Álvaro José S.
Filmes
Séries
Programas
Voltar
5,0
Enviada em 27 de fevereiro de 2013
Os miseráveis é a obra prima de Victor Hugo, sendo várias vezes adaptado ao cinema e teatro. Isto faz que cada adaptação posterior seja um desafio maior, inovando para não cair no esquecimento como "mais uma adaptação". Por isso essa adaptação dirigida por Tom Hooper será inesquecível por um longo tempo.

Em primeiro lugar, uma obra com tantos personagens exige um elenco forte, que consiga individualizar seu personagem, tornando-os marcantes, Praticamente todos do elenco conseguem, a exceção de alguns do elenco jovem. Hugh Jackman e Hathaway foram merecidamente indicados ao Oscar por seus respectivos papéis, e Russell Crowe também merecia ser indicado por seu personagem Javert.

Em segundo lugar, Como um musical, precisava não cair no vício auditivo, só com tenores e sopranos o tempo todo. Conseguiu, a voz de Russel Crowe contrabalanceava com a de Jackman, enquanto Hathway, Isabelle Allen e as demais do elenco feminino solavam cada um eu seu tom. Tudo isso ajudou pro Oscar de mixagem de som.

Mérito também para figurino, maquiagem e cabelo, que conseguiram contrapor os três momentos que os personagens seguiam, nos três atos do filme.

Como já dito, Tom Hooper conseguiu tornar este filme inesquecível, tornando a melhor adaptação do livro de Victor Hugo, devidamente indicado ao Oscar de melhor filme.