Você pode até nunca ter assistido ao programa, mas é bem provável que já tenha ouvido falar de RuPaul's Drag Race. Estrelado por drag queens, o reality show está no ar desde fevereiro de 2009 na TV norte-americana, e, nos últimos anos, vinha se destacando como o grande queridinho do Emmy Awards, considerado o "Oscar da televisão". Recentemente, porém, seu domínio foi ameaçado em uma reviravolta surpreendente.
Originalmente exibida pela Logo TV, a série mudou de emissora em 2016, após a oitava temporada, e encontrou uma nova casa na VH1, permanecendo lá até 2022, quando foi transferida para a MTV - onde continua sendo transmitida até hoje.
Apresentado por RuPaul, o programa conquistou seu primeiro Emmy na categoria de Melhor Reality de Competição em 2018, concorrendo com títulos como Project Runway, Top Chef e The Voice. Desde então, a atração vinha faturando a estatueta em quase todas as edições da premiação – exceto em 2022, quando a grande vencedora foi Lizzo's Watch Out for the Big Grrrls, reality apresentado pela cantora Lizzo.
RuPaul's Drag Race perdeu o Emmy para The Traitors
Entretanto, na edição mais recente do Emmy – que aconteceu no último domingo (15) –, esse padrão foi quebrado: contrariando todas as expectativas, o prêmio de melhor reality foi dado à segunda temporada de The Traitors, ou Os Traidores, do Peacock, que conquistou o público e os críticos da premiação. Será ele o novo favorito daqui em diante?
Como o título já sugere, a dinâmica do reality apresentado pelo ator Alan Cumming gira em torno de traição: os participantes são enviados para um castelo medieval, onde disputam um grande prêmio em dinheiro – mas, para consegui-lo, eles precisam desconfiar de todos à sua volta. Isso porque três deles são, na verdade, traidores que precisam ser desmascarados até o fim do jogo. Caso contrário, os traidores levam toda a grana para si.
Além do prêmio de Melhor Reality, a produção ainda arrebatou outra estatueta das mãos de Drag Race: no Creative Arts, cerimônia de entrega de prêmios técnicos do Emmy, Cumming foi coroado na categoria de Melhor Apresentador, quebrando uma sequência de oito vitórias consecutivas de RuPaul.
Emmy também teve surpresa na categoria de Melhor Série de Comédia
A vitória de The Traitors não foi o único evento inesperado da noite do Emmy 2024: na categoria de Melhor Série de Comédia, era praticamente certo que o prêmio iria – assim como aconteceu com a primeira temporada – para O Urso, estrelada por Jeremy Allen White e Ayo Edebiri.
Mas, no fim das contas, a grande vencedora da noite foi Hacks, premiada por sua terceira temporada. O curioso é que O Urso já era motivo de discussão por conta da categoria à qual escolheu concorrer - já que, caso você não conheça a série, sua trama até possui alguns momentos dignos de gargalhada, mas o peso dramático é muito maior.