Ter problemas com Mark Harmon não era tão simples quanto demiti-lo, então quem saiu da série foi ele.
Frequentemente, lembra-se da saída de Pauley Perrette como a mais polêmica de NCIS, mas a longeva série procedimental americana viveu importantes momentos de tensão muito antes. Especialmente em relação ao criador da série Donald P. Bellisario, que acabou saindo abruptamente da série após o final da 4ª temporada em 2007 porque a situação no set de filmagem era absolutamente insustentável.
Aparentemente, a carga de trabalho era brutal e a equipe estava completamente saturada com as longas jornadas de trabalho e a falta de organização que permitisse um ritmo mais adequado à vida fora do set.
As tensões entre o criador da série e o elenco, de fato, não são nenhum segredo. Embora finalmente tenha sido a explosão de Mark Harmon que acabou provocando a saída, outra das atrizes que viveu uma experiência desagradável com as exigências de Bellisario foi Sasha Alexander, que decidiu compartilhar suas queixas sobre a carga de trabalho e acabou demitida de forma fulminante. "Ele disse: 'Bem, e se a matarmos?'. Todo mundo disse: 'O quê?'. E ele se aproximou dela e disse: 'Boas notícias: sua carga de trabalho será mais leve, mas você vai morrer'. Foram os últimos minutos da temporada: o tiro na cabeça", lembra Charles Floyd Johnson, produtor executivo, em uma entrevista sobre a história de NCIS para um extenso artigo da The Hollywood Reporter publicado em 2023 no qual o próprio Bellisario também participava.
"Eu queria fazer algo impactante, então foi isso que fiz, e as pessoas não esperavam de forma alguma. Veio do nada", lembrava Bellisario sobre o ocorrido.
O problema com Bellisario, segundo lembram seus colegas, era sua absoluta exigência com tudo. Também com os roteiristas: "Ele era criativo e maravilhoso, mas era um capataz duro", lembraria Johnson. "Eu me dei bem com ele, graças a Deus, ou não acho que teria durado tanto. Mas a realidade era que se ele não gostasse de um roteiro no dia em que estávamos nos preparando para começar a filmar, ele simplesmente o destruía e começava tudo de novo. [...] Sua sensação era que se não é um bom roteiro, você não pode filmá-lo. Mas, em última análise, isso causou problemas com o elenco e com Harmon".
Com Mark Harmon, estrela indiscutível da série, não era tão fácil quanto demiti-lo, mas sim o contrário: em última instância, acabou causando a saída do criador. No entanto, Bellisario, 16 anos depois, demonstrou em sua entrevista com The Hollywood Reporter por ocasião do 20º aniversário que ainda pensava que se estava fora da série era porque ele assim decidiu:
Já era hora de seguir em frente e fazer outra coisa. Já tinha feito o suficiente no programa, então me afastei. Foi minha decisão.
No entanto, a realidade é que a emissora o convidou a sair. Segundo Johnson, Harmon nunca pediu que o demitissem, mas liderou seus colegas quando as coisas ficaram complicadas demais e já eram insustentáveis para todos: "Quando chegamos ao quarto ano, Harmon sentiu que era difícil demais. Ele nunca disse a ninguém: 'Se livre do Don'. Ele simplesmente disse: 'É muito difícil trabalhar dessa maneira'. Finalmente, a emissora foi até Bellisario e disse: 'Talvez você devesse trabalhar à distância e não se envolver tanto em termos da sua forma de trabalhar'. E Bellisario, no quinto ano, já não estava mais lá".
Com o passar do tempo, a polêmica ficou muito para trás. A emissora continuou contando com Bellisario para outras de suas séries e na equipe criativa não hesitam em afirmar que o admiram e respeitam, apesar de sua forma de trabalhar ter acabado sendo problemática.
No entanto, após o incidente, o showrunner acusou Harmon de ter provocado sua demissão: "Pedi a Mark [Harmon] que voltasse a gravar uma cena. Ele fez exatamente da mesma maneira que havia feito da primeira vez e nunca mais voltou a falar comigo. Gostaria que não tivesse terminado assim", disse ele ao Los Angeles Times.
Harmon, por sua vez, não quis entrar na polêmica, mas antes da demissão de Bellisario - ou de ele ter decidido sair - algumas informações contra ele vazaram para a imprensa: "Mark tem trabalhado todos os dias por 16 horas", contou uma fonte da série à TV Guide. "Don [Bellisario] tenta microgerenciar tudo. Os roteiros chegam por fax no último minuto e Mark está cansado de lidar com o impacto que isso produz em sua vida".
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!