Há 30 anos, esses dois faroestes duelaram e apenas um ficou de pé
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

O Tiroteio no O.K. Corral serviu de base para dois faroestes lançados com seis meses de intervalo. Descubra a história oculta da oposição entre Tombstone e Wyatt Earp.

Pôr do sol em uma rua deserta do Velho Oeste. Cara a cara, dois faroestes se opõem, e ambos têm como personagem principal um pistoleiro que virou homem da lei: Wyatt Earp, uma figura mítica do Oeste americano nos mesmos moldes de Buffalo Bill ou Billy The Kid. O primeiro se chama Tombstone - A Justiça Está Chegando e o segundo... Wyatt Earp. O problema? Eles são concorrentes!

Kevin tem uma revelação

Tudo começa com Tombstone, um projeto do diretor e roteirista Kevin Jarre com Kevin Costner no papel principal: o do pistoleiro Wyatt Earp. Mas, enquanto isso, Costner não queria mais contar a história do Tiroteio no O.K. Corral, mas sim a vida de Wyatt Earp, desde sua juventude até o fim.

Assim, ele abandonou o roteiro de Jarre e contratou Lawrence Kasdan para filmar Wyatt Earp, outro faroeste, mas com algumas partes em comum com Tombstone. Jarre não desistiu de seu filme e procurou outro astro para interpretar o famoso personagem: Kurt Russell.

Val Kilmer, Sam Elliott e Bill Paxton completaram o elenco e as filmagens começam sob a direção de Jarre, um roteirista inexperiente em direção, mas apoiado por Kurt Russell, o astro do filme. Porém, um mês depois, Jarre estava atrasado e um tanto sobrecarregado com a escala do projeto e teve que ser substituído. E o resto é Russell quem conta:

Precisávamos de um diretor fantasma. Eles queriam que eu tomasse as rédeas do filme. Eu disse: ‘farei isso, mas não quero que meu nome apareça’.

Faltava apenas encontrar alguém para atuar como indicado, e Russell, que acabara de fazer Tango & Cash - Os Vingadores com Sylvester Stallone, ligou para o amigo, que lhe recomendou George Pan Cosmatos:

“Liguei para Sly e disse que precisava de um cara. Sly fez a mesma coisa em Rambo 2, com George. Então eu disse a ele: ‘enquanto você estiver vivo, George, não direi nada’.”

Cosmatos, que morreu em 2005, acabou atuando como substituto de Kurt Russell e, assim, as filmagens puderam ser retomadas. Em seguida, foi-lhe dito que havia 20 páginas a mais, e Russell decidiu cortar algumas de suas cenas para não penalizar os outros atores.

Kevin Costner sabota Tombstone

Só que, nos bastidores, Costner ainda estava preparando seu Wyatt Earp, um afresco de mais de três horas e não quer que Tombstone lhe puxasse o tapete. Diz a lenda que Costner reservou todos os figurinos de faroeste disponíveis em Hollywood para seu filme, privando Tombstone deles.

É mais certo, como Russell declarou publicamente, que Costner usou seu poder na época (ele já era o todo-poderoso desde Dança com Lobos, O Guarda-Costas e Um Mundo Perfeito) para impedir que qualquer distribuidor lançasse Tombstone.

Russell então recorreu ao único distribuidor ainda disponível: Buena Vista Pictures (uma subsidiária da Disney). O estúdio aceita, mas não sabe bem como vendê-lo e o agenda para 25 de dezembro, ao lado de Dois Velhos Rabugentos e Filadélfia, com Tom Hanks. Com um orçamento de 25 milhões de dólares, o filme arrecadou 73,2 milhões e se tornou um sucesso.

Wyatt Earp, lançado seis meses depois, em 24 de junho de 1994, arrecadou 56 milhões para um orçamento explosivo de 63 milhões. Um fracasso total para Costner, que se voltou para um novo grande projeto: Waterworld - O Segredo das Águas.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados