Nada pode prepará-lo para o fim!!!
JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA - O FINAL (The Hunger Games: Mockingjay – Part 2
A franquia JOGOS VORAZES foi estreada em 2012, baseado na obra original de Suzanne Collins. Na época, o primeiro longa foi vendido como nova febre-adolescente mundial (visto que estávamos nos finais de franquias como Harry Potter e Crepúsculo). Nunca fui fã (porém, não tenho nada contra) dessas franquias mais adolescente, mas JOGOS VORAZES me chamou muita a atenção, até por contar com a protagonista Jennifer Lawrence, no caso, minha atriz preferida.
A franquia como um todo, é muito boa, muito bem adaptada. Apesar de não ter lido os livros, eu consegui gostar de toda história, conseguiu me cativar e me prender em filme por filme. A franquia é composta por um núcleo mais adolescente, e como toda franquia para jovens, não podia faltar o romance entre os protagonistas, no caso, um triângulo amoroso. Porém, o longa me pegou justamente no roteiro, em não focar no romance, mas sim, em questões muito mais plausíveis como um governo totalitário, opressor, ditador, onde toda população deveria seguir suas regras. A questão da protagonista viver uma indecisão romântica por duas pessoas, em nenhum momento veio a se tornar prioritário dentro da trama, muito pelo contrário, ela se propunha em objetivos muito mais humanos e racionais, como proteger sua família e livrá-los das garras da capital.
JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA - O FINAL como o próprio titulo diz, é o capítulo final dessa belíssima e acertada franquia. O longa dirigido por Francis Lawrence (desde o segundo) abrange a finalmente guerra entre os distritos e a capital, iniciada ao final dos primeiros jogos, quando Katniss Everdeen desafiou o governo ao tentar se matar junto com Peeta Mellark, e, ao final dos segundos jogos, quando a própria Katniss disparou uma flecha contra o sistema de isolamento, acabando de uma vez por todas com os tão temidos JOGOS VORAZES.
O capítulo final já começa exatamente do final da Esperança - Parte 1, mostrando uma Katniss toda machucada no pescoço e com dificuldades de voz, vividas pelos ataques de Peeta. O longa trabalha todo percusso do embate entre a população de Panem contra a capital e a trajetória de Katniss e companhia até a invasão aos domínios do Presidente Snow. Nesse quesito o diretor Francis Lawrence foi muito hábil e soube trabalhar bem o terreno para o confronto final. A narrativa ficou muito boa, juntamente com os vastos diálogos vividos entre os personagens em cenas. Os roteiros assinados por Danny Strong e Peter Craig ficaram bem funcionais. Junto com Francis, eles trabalharam muito bem as ótimas cenas de ação vividas por Katniss e toda sua equipe, como os ataques das criaturas denominadas por ´´bestantes``, e a fuga do óleo preto (duas belas cenas).
Destaco também, as cenas dos confrontos finais com um pano de fundo de guerra e destruição, a película ficou muito boa, retratando toda dor e sofrimento por parte de toda população a beira da extinção. As perdas que acontecem ao decorrer da história, por mais previsíveis que seja, nos faz se sentir mal, a medida que já criamos empatia pelos personagens. Aquela fotografia morta e densa presente no longa anterior, também está inserida com perfeição. A trilha sonora de James Newton Howard (que já se tornou uma marca registrada da franquia) está novamente magistral. Muito bem encaixada na trama, a trilha sonora funciona nos momentos de maior destaque, sendo bem dosadas e bem inseridas para o delírio dos fãs (destaque para a belíssima canção-tema de Jogos Vorazes......jamais esquecerei essa música).
Jennifer Lawrence é sem dúvidas o maior nome de toda a franquia, desde o primeiro, ela vem demostrando cada vez mais segurança, competência e dramaticidade na pele da guerreira Katniss Everdeen. O Capítulo Final nos apresenta uma Katniss mais humanizada e sofrível, à medida que os acontecimentos vão ocorrendo, nos deparamos com um atuação incrível, com uma bela entrega ao personagem. Destaque para a cena que ela está sendo confrontada no distrito 2, colocando pra fora toda sua raiva e agonia. A cena que Katniss e Gale caminham rumo aos domínios do Presidente Snow, quando ela é confrontada pela pequena criança aos prantos sobre o corpo da mãe. A cena de explosão de fortes emoções de Katniss ao se deparar com o lindo gatinho de Prim...enfim!!! Entre outras várias belas cenas. Jennifer nos passava emoção no olhar triste e sofrido, ao mesmo tempo que o silêncio falava mais alto que a dor. Apesar de já ter ganhado indicações ao Oscar por filmes como Inverno da Alma (2010), Trapaça (2013), Joy: O Nome do Sucesso (2015) e até mesmo já ter ganhado o Oscar pelo O Lado Bom da Vida (2012), JOGOS VORAZES foi um marco na bela carreira de Jennifer Lawrence, que será lembrado para sempre - com um belo final!!! Obrigado por fazer parte dessa bela franquia e ter nos presenteado com sua bela atuação.
Josh Hutcherson tem sua melhor apresentação como Peeta Mellark. Ele viveu um personagem complexado, intrigado, enigmático, que passou por uma lavagem cerebral quando esteve refém do Presidente Snow. Muito boa sua atuação, conseguiu elevar muito bem seu personagem dentro da trama. Liam Hemsworth esteve melhor em sua atuação como Gale Hawthorne, vivendo um personagem que se dividia entre a atenção de Katniss e o desejo de vingança contra a capital. Woody Harrelson consegue agregar ainda mais com seu personagem Haymitch Abernathy. Elizabeth Banks tem pequenas aparições como a sempre (ou talvez não mais) extravagante Effie Trinket, sua cena final ficou muito boa.
Philip Seymour Hoffman tem sua última aparição em um longa-metragem, com algumas cenas já gravadas e aproveitas após seu falecimento. Ele esteve muito bem convivendo no covil de cobras em meio a política (saudades eternas). Willow Shields que sempre viveu a doce Primrose Everdeen está em sua melhor apresentação, com impactantes desfechos finais. Mahershala Ali volta a viver o capitão-chefe de segurança do distrito 13, Boggs, agora com um espaço maior em cena ele comanda bem a operação, e assim como Willow, também conta com impactantes desfechos finais. Julianne Moore que viveu a Presidenta Alma Coin do distrito 13 está melhor, nos mostrando um lado que não conhecíamos, e o caminho que ela decidiu seguir nos proporcionou um gostoso (eu diria prazeroso) final. Assim como o sempre temido, sádico e audacioso Presidente Snow, que com um simples sorriso nos mostrava seu lado mais letal. Ótima atuação do grande ator Donald Sutherland!!!
Infelizmente (para minha tristeza), chegamos ao final dessa grande e amada franquia, que soube se reinventar e entregar uma ótima adaptação. Mas fico muito feliz no que a franquia me proporcionou, com momentos de felicidades e entretenimento, e JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA - O FINAL nos entregou ´´SIM`` um belo desfecho final.
Até posso não considerar o longa como uma obra-prima, mas por todo trabalho, toda adaptação, toda motivação e entrega de filme por filme com ótimas atuações e desfechos: Eu faço justiça pelo conjunto da obra e dou minhas 5 estrelas!!!