Minha conta
    Já viu? Uma obra-prima de ficção científica que, para muitos, é ainda melhor do que Matrix (e veio muito antes)
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Embora esta distopia tenha fracassado nas bilheterias, ela recebeu, com razão, muitas críticas positivas.

    A questão do que é real e do que não é tem uma longa tradição na ficção científica. Provavelmente, filmes como Matrix ou A Origem vêm à mente quando se pensa neste assunto. Mas ambos foram fortemente influenciados por Cidade das Sombras, que foi lançado um ano antes de Matrix.

    A ficção científica noir sombria de Alex Proyas pode ter fracassado nos cinemas na época, mas, com o passar dos anos, tornou-se um filme cult que todos os fãs do gênero deveriam conhecer.

    Cidade das Sombras
    Cidade das Sombras
    1h 35min
    Criador(es): Alex Proyas
    Com William Hurt, Richard O'Brien, Jennifer Connelly
    Usuários
    3,4

    Qual é a história de Cidade das Sombras?

    John Murdoch (Rufus Sewell) acorda na banheira de um quarto de hotel sem se lembrar quem é. Um telefonema de um certo Dr. Schreber (Kiefer Sutherland) o incita a deixar o hotel, pois um grupo de pessoas vestidas de preto, a quem Schreber se refere como os Estranhos, está atrás dele. Para piorar a situação, Murdoch também está sendo perseguido pela polícia, que acredita que ele seja um assassino em série.

    Durante sua fuga, o protagonista descobre coisas estranhas. A cidade vive em uma noite aparentemente eterna, os habitantes caem em um sono profundo em determinados momentos e Murdoch parece ter poderes telecinéticos. A única pista que ele consegue seguir é um lugar chamado Shell Beach, que todos na cidade parecem conhecer, mas ninguém sabe como chegar lá.

    New Line Cinema

    Em termos de estilo, Cidade das Sombras lembra os filmes expressionistas alemães, com fortes referências ao film noir. A distopia de uma cidade decadente, na qual um homem precisa resolver o mistério que envolve a cidade e sua própria identidade, combina perfeitamente com as imagens poderosas de um cenário em constante mudança.

    O enredo em si é conduzido por Murdoch, que está em busca de sua identidade. Essa busca está intimamente ligada aos eventos misteriosos que ocorrem na cidade. A questão de saber se ele é, de fato, um assassino em série é ofuscada pela própria cidade e pelos estranhos.

    A questão filosófica sobre o que torna uma pessoa humana, o que é identidade e qual é o papel das memórias estão sempre presentes, mas nunca vêm à tona. Em contraste com filmes como Matrix ou A Origem, nos quais há diálogos inteiros sobre essas questões, o foco de Cidade das Sombras permanece sempre no enredo e deixa para o público a tarefa de aprofundar essas questões.

    Cidade das Sombras pode ser alugado em plataformas como Prime Video, Google Play Filmes e TV, YouTube e Apple TV+.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top