ElPoke
Filmes
Séries
Programas
Voltar
4,5
Enviada em 9 de agosto de 2013
Há mais de 10 anos, quando passei pela porta do cinema e vi o cartaz de Matrix, a única coisa que eu sabia era que o filme era relacionado às mortes em Columbine. Nada me chamava a atenção naquele tipo de filme. Isso até assistir o bendito filme e ele passar direto para um dos filmes mais queridos da minha coleção. O filme conseguiu reescrever a história da ficção científica e dos efeitos especiais, carregando atrás de si uma enxurrada de títulos que exploravam a mesma temática, mas sem muito sucesso.
Pos bem, hoje eu confesso que tive a mesma sensação ao assistir Círculo de Fogo. Me senti como uma criança que assiste seu primeiro filme de aventura, mordendo os lábios nas partes mais tensas, rindo com os alívios cômicos e quase chorando no final.
Quando uma fenda no pacífico começa a servir de portal para vários seres interdimensionais chamados de Kaijus terem livre acesso à Terra, os governos criam os Jaegers, robôs que funcionam com dois pilotos que têm suas memórias sincronizadas uma à outra para ajudar na navegação dos gigantes. Só que, devido a uma falha, o projeto Jaeger é tido como obsoleto e com data para terminação. Aí que entra Striker, que tentará a todo custo dar uma solução final ao problema Kaiju usando os últimos Jaegers existentes.
O que Guillermo Del Toro fez foi entregar um filme com um visual tão ricamente elaborado, tão magnífico, grandioso, que por vezes eu pensei estar sonhando. Ver Gypsy Danger correndo pela cidade, ou Cherno Alpha batendo os punhos antes de esmurrar um Kaiju no mar me deixou em estado de graça.
O filme também garante a diversão não somente pelo visual e pelos efeitos, mas também pelo roteiro. Não há nada muito gritante que não seja explicado (e muito bem) na história. O que ajuda muito na explicação era a “Neurossincronização”, que, quando ocorre, muitos flashes de memória são expostos, servindo de “deixa” para explicar as coisas sem as tradicionais cenas de “senta que lá vem história”.
Também tem todas as referências. Para quem é fanático por animes e filmes de ficção, temos um prato cheio. Temos Detonator Orgun, Zeorymer, Neo Genesis Evangelion. Na parte dos filmes, temos Transformers, Matrix, um pouco de Hellboy. Ou seja, mais um motivo para qualquer me ver na sala do cinema sem nem respirar com medo de perder qualquer detalhe desse filme.
Sem dúvida, Círculo de Fogo é um filme que MERECE VEEMENTEMENTE que seja visto no cinema. O sistema 3D ficou perfeito, muitas vezes eu pensava que seria atingido por um braço ou uma perna, um carro, um avião.
Perfeito. Eu vou assistir de novo. E de novo…