Minha conta
    Mais um filme brasileiro confirmado no Festival de Cannes 2023, longa fala sobre a polêmica do aborto
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O filme Levante, da diretora Lillah Halla, vai representar o Brasil na Semana da Crítica de Cannes.

    Divulgação

    O cinema brasileiro estará bem representado no Festival de Cannes em 2023, que acontece entre 16 e 27 de maio, com três filmes presentes na lista oficial divulgada recentemente. Para nossa alegria, mais uma produção brasileira vai fazer parte do festival: Levante, filme selecionado para a Semana da Crítica, uma mostra paralela de Cannes.

    Levante
    Levante
    Data de lançamento 22 de fevereiro de 2024 | 1h 32min
    Criador(es): Lillah Halla
    Com Ayomi Domenica, Loro Bardot, Grace Passô
    Usuários
    4,3

    Para quem não sabe, a Semana da Crítica de Cannes é um festival de cinema paralelo selecionado pelo Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, e ocorre entre 17 e 25 de maio. O brasileiro Levante, da diretora Lillah Halla, é um dos concorrentes ao prêmio principal. Ele conta a história de uma adolescente campeã de vôlei que descobre que está grávida e, ao decidir recorrer ao abordo, cai em conflito com a proibição do aborto no Brasil.

    Audrey Diwan, diretora francesa que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza de 2021 com O Acontecimento, presidirá o júri da Semana da Crítica ao lado do ator alemão Franz Rogowski, o programador de Sundance Kim Yutani, o diretor de fotografia português Rui Poças e o jornalista indiano Meenakshi Shedde.

    FILMES EM COMPETIÇÃO

    Levante, de Lillah Halla

    Il Pleut Dans La Maison, de Paloma Sermon-Daï

    Inshallah A Boy, de Amjad Al Rasheed

    Jam, de Jason Yu

    Lost Country, de Vladimir Perisič

    Le Ravissement, de Iris Kaltenbäck

    Tiger Stripes, de Amanda Nell Eu

    EXIBIÇÕES ESPECIAIS

    Ama Gloria, de Maria Amachoukeli (abertura)

    The (Exp)erience Of Love, de Ann Sirot & Raphaël Balboni

    Vincent Must Die, de Stéphan Castang

    No Love Lost, de Erwan Le Duc (encerramento)

    Os filmes brasileiros no Festival de Cannes 2023

    Em 2023 teremos três filmes brasileiros na seleção oficial do Festival de Cannes 2023.

    O novo filme de Karim Aïnouz, Firebrand, vai disputar a Palma de Ouro e conta com Jude Law e Alicia Vikander no elenco. Lembrando que o diretor venceu a mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) do Festival de Cannes por A Vida Invisível em 2019. Kleber Mendonça Filho, que levou o Prêmio do Júri em Cannes por Bacurau em 2019, volta ao festival com seu novo filme Retratos Fantasmas, exibido fora de competição.

    Por último, e nem por isso menos importante, A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, será exibido na mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar). Eles também foram premiados no Festival de Cannes anteriormente por Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos em 2018, com o Prêmio Especial do Júri da mostra Un Certain Regard.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top