Amistad
    Você assistiu Amistad ?

gutha
    gutha

Enviada em 22 de janeiro de 2023
    Amei, além de ter sido baseado em fatos reais e nos situa também na história política, também foi muuuuuito vem escrito e dirigido. Spielberg não decepciona!!! é forte, mas aconteceu isso! bom pra sabermos que nem sempre a voz do povo é a voz de Deus, tremenda barbárie assistida pela maioria como se fosse algo aceitável!

Enviada em 25 de maio de 2022
    Steven Spielberg tem aqui um dos seus filmes mais subestimados da sua inda carreira, critica e público não reconhece essa como um grande, mas aqui temos um filme com uma visão social e cultural incrível e um roteiro ótimo. Grande filme.
    Fabrizio Roger Vigni
    Fabrizio Roger Vigni

Enviada em 20 de maio de 2020
    À primeira vista o título poderia fazer pensar em algum filme espanhol sobre amizade, mas "Amistad" é o nome de um navio que navegava sob a bandeira da Espanha e era usado para o tráfico de escravos na primeira metade do século 19. Em 1839, 53 africanos rebelaram-se tomando o controle do navio e matando a tripulação inteira menos os navegadores Ruiz e Montez, para que esses pudessem pilotar o navio e levá-los de volta para Africa.
    O Amistad acabou atracando nas costas dos Estados Unidos e esse fato levantou uma briga internacional entre a Espanha, os Estados Unidos e os dois navegadores, cada uma das partes reivindicando a posse do navio e dos escravos. O processo envolveu também alguns advogados que lutaram para que os escravos não fossem tratados como mercadoria mas sim libertos e considerados cidadãos livres.
    Steven Spielberg realiza em 1997 um filme histórico que ficou entre os menos conhecidos da cinematografia dele. Com um orçamento de 40 milhões de dólares, o filme não foi um campeão de bilheteria e em geral foi ignorado por público e crítica, tanto que chegou até os nossos dias de forma bastante anônima.
    Mas a reconstrução do evento mencionado acima é grandiosa, mesmo com algumas imprecisões históricas e alguns artifícios para tornar o conto mais cenográfico (afinal, é de cinema que estamos falando).
    O filme consegue retratar de forma crua o horror da captura dos africanos por parte das tribos inimigas, as torturas e os abusos sofridos à bordo do navio, as condições deploráveis em que eram forçados a viver e o assassinato de dezenas deles (eram jogados no mar) quando os mantimentos à bordo começavam a ficar escassos.
    Spielberg realiza um ótimo trabalho também na caracterização dos bons: um jovem Matthew McConaughey é Baldwin, o advogado que aceita defender a causa dos escravos, Morgan Freeman é Theodore Joadson, outro defensor da causa e um Anthony Hopkins em esplêndida forma faz o papel do ex-presidente chamado para advogar na última instância na Suprema Corte.
    Mas quem realmente rouba a cena é Djimon Hounsou no papel do escravo Cinque, que consegue transmitir muito bem o drama da própria condição ao espectador em um show de interpretação. O roteiro, a fotografia, a preparação das cenas e o figurino são impecáveis.
    Apesar de "Amistad" ter recebido 4 indicações ao Oscar, não levou nenhuma estatueta, no ano em que "Titanic" foi o grande vencedor.
    Exemplo de grande cinema, esse é um filme que deveria ser mais conhecido e que tem tudo para tornar-se um futuro clássico.
    Silas
    Silas

Enviada em 19 de abril de 2020
    Falar o quê dessa obra?
    Simplesmente belíssimo em todos os sentidos.
    Direção, fotografia, ambientaçao, interpretações, tudo perfeito.
    Wedson d.
    Wedson d.

Enviada em 21 de abril de 2017
    Filmes de julgamentos e tribunais raramente decepcionam... e esse então, é mais um documento histórico​ que um filme.
    Vilmar O.
    Vilmar O.

Enviada em 29 de janeiro de 2016
    Filmaço baseado em fatos históricos da economia escravocrata sulista dos EUA no século XIX. Um dificuldade imensa em romper como o antigo, ou seja, largar o conhecido para se arriscar no desconhecido, o qual seria uma economia não mais baseada no trabalho escravo.

A disputa política e jurídica, grande base do filme, também é algo memorável.

Não deixem de assistir.
    Sandro P.
    Sandro P.

Enviada em 8 de julho de 2015
    Geralmente filmes que abordam o tema "racismo" são bons, esse não foi diferente.
    Lucas S.
    Lucas S.

Enviada em 17 de maio de 2015
    O que dizer sobre esse filme, simplesmente sensacional. Steven Spielberg é o cara.
    O Enredo, as interpretações, as oratórias jurídicas, simplesmente perfeito.
    Rodrigo S.
    Rodrigo S.

Enviada em 5 de maio de 2015
    Não tenho muito a comentar simplesmente MAGNIFICO!!!!
    Mellyssa B.
    Mellyssa B.

Enviada em 29 de maio de 2014
    Ótimo para retratar o que foi o trafico negreiro. Sem palavras para descrever o q ocorreu com a tribo de Cinque, com a mulher q se jogou ao mar com o filho. Eu chorei na parte em q seus amigos estão sendo chicoteados e espirra sangue nele, e também na parte q outros são jogados ao mar, eu senti muita dor no coração eu imaginei eles como irmãos para sentir a dor de Cinque. Duas palavras para descrever MAGNIFICO, EXCELENTE