Bem, bem, bem...
Como um filme definido para reiniciar a franquia, The Grudge parece plano e oportunista, tentando se prender aos outros filmes como um parasita. Nada parece novo e bem pensado; este filme apenas explora o universo da franquia.
Claro que começamos, **mais uma vez**, na casa dos Saeki. Eles não podem simplesmente parar com isso? Ou pelo menos dar-lhe um propósito.
Seguimos a detetive Muldoon em sua busca para entender o que diabos está acontecendo. Ela sabe que está metida em alguma merda assustadora, mas está pensando em assassinato em primeiro grau em vez de grau de fantasma.
O enredo vai e volta, conectando pontos à medida que avançamos. A atmosfera é perturbadora e o design é bom. A história em si poderia se transformar em algo ótimo, mas parece explorada. Muldoon não está fazendo muito trabalho de detetive: ela está principalmente lendo relatórios e estamos vendo as histórias reais por trás desses relatórios. Quando ela está trabalhando, é essencialmente uma única entrevista com outro detetive que termina horrivelmente. No geral, estamos apenas vendo as pessoas morrerem, o que achei chato: por que eu me importaria com a trama de alguém que sei que já está morto?
Os efeitos gráficos são terríveis. Eles se sentem no início dos anos 2000 e de um filme B - embora The Grudge (2020) seja de baixo orçamento. Os fantasmas estão tão fora de sintonia com o mundo real que parecem copiados e colados de um VHS de terror para o mundo real do filme. Eles parecem caricaturais ou de papelão.
Os fantasmas, por algum motivo estúpido, sentem necessidade de gritar toda vez que aparecem. Não espere a estranheza do primeiro filme de Rancor, onde Kayako e Toshio se aproximavam de suas vítimas, diminuindo a sanidade de suas vítimas pouco a pouco. Agora, os fantasmas gostam de assustar seus alvos e matá-los o mais rápido possível; eles também gostam de possuir ou influenciar muito mais suas vítimas. Os fantasmas parecem cópias ruins das criaturas que vemos em The Conjuring.
O final é, novamente, outra façanha. Eu sinto que a franquia ainda não encontrou uma boa maneira de acabar com a maldição, o que os leva a criar um final falso o tempo todo. Queimar a casa? Exorcizar o espírito líder? Aparentemente, nada disso funcionou ou todos fizeram errado. O fato é que, agora, estamos apenas observando para ver como eles podem acabar com essa terrível maldição, mas os produtores ainda não terminaram de ordenhar a vaca.