Estevan Magno
Filmes
Séries
Programas
Voltar
Planeta dos Macacos: O Confronto
Planeta dos Macacos: O Confronto
5,0
Enviada em 3 de agosto de 2014
A comparação com os antigos Planeta dos Macacos é inevitável, mas começo desmitificando essa comparação covarde, afinal a tecnologia é outra, a maquiagem é outra e os tempos são outros, o pensamento social é diferente do de décadas atrás.
Agora que podemos seguir para o Planeta dos Macacos de Andy Serkis, é seguro dizer que é um filme épico e que além de se preocupar com a excelente bilheteria se preocupa com um roteiro verdadeiro e humano. Pensar numa epidemia e no domínio dos primatas é algo difícil fora das telonas, mas em O Planeta dos Macacos - A Origem é perfeitamente possível imaginar. O primeiro filme é tão impactante que se sentar na poltrona para assistir esse é praticamente esperar por mais, e chegando com a adrenalina lá em cima. E para o diretor e os roteiristas isso ficou claro, pois o filme começa com uma caçada dos primatas pela floresta que deixa qualquer caçador de frio na espinha.
Já no início também é possível identificar o que o filme nos reserva, César diz a seu filho: "Pense antes de agir", é assustador como um macaco consegue pensar e dizer, mesmo que em sinais, algo que pertence aos humanos: a capacidade de raciocínio. O interessante do filme é observar os sentimentos predominantes nos humanos, a ganancia, o egoísmo e o amor, agora nos macacos desenvolvidos.
Mas por onde andam os humanos sobreviventes da epidemia? Alguns se refugiam a alguns kilometros dos macacos, e quando as duas raças se encontram novamente é óbvio que nem os humanos nem os macacos podem fingir que nada aconteceu e apenas dividirem o território - guerras começaram por menos.
O mais novo galã do cinema, Cesar, interpretado pelo especialista Andy Serkis (fez o King Kong e o Gollum de O Senhor dos Aneis), pode ser comparado a um ser divino de sabedoria ímpar e um líder nato. As sua tomadas com os macacos e com os humanos são ótimas, com ótimos diálogos e uma atuação digna de indicação ao Oscar de Andy. Mas não é só elogiável sua atuação mas a de todo o elenco, encabeçado por Gary Oldmam que tem papel importante na história.
Claro que os efeitos especiais são ótimos, mas o mais importante desse filme é que ele tem a capacidade de impressionar e fazer tremer no sofá, primeiro com o "NO" de Cesar agora com toda a sua sabedoria e paciencia. Se nos outros filme os Macacos eram até simpáticos, nesse, Cesar ganha seguidores e legiões de fãs mundo afora, preparem-se pois um novo líder está surgindo e ele faz parte do não mais impossível Planeta Dos Macacos.