Vôo United 93, Filme dirigido por Paul Greengrass que concorreu ao Oscar 2007 de Melhor diretor perdendo para Martin Scorcese.
O filme é baseado na história verídica e já mundialmente conhecida dos atentados aos EUA em 11 de setembro de 2011. Dois aviões se chocaram contra o World Trade Center em NY, enquanto outro avião acertou em cheio uma parte do Pentágono... um quarto avião estava rumando para outro ponto dos EUA, porém o mesmo foi derrubado antes de chegar ao seu destino, e é essa a história contada no filme.
O Vôo 93 da United Airlines decolou com quatro mulçulmanos á bordo que tinham a missão de acertar algum ponto importante dos EUA, eles tomam controle do vôo no meio da viagem, conforme o avião é tomado, os passageiros começam a contatar seus familiares escondidos e ficam sabendo que o WTC foi atingido por dois aviões e mais um atingiu o pentágono, ou seja, é uma ataque terrorista em conjunto ao solo norte americano. Os mesmos chegam á conclusão que o avião deles não foi sequestrado e que na verdade é um ataque suicida, então decidem tomar uma atitude, uma vez que se não fizerem nada, morrerão da mesma forma.
Antes de falar do falar do filme, essas pessoas são verdadeiros heróis, pois resolveram tomar uma atitude contra seus sequestradores, uma vez que se o objetivo deles fosse realizado ocorreria mais mortes, e outro golpe duro seria dado no povo norte americano. Sabendo que são suas últimas horas e tendo a coragem de se despedir de seus entes, ainda firmes e fortes o suficientes para tomarem a decisão de impedir que os mulçulmanos realizem seu objetivo é nada mais que uma atitude de verdadeiros heróis, seres humanos que precisam ser lembrados para o resto da história humana.
Em se tratando do filme, Greengrass fez um excelente trabalho, nos entregando um filme que nos envolve e nos prende a atenção (apesar do começo um pouco parado). Greengrass preferiu não ter nenhum protagonista no filme e focou na luta entre os passageiros e seus sequestradores, o enredo é bem coeso, as partes que se passam no controle de tráfego aéreo e nas forças armadas americanas são muito bem dirigidas e construídas, atuações bem consistentes dos atores, e alguns ali eram pessoas reais e não atores, pessoas que trabalharam naquele dia e estavam ali para completar o elenco do filme. É incrível você assistindo e perceber o quão despreparados estavam os EUA para um ataque desta magnitude, os envolvidos mais gritavam uns com os outros buscando soluções e respostas do que realmente traçando planos convincentes e certeiros para resolverem aquela situação tenebrosa, tudo isso graças á PÉSSIMA E HORRÍVEL administração do atual presidente George W. Bush filho.
Acho que ficou faltando algo a mais no filme, ele vai direto ao ponto e ficou faltando nos envolvermos mais com alguns dos passageiros do vôo, não nos afeiçoamos a nenhum, apenas nos solidarizamos com o fato real que aconteceu e que presenciamos em filme, este é o único ponto fraco do filme.
Acredito que Greengrass recebeu a nomeação no Oscar mais pelo fato do filme ter um apelo patriótico pelo que aconteceu de tão horrível naquele 11/9, por mais que tenha ganho o BAFTA nesta categoria, achei a nomeação um tanto quanto exagerada, Greengrass faz simplesmente sua obrigação, nos entregar um ótimo filme de um tema tão triste e tão procurado pelas pessoas do mundo todo, não vi nada demais em sua direção, só uma competência justificada.
Já o prêmio de melhor edição no BAFTA e a indicação no Oscar para a mesma categoria foi acertada, o filme é soberbamente bem editado, e se não fosse o filme de Scorcese (Os Infiltrados), que levou o prêmio, poderia facilmente ter levado o Oscar para casa.
Vale o destaque para Khalid Abdalla que fez um dos sequestradores do avião, o mesmo é o protagonista de 'O Caçador de Pipas', um ótimo ator, que faz um trabalho muito competente no filme, uma veia artística sem igual. Omar Berdouni também chamou minha atenção no filme, tem uma atuação bem ofegante, impactante, você a ameaça em seus trejeitos.