Minha conta
    De Paul Atreides a Lisan al-Gaib, Duna: Parte 2 deu muitos nomes ao seu protagonista, mas todos eles têm seu significado
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Javier Bardem deixou claro que o melhor nome de todos é Lisan al-Gaib, mas vamos examinar todos eles.

    Duna: Parte 2 chegou e, em apenas alguns dias, já se estabeleceu como um dos melhores filmes de ficção científica da história. Denis Villeneuve fez uma adaptação arrebatadora do clássico de ficção científica de Frank Herbert, que conta com uma extensa história e explora a profecia de Lysan al-Gahib de Arrakis.

    Este artigo contém spoilers de Duna: Parte 2!

    "Diga-me, criança, quem é você e se seu nome é Usul?"

    Paul Atreides é o protagonista de Duna e tem um grande repertório de nomes em sua carteira de identidade. Herbert criou uma terminologia muito extensa para os diferentes nomes e títulos de Paul, pelos quais vários personagens se referem a ele ao longo da história. E, em particular, em Duna: Parte 2, ele é chamado de cinco maneiras diferentes.

    Kwisatz Haderach

    Já ouvimos esse nome no primeiro filme e ele é um dos conceitos mais importantes de Duna. Por gerações, as Bene Gesserit vêm planejando seu plano de reprodução cruzando diferentes indivíduos das Grandes Casas com a intenção de criar o Kwisatz Haderach, um homem com poderes sem precedentes.

    O Kwisatz Haderach seria capaz de acessar um tipo de conhecimento que está oculto para as Bene Gesserit, que têm apenas uma fração de seu poder. Durante séculos, eles estiveram se aproximando da criação desse indivíduo, mas Jessica distorceu seus planos quando decidiu gerar um filho em vez de uma filha.

    Se o plano tivesse seguido seu curso, a filha de Jessica e Leto Atreides teria se casado com Feyd-Rautha, sobrinho do Barão Harkonnen, unindo assim as duas casas e criando o Kwisatz Haderach.

    No entanto, Jessica deu à luz Paul e antecipou a chegada dos Kwisatz Haderach em uma geração. Mesmo assim, ainda é um debate em aberto se é de fato Paul ou se teremos que esperar um pouco mais pela sua chegada.

    Warner Bros.

    Mahdi

    Outro nome dado a Paulo também tem a ver com as Bene Gesserit: Mahdi. Essa é uma crença estabelecida pelo Missionário Protetor das Bene Gesserit para manipular a população local, embora tenha saído do controle e se tornado uma profecia profundamente enraizada entre os Fremen.

    A profecia Mahdi gira em torno de um forasteiro que um dia chegará para salvar Arrakis e os Fremen, o que significa algo como "aquele que nos levará ao paraíso". É por isso que muitos personagens começam a identificar Paul como o Mahdi... E mais porque ele pode ser um pouco confuso com seu nome Fremen.

    Muad'Dib

    Esse é o nome de guerreiro Fremen que Paul escolhe no filme (e no romance original) quando ele se torna oficialmente parte do Sietch Tabr e conquista o respeito dos outros guerreiros de Stilgar. Depois de aprender os costumes dos Fedaykin, os guerreiros de elite Fremen, e passar por uma série de testes, Stilgar proclama que Paul merece seu próprio nome Fremen.

    Warner Bros.

    E Paul decide que, a partir de então, ele será conhecido como Muad'dib. Esse é o nome do pequeno rato do deserto que pode ser visto em alguns momentos em Duna e Duna: Parte 2 e, embora no início os outros guerreiros zombem de Paul por sua escolha, Stilgar responde que é um bom nome.

    O Muad'Dib é um animal sábio, que cria sua própria água capturando a umidade do ar com suas orelhas. Ele é engenhoso e se esconde durante o dia para viajar à noite. Além disso, no céu de Arrakis, o Muad'Dib' é uma das constelações mais importantes e uma de suas estrelas aponta para o norte, o que o torna um dos principais guias para os Fremen. Por esse motivo, o Muad'Dib' também é conhecido como "Aquele que aponta o caminho", dando ainda mais importância à profecia que envolve Paul.

    Usul

    Warner Bros.

    De acordo com a tradição dos guerreiros Fedaykin, cada indivíduo tem um nome Fremen público, mas também um nome secreto. Somente os membros do Sietch Tabr e as pessoas mais próximas a eles conhecem esse nome e, se você o revelar a alguém, é um sinal de grande confiança e proximidade com essa pessoa (como quando Chani revela que seu nome secreto é Sihaya).

    Paul não decide esse nome secreto, mas ele é dado a ele por Stilgar: Usul. Esse nome significa "a força na base do pilar" e, no filme, Stilgar o dá em parte por causa de sua fé inabalável na profecia.

    Lisan al-Gaib

    Já no primeiro filme, alguns personagens se referem a Paul como Lisan al-Gaib quando veem nele certos sinais da profecia. Essa profecia Fremen se concentra na "Voz do Mundo Exterior" e promete que um dia um salvador chegará de outro mundo para libertar o planeta dos colonizadores.

    Warner Bros.

    Os Fremen e o povo de Arrakis não tiveram vida fácil, especialmente depois de décadas de domínio selvagem dos Harkonnen, então eles se agarram à esperança do Lisan al-Gaib como um prego em brasa. Assim como o Mahdi, o Lisan al-Gaib também é uma profecia criada pela Benne Gesserit para conquistar os habitantes locais e se proteger, acrescentando detalhes como "a mãe deles será uma Reverenda Madre".

    À medida que Paul se adapta aos costumes dos Fremen, alguns de seus companheiros de Sietch começam a ver cada vez mais sinais nele que se encaixam na profecia. E não ajuda o fato de Jessica fazer campanha para distorcer a profecia a seu favor, de modo que logo os Fremen o aceitam como o Lisan al-Gahib que foi prometido.

    Duna: Parte 2
    Duna: Parte 2
    Data de lançamento 29 de fevereiro de 2024 | 2h 46min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,5
    Ver sessões (16)

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top