Fernando Schiavi
Filmes
Séries
Programas
Voltar
4,0
Enviada em 28 de fevereiro de 2012
Bom filme, mas certamente inferior aos primeiros. Este terceiro filme foi filmado juntamente com Matrix Reloaded e apresenta todos os clichês desse tipo de história nessa parte final. Se o filme anteriuor foi meramente para nos brindar com magníficos efeitos especiais e apresentar poucas novidades com o principal intuito de nos levar ao terceiro filme, esse terceiro filme é justamente a grande conclusão da série, costurada especialmente em Matrix Reloaded.

Nas últimas horas antes da invasão das máquinas, o terceiro filme começa onde o anterior parou. Enquanto uma parte fica no causlo lutando contra as máquinas, "O Escolhido" parte com Trinity rumo à cidade das máquinas para que ele possa se confrontar e enfrentar seu destino de frente. O que podemos presenciar aqui é mais um show no quesito técnico, e mostra a grande batalha final das máquinas com os que restaram da resistência humana. Presenciamos aqui a resistência lutando bravamente contra a invasão no casulo dos humanos que usam toda a tecnologia disponível além de muita coragem nessa batalha sensacional. Como não poderia deixar de ser, temos a tão aguardada luta final entre Neo e o agente Smith que foi uma das melhores sequências do filme indiscutivelmente. O grande problema aqui é a quantidade enorme de clichês: pelo menos uma morte esperada dos personagens principais, as cenas espetaculares e mentirosas na grande batalha final, aém do final óbvio. Aliás, a sensação que temos é que o filme tem seu final mal desenvolvido e acaba de repente.

Bom encerramento da trilogia dos irmãos Wachowski que trilharam de fato o caminho ao estrelato com essa série. Devemos destacar aqui também, mais do que nos demais, o grande trabalho de fotografia, direção de arte e evidentemente os excelentes efeitros especiais.

Fica claro que este filme foi concebido pata ter as as melhores lutas e baralhas em cenários magníficos, regado à muita ação à partir da segunda metade do filme. O roteiro é sem dúvida o mais simplório e menos desenvolvido da trilogia. Mas ressalto que para quem não viu os anteriores não vai entender muita coisa. Apesar das falhas e da inferioridade aos demais, não deixa de ter cenas memoráveis e de impressionar à audiência e fechar muito bem uma das séries mais rentáveis e revolucionárias da súltimas décadas no cinema! Para quem viu os outros, o filme é imperdível!