Há 19 anos, o palco do Domingão do Faustão foi cenário de um momento constrangedor. Durante o Arquivo Confidencial – quadro em que celebridades eram surpreendidas com homenagens emocionantes de amigos e familiares –, Maitê Proença acabou tendo detalhes de sua vida íntima, nunca antes contados publicamente, expostos pelo apresentador. Indignada, ela não conseguiu esconder o desconforto e deu uma resposta à altura!
Faustão expôs Maitê Proença ao vivo
Fausto Silva achou de bom tom revelar ao vivo um episódio trágico da vida de Margot Proença Gallo, mãe da atriz: "Pouca gente sabe, mas vou falar aqui... É o seguinte: ela teve a mãe assassinada pelo pai em uma discussão, ela tinha 12 anos de idade. Você imagina passar por um problema desse? Ela perdeu, depois, um irmão. Para quem está vendo uma mulher bonita como essa na televisão fazendo sucesso, jamais imaginaria o que essa mulher passou".
Visivelmente desconfortável, Proença foi aos poucos desfazendo o sorriso e, com uma expressão séria, esperou o anfitrião terminar sua dolorosa fala para, enfim, se pronunciar.
"Durante toda a minha carreira, quando eu me tornei uma pessoa pública, eu nunca quis falar sobre essas histórias. Porque eu acho que todo mundo tem uma história, tem tristezas na vida e não é assim que se faz uma carreira: derramando suas tragédias", rebateu, firme.
Atriz ficou visivelmente desconfortável
Na sequência, a loira enfatizou que só estava falando sobre o trauma porque havia sido obrigada pela produção do programa. "No geral, eu tento ser mais discreta com essa história", lamentou a artista.
Por fim, Faustão tentou amenizar a polêmica explicando que tocou no assunto para que o público pudesse ouvir uma declaração deste "porte" vindo da então global: "Só tocando nesse assunto, teríamos uma declaração deste porte da Maitê, que serviria para todas as pessoas".
Três anos depois, o momento traumático serviu para Maitê escrever o livro Uma Vida Inventada. “Escrevi um livro que tinha elementos autobiográficos, e fiz o que pude para contar a história a minha maneira, já que a imprensa marrom agora podia falar o que quisesse", explicou ao Roda Viva, da TV Cultura, em 2017.
Apresentador pediu desculpas publicamente
No ano de lançamento da obra, ela voltou ao programa e admitiu ao vivo ter ficado magoada com Fausto. Na época, ele se desculpou com a amiga de longa data. "Por ter sido aluno de filosofia de sua mãe e ter convivido com vocês de perto, eu achei que podia falar. Peço desculpas públicas pela minha inconfidência. Me desculpo pessoalmente", disse ele.
"É muito possível que, se aquilo não tivesse acontecido naquele dia, esse livro pudesse não ter existido", rebateu Maitê. Ainda naquele ano, em entrevista à Folha de S. Paulo, ela declarou ter ficado muito chocada com a atitude de Faustão: "Fiquei muito chocada. Jamais, em 27 anos de carreira, havia revelado certos assuntos [...] Sou uma pessoa reservada, tenho pudores, acho que determinados assuntos são para a intimidade".
"Essa pessoa não fez isso por mal, fez porque não pensou nas consequências que teria para a vida. O que ocorreu foi que toda a imprensa, com todas as suas matizes de cor, resolveu que podia meter a colher, e ficou difícil. Uma vez que isso aconteceu, passaram-se três anos, e achei que estava na hora de tratar desses assuntos. Foi por meio da literatura", complementou.
Maitê ainda guarda mágoas de Faustão?
Em maio deste ano, o jornalista Marcos Bulques, do Conexão Entrevista, questionou Maitê sobre o episódio de 2005. Ele quis saber se ela perdoou o apresentador, mas a loira se negou a responder qualquer afirmação sobre a polêmica. “Não, não vou falar disso não. Eu posso falar de determinados assuntos de forma poética, no teatro, no livro, mas eu não falo de determinadas coisas numa entrevista, nem numa mesa de bar", disparou.