Sérgio M.
Filmes
Séries
Programas
Voltar
Transcendence - A Revolução
Transcendence - A Revolução
5,0
Enviada em 23 de junho de 2014
Que os "donos da verdade" do cinema me perdoem, mas o filme é excelente. Não tenho expertise para avaliar fotografia ou outros detalhes tecno-artísticos, mas a história é genial.
Acho interessante como o filme deixa em suspenso se a revolução que todos temem seria a solução para todos os problemas da humanidade ou provocaria a sua extinção. Vi críticas ferrenhas quanto a essa indefinição, mas pra mim isso é uma excelente provocação. Acho que o crítico em questão queria uma resposta que não existe.
O filme aborda temas interessantes como nanotecnologia, religião, cetisismo, fanatismo, Deus, livre-arbítrio.
O que aconteceria se um superprograma de Inteligência Artificial, rodando em computadores quânticos, conseguisse controlar os átomos?
Acho impressionante ver tanta crítica negativa sobre esse filme e já ter encontrado críticas positivas para filmes como Indiana Jones, Velozes e Furiosos e outras aberrações.
O Renato Hermsdorff, por exemplo, cita como ações paralelas sem lógica o “homem” sem corpo que acende vela e serve vinho, mas esquece que neste momento do filme o “homem” sem corpo já tinha construído um império tecnológico. Não vejo problema em ele ter descrito para seus empregados, via computador, qual vinho deveria ser servido, qual música deveria ser tocada, e que as velas deveriam estar acesas.
O filme fala de situações bem mais possíveis do que um bando de delinquentes conseguindo driblar a polícia arrastando um gigantesco cofre pela cidade do Rio de Janeiro.