O filme tinha potencial, mas os escritores não souberam aproveitar. Ao invés de desenvolver os personagens, torná-los gostaveis e marcantes, e focar no sonho da protagonista... Eles fizeram algo clichê e genérico, criaram uma protagonista irritante, e enfiaram um romance completamente desnecessário que só atrapalhou o rumo do filme.
Tipo, a protagonista e o outro órfão foram criados juntos em um orfanato, desde bebês pelo que dá a entender. Eles não tem laços sanguíneos, porém, como foram criados juntos por toda sua vida, podem ser considerados irmãos... Mas pelo simples fato de serem do gênero oposto, fizeram um romance entre os dois. E não só um romance, mas um TRIÂNGULO AMOROSO com um riquinho loiro que só conversou com nossa protagonista duas, no máximo três vezes durante todo o filme.
E o fato de que as interações dos personagens não são nada naturais, mas forçadas e mal escritas, só é mais irritante ainda. Provas disso são como que a vilã simplesmente odiava a protagonista por existir, como o professor que deveria ser um profissional tinha uma discriminação contra a protagonista por ela não estar no mesmo nível que as outras garotas...
Como a protagonista negou um presente carinhoso dado de coração pela única pessoa que a amava, se recusou a ensaiar pra audição mais importante da sua vida simplesmente para poder sair com um garoto que ela sequer conhece, e então somos manipulados a sentir pena dela quando ela falha o salto que ela não treinou por escolha própria...
como os personagens tratam a protagonista da mesma forma cruel o filme inteiro, e no final repentinamente decidem que gostam dela...
E por aí vai. E outra coisa que me irritou foi como a faxineira disse pra uma garota que não sabia nada sobre balé fazer um salto, e então foi embora sem explicar nada. É a mesma coisa que dar um lápis pra uma criança analfabeta e dizer "escreve".
A animação é bonita, mas o filme é muito mal escrito. A única coisa que senti enquanto assistia é raiva, pois é um filme com animação boa, que tinha potencial, e foi completamente estragado por clichês.
eu não diria que não recomendo, mas... é melhor assistir outra coisa. Apenas recomendo se realmente não tiver nada melhor pra ver.