Já se passaram 40 anos, mas Steven Spielberg ainda se arrepende de uma decisão em E.T. que definiu o tom do filme
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

O clássico de 1982 é um dos maiores sucessos do diretor de Tubarão e Jurassic Park.

É comum que os diretores façam várias versões de seus filmes mais conhecidos ao longo dos anos. É conhecido o caso de Ridley Scott com Blade Runner, para o qual existem até sete versões diferentes (a última, de 2007, é supostamente a definitiva), ou George Lucas com Star Wars, ao qual ele adicionou diferentes elementos anos após o lançamento (a última mudança ocorreu em 2019, com sua chegada ao Disney+ e a adição da famosa frase "Maclunkey!"). No entanto, você sabia que isso também aconteceu com Steven Spielberg?

Universal Pictures

Duelo entre alienígenas

Mais especificamente no filme E.T. - O Extraterrestre, que foi lançado em 1982 e permaneceu intocado por duas décadas, até 2002, quando foi lançada uma edição especial na qual o bom e velho Spielberg, em um mundo pós-11 de setembro, decidiu fazer uma mudança que ninguém entendeu: eliminar digitalmente as armas dos policiais e substituí-las por walkie talkies. Ele também melhorou algumas cenas do E.T. que não eram do seu agrado e acrescentou mais luzes à nave espacial, mas quando a mudança nas armas se tornou conhecida, tudo foi dito e feito.

E não foi só isso: ele também trocou a palavra "terrorista" por "hippie" e soube que havia cometido um erro quando South Park, o barômetro da crítica americana, começou a zombar de suas escolhas. Anos depois, o diretor percebeu que havia cometido um erro ao remover as armas, afirmando que "E.T. é um produto de seu tempo. Nenhum filme deve ser revisado com base em como vemos o mundo hoje".

Sua ideia era clara: ele não queria que os policiais abordassem as crianças com armas. É uma ideia nobre, bem Spielberg 2002, mas, como ele disse mais tarde, "eu nunca deveria ter mexido nos arquivos do meu próprio trabalho e não recomendo que ninguém o faça. Todos os nossos filmes são um sinal de quem éramos quando os fizemos e de como era o mundo". É sensato assumir seus erros, Steve, não se culpe.

E.T. - O Extraterrestre está disponível para streaming no Prime Video.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados