Nem Velozes & Furiosos 10, nem Desafio em Tóquio: O filme de menor bilheteria da franquia Velozes & Furiosos é um dos mais importantes
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

A décima primeira parte da franquia chegará ao fim em 2026.

A saga Velozes & Furiosos se estabeleceu como uma das franquias de ação mais bem-sucedidas e amadas da história do cinema. Com um total de dez filmes e um spin-off, arrecadou a impressionante quantia de 7,476 bilhões de dólares em todo o mundo. A mistura de corridas emocionantes, cenas de ação contundentes e uma narrativa que evoluiu ao longo dos anos chamou a atenção de milhões de fãs em todo o mundo.

Em 2026, a saga celebrará seu 25º aniversário, um evento que também encerrará a saga com o lançamento de Velozes e Furiosos 11, o último filme da família. Em meio a todo esse sucesso, você pode se surpreender ao saber que o filme mais mal avaliado da franquia é, na verdade, um dos mais importantes para seus astros.

Não se trata de Velozes & Furiosos 10, um filme com uma classificação de 56%. Tampouco é Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio, que tem uma classificação de apenas 37%. O filme com a classificação mais baixa da franquia é aquele que ajudou a estabelecer a base de toda a história da família: Velozes & Furiosos. Lançado há 23 anos, o primeiro filme tem uma desastrosa avaliação crítica de 28% e uma avaliação do público de 67% no Rotten Tomatoes.

Por ser o primeiro e o mais antigo, é lógico que ele tenha ficado para trás na classificação dos melhores filmes da franquia. Ainda assim, é surpreendente como a ideia que poderia ser a base para dez filmes e um spin-off tenha uma avaliação tão ruim atualmente. O consenso da crítica explica que “embora Velozes e Furiosos tenha a ação e as acrobacias necessárias, os cineastas não conseguiram apresentar uma história competente e personagens atraentes”.

O diretor do filme é Justin Lin, que já repetiu seu papel de chefe da franquia em outras quatro ocasiões. Lin também dirigiu Velozes & Furiosos 5: Operação Rio, que permanece em segundo lugar na lista com uma classificação de 78%. Em primeiro lugar, Velozes & Furiosos 7 lidera com gloriosos 81% da crítica e dos espectadores.

Você concorda com a classificação dos filmes da franquia?

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados