surdo de repente, como é a sensação de voltar a ouvir através de um transplante, enfim é magnífico como o filme passa essas sensações, parece que está acontecendo conosco de tão realista que são as cenas e som. Além de também trazer a luta do indivíduo, onde nos ensina que é necessário aceitar a si mesmo, mas ao mesmo tempo não desistir de seus sonhos para encontrar o seu lugar no mundo. Eis a questão. Perfeito!!!
Um filme diferente! Com uma abordagem única, o filme transmite as dificuldades de se adaptar em um novo contexto e de aceitar a sua nova realidade apesar de tudo! Vale a pena!
Gostei muito desse filme. As atuações são muito boas, o trabalho de som é maravilhoso não é atoa que o filme ganhou Oscar nessa categoria. Também amei o roteiro, principalmente porque o filme felizmente fugiu de um determinado clichê que eu achava que ia cair no final. Não foi um filme que me prendeu o tempo todo, mas O Som do Silêncio certamente vai ficar marcado em mim!
O Filme conta a História de um Músico que Perde sua audição, e Não aceita sua condição. Um Filme Baseado no Drama, Venceu dois prêmios do Oscar, e foi tbm indicado na categoria de melhor filme, olha oque eu percebi é que para obter notoriedade no oscar, é preciso ter complexidade, uma boa dose de Drama, e muitas vezes Finais Toscos, finais que não dizem nada com nada, o Final desse filme é uma bobagem, decepcionante, enfim ainda sim achei um bom filme, vai na vibe de "Meu Pai", que tbm ganhou notoriedade pelo oscar nessa edição, creio que quem gosta de um gostará do outro. O Filme consegue nos colocar no Lugar do personagem, tendo algumas sensações, e noções de pessoas com deficiência auditiva. O Filme consegue ser bem realista em algumas coisas. aprovação de 80% na minha opinião.
Um filme intimista, sensível e tocante. O telespectador é colocado como participante nos acontecimentos, de maneira a sentir as sensações. Riz Ahmed atuou brilhantemente, trazendo toda a carga que o personagem precisava. É intenso e emocionante
A falta de um dos sentidos, em alguém que sempre os teve, é algo difícil de se lidar. A perda da audição em um músico é quase uma punição.
A coisa que mais chama a atenção é como a parte dos sons é tratada, algo que envolve quem assiste. É como se o público também estivesse passando por aquilo, e isso contribui com a conexão com o personagem e com a situação. O longa altera entre momentos de completo silêncio, sons costumeiros e sons após a cirurgia. A edição de som é fundamental para entender e apreciar o filme.
Após aprender a se comunicar através das libras, ele começa a se encaixar e aceitar sua nova condição. A cirurgia não ter dado certo só fez com que ele se desse conta de vez. A atuação do Riz Ahmed é completa e complexa, pois é mais difícil atuar sem falas. Ele tem que usar outras maneiras para se expressar e se comunicar e ao mesmo tempo criar uma conexão com o público.
Uma coisa muito importante apresentada no filme é que pessoas surdas e mudas são normais e fazem coisas comuns apesar de suas limitações. Elas se comunicam, sentem a música de outra forma, fazem piadas, entre outras coisas.
Todo filme necessita de um enredo para que pouco a pouco a história vá se construindo até chegar à parte chave de tudo. Em "O Som do Silêncio" podemos resumir em uma palavra todo o filme "Som", tudo é movido por ele e sem ele resta apenas o silêncio. Isso por que o longa conta o drama de Ruben Stone (Riz Ahmed) um baterista de uma banda de heavy metal que vê sua vida mudar totalmente quando percebe que está perdendo sua audição. Apartir desse ponto duas de suas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, vocalista de sua banda. Ruben então decide procurar ajuda num centro de reabilitação, onde trata pessoas com surdez, onde paulatinamente ele vai se acostumando com sua nova realidade, aprendendo até língua de sinais, mais não conformado, vê numa cirurgia a chance de voltar a ouvir. O filme inteiro nos mostra a aflição do protagonista no seu processo de adaptação, seus conflitos e suas atitudes diante da situação. Intenso, extremo e que nos cativa a todo instante. Muito bem dirigido e com um som fenômenal, merecedor do oscar. Tudo é Sensacional e com um final definitivo. Sem dúvida "o silêncio fala mais que mil palavras". Vale a pena ver. Obra-prima!!!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade