Ao todo, esse artista veterano, que nos deixou recentemente, participou de 59 novelas diferentes...
Você já parou para pensar quem é o ator que mais fez novelas no Brasil? Em um país onde a teledramaturgia é um verdadeiro fenômeno cultural, muitos artistas veteranos deram início às suas trajetórias ainda na era pioneira da TV, lá na década de 1960.
O recordista de novelas, que acumulou impressionantes 59 novelas em seu currículo, pode ser visto atualmente na reprise de Alma Gêmea. Infelizmente, ele nos deixou em outubro deste ano, mas seu legado na televisão brasileira é eterno. Algum palpite?
Conheça o ator que mais fez novelas no Brasil
Se você pensou no saudoso Emiliano Queiroz, acertou em cheio! O Tio Nardo (Bernardo) de Alma Gêmea fez três novelas na TV Paulista (atual TV Globo São Paulo) e outras 56 na TV Globo, incluindo a versão censurada de Roque Santeiro (1975) e 13 participações especiais. Isso sem contar suas contribuições em minisséries, séries, humorísticos e programas infantis.
Nem Glória Pires, nem Ana Rosa: A atriz que mais fez novelas no Brasil é outra artista querida pelo públicoNascido em 1936, na cidade de Aracati, no Ceará, Emiliano começou no teatro aos 14 anos e, aos 17, mudou-se para São Paulo determinado a construir sua carreira como ator. Sua estreia na teledramaturgia aconteceu aos 28 anos na novela Eu Amo Esse Homem (1964), da TV Paulista.
No ano seguinte, integrou o elenco de Ilusões Perdidas, a primeira telenovela produzida pela TV Globo. A partir daí, ele foi participando de uma novela atrás da outra, consolidando-o como um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira.
Entre seus inúmeros papéis, um dos mais marcantes para o público foi o inesquecível Dirceu Borboleta, de O Bem-Amado. Emiliano deu vida ao personagem tanto na novela de 1973 quanto na série derivada, exibida entre 1980 e 1984.
O ator também integrou o elenco de diversas outras tramas de sucesso, como Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972), Pecado Capital (1975), Pai Herói (1979), Começar de Novo (2004) e Meu Pedacinho de Chão (2014). Sua última aparição em novelas foi uma participação especial em Além da Ilusão, de 2022.
"Uma das piores experiências da minha vida": Após 20 anos, Globo retorna com novela problemática que quase ninguém gostou – nem mesmo o autor!Emiliano Queiroz faleceu no dia 4 de outubro de 2024, aos 88 anos, devido a complicações decorrentes de uma parada cardíaca.
Quantas novelas Tony Ramos fez?
A verdade é que Tony Ramos não está muito atrás de Emiliano Queiroz. Até o momento, ele participou de 55 novelas, incluindo 8 participações especiais (em três delas, interpretando a si mesmo). Foram 17 tramas na extinta TV Tupi e 38 na TV Globo, onde estreou na novela Espelho Mágico, de Lauro César Muniz, em 1977.
Um fato curioso é que, desde sua chegada à "plim-plim", Tony nunca mais saiu do ar, seja em produções inéditas, participações ou reprises.
Vale destacar que, em 2025, o veterano assumirá um novo desafio:participar do júri do Masked Singer Brasil, algo inédito em sua carreira. Em entrevista ao F5, da Folha de S.Paulo, Tony revelou o motivo que o levou a aceitar a proposta:
"Quando você está numa fase de um novo contrato longo, como é o meu novo, e vem alguém, me apresenta como vai ser tudo, com a temática de 60 anos da empresa, com temática de novela. Eu falei: 'poxa, nada mais certo do que fazer um projeto como esse'", disse.
E Tarcísio Meira, participou de quantas novelas?
Embora Tarcísio Meira, falecido em agosto de 2021, tenha participado de 36 novelas na TV Globo – duas a menos que Tony Ramos –, sua experiência fora da emissora de Roberto Marinho foi mais limitada em comparação com a de seu colega de profissão.
Tarcísio atuou em quatro novelas na TV Tupi e em outras oito na antiga TV Excelsior, totalizando 48 novelas em sua carreira. Ainda assim, é um número impressionante, não acha?
Com outros grandes números de novelas no currículo, estão: Elias Gleizer (52 novelas); Mauro Mendonça (51 novelas); Francisco Cuoco (50 novelas); Lima Duarte (50 novelas); Milton Gonçalves (47 novelas); Ary Fontoura (46 novelas); Osmar Prado (41 novelas); Stênio Garcia (41 novelas); e Reginaldo Faria (39 novelas).