Minha conta
    Leviatã
    Média
    4,1
    143 notas
    Você assistiu Leviatã ?

    15 Críticas do usuário

    5
    6 críticas
    4
    5 críticas
    3
    3 críticas
    2
    1 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Maria Cristina S.
    Maria Cristina S.

    2 seguidores 1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 2 de junho de 2016
    Dramático, denso. Melhor roteiro do festival de Cannes de 2014. Numa sexta feira à noite, com um bom vinho.
    Waldomiro J.
    Waldomiro J.

    4 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 12 de abril de 2016
    Achei impressionante o inicio deste filme russo, embora ao longo do desenvolvimento da trama perca um pouco deste impacto inicial.De qualquer maneira gostei e recomendo, afinal a dinâmica do cinema russo é bem diferente do que estamos acostumados a ver.
    Eduardo D
    Eduardo D

    26 seguidores 62 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 27 de março de 2016
    O filme paisagístico seco, frio e pouco acolhedor é um autorretrato da narrativa de corrupção, traição que abrangem uma família já distante de sua relação afetiva. Presente em alguns momentos, a estrutura óssea nos remete à idéia da força e perseverança que se perdeu em meio a uma terra hostil.

    Contado num ritmo lento, o espectador sempre está no aguardo da reviravolta na história mas que não ocorre. Tornando - se assim um retrato caricato de uma sociedade russa injusta.
    Mariela B.
    Mariela B.

    4 seguidores 31 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 12 de fevereiro de 2016
    Filme denso... Não é um filme pra te deixar mais leve! Transborda os piores lados da realidade humana. Termina e a gente fica refletido: quantos leviatãs espalhados por aí!!! O que a ganância e o poder faz?! Melhor, o que o homem é capaz de fazer com a ganância e poder?!
    Ramiro Almeida L.
    Ramiro Almeida L.

    1 crítica Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 27 de abril de 2023
    Excelente filme. A realidade russa, com sua atroz corrupção, parece a nossa. A ironia é a desonestidade de um dos personagens. Reforça a semelhança com a gente.
    Paulo P.
    Paulo P.

    2 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 13 de abril de 2016
    Aqui uma vida ordinária, habitualmente fora dos holofotes, desertada pela arbitráriadade do judiciário em aliança com a política perversa e sob a chancela da igreja, da ignorância e do silêncio das pessoas. O filme revela a trágica ruína de um cidadão submetido não simplesmente a um estado de excessão, mas diante de um poder cotidianamente tirano. Um filme russo essencial para os tempos do Brasil.
    Jean N.
    Jean N.

    7 seguidores 3 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 18 de abril de 2015
    Leviatã, o filme, é uma obra prima. É um retrato fiel do que ocorre no Rio de Janeiro e na maioria das cidades (e estados ) do Brasil. Um Prefeito corrupto que conta com a conivência
    e suporte de todo o aparato estatal.
    Lucas Augusto Campos
    Lucas Augusto Campos

    4 seguidores 38 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 3 de abril de 2015
    Mesmo que inexistente, o único defeito de Leviatã provavelmente seria sua lentidão. Mas como esta história, que progride suntuosamente ao ser contada por Zvyagintsev, consegue ser bem maior do que os próprios objetivos impostos pela suposta lentidão que embaraçou meus sentidos, é claro, e que igualmente desfrui de alguns elementos bem montados, este pequeno "problema" foi ficando invisível ao passar do longo tempo da exibição do longa.

    Leviatã é bem simplista. Deixa tudo bem resumido e descomplicado para a fácil compreensão do público, algo que dificilmente vem ser interrompido, mas que com uma magnitude, torna-se eficiente para a história. Sinceramente, há momentos no filme que me deixaram confuso, mas foi bem passageiro. Em algumas partes, o filme é bem infiel á sua intenção, mas garanto que isso possivelmente não causará nenhum transtorno. De fato, o importante aqui não é nem mesmo a compreensão, pois se fosse, o diretor com certeza usaria mais técnicas para aperfeiçoar a película. O importante aqui é a analise delicada dos conflitos morais que surgem com uma força impiedosa, e que também lideram nossa atenção. É recomendável também não criar muitas falsas expectativas quanto à história, pois ela intencionalmente engana, e também não aguardar sentimentalismo. Só para destruir esse clima de previsões errôneas sobre o filme: seu final não é lá feliz. Mas é bem particular do longa: a transformação. Sem esse "jogo", acredito que Leviatã não faria nenhum sentido. Ou até mesmo sem a desconstrutora tragédia da qual os personagens participam.

    Andrey Zvyagintsev revela um dos melhores filmes do cinema russo atual, que recentemente, atravessou uma fase bem complicada. Zvyagintsev também revela seus truques para a simplicidade desta obra: o abuso de diálogos no roteiro, de sua co-autoria; a pouca movimentação da câmera nas cenas; paradoxos nas tramas, algo que embora pareça clichê, aqui soa positivamente inovativo. É claro, tudo isso com a ajuda (também destacando) da fotografia maravilhosa. Leviatã não é tão imensamente colorido, mas há uma combinação perfeita das cores, algo que realça mais sua estrutura dramática intensa. É algo tão natural, que acaba por conquistar nossos olhos, que majestosamente dá uma beleza ao filme.

    Leviatã tem um elenco pequeno, mas talentoso. Algo que me atraiu profundamente, principalmente por serem atores desconhecidos das telonas. Bem, mesmo que esteja elogiando potencialmente Leviatã, isso não precisamente signifique que compartilhei sua vitória (apesar de merecida) no Globo de Ouro em Melhor Filme Estrangeiro contra Ida (meu favorito). Falando da corrida do Oscar, Leviatã pode ser considerado um vencedor, mas ainda que tardia, a vitória de Ida continua sendo minha previsão, por mais que arriscada. Mas é um trabalho glorioso, e que, vencendo ou não, é merecedor. Andrey mostra seu controle sob a película, que para nós, parece tão incerta, mas que ao seu evoluir, se concretiza de uma forma inquestionável. Inevitavelmente inesquecível, Leviatã é uma obra-prima de primeira, e certamente recomendável aos apreciadores de um cinema mais refinado.
    Hugo A.
    Hugo A.

    23 seguidores 5 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 29 de março de 2015
    Bela crítica à Rússia moderna: roteiro, direção e atuações impecáveis, mas um certo pessimismo político -- ainda que necessário, em certa medida à composição geral da trama -- acaba por limitar o seu potencial dramático.
    Rosane T.
    Rosane T.

    25 seguidores 1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 8 de março de 2015
    Desesperadoramente pessimista. Um recorte significativo da sociedade e das mazelas políticas que assolam a Rússia hoje.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top