Desde seu início estrondoso em 2001 até o misterioso desaparecimento em 2004, a Casa dos Artistas foi um fenômeno televisivo que deixou saudades nos corações dos telespectadores brasileiros.
Com seu formato então inovador de confinamento de celebridades, o programa não só capturou a imaginação do público, mas também enfrentou uma saga legal digna de um drama mexicano, como gosta a emissora de Silvio Santos.
Como a Casa dos Artistas acabou
O reality show foi campeão de audiência no SBT: o final da primeira temporada exibido em 16 de dezembro em 2001 rendeu a maior audiência da história da casa. Entre formações de casais como Bárbara Paz e Supla, intrigas entre participantes e sucesso de público e audiência, uma batalha épica nos tribunais colocou o SBT contra gigantes do entretenimento.
A batalha aconteceu porque o Grupo Globo e a Endemol, responsáveis pelo Big Brother Brasil, alegaram que a Casa dos Artistas era um clone descarado do seu reality de confinamento. Isso foi em 2001, quando o BBB 1 ainda nem tinha estreado, mas já estava sendo elaborado pela emissora da família Marinho.
Inicialmente, o processo fez com que o SBT tivesse que suspender a Casa dos Artistas por dois dias, mas a Justiça liberou que Silvio Santos exibisse o reality até que todo o trâmite jurídico fosse concluído. O embate passou por várias instâncias até 2005, quando culminou em uma decisão histórica do STJ.
O Superior Tribunal de Justiça reconheceu a semelhança entre os dois realities e impôs ao SBT uma multa milionária, além da proibição de reviver o reality sem pagar mais uma bolada. Porém, a essa altura, a última edição de Casa dos Artistas já tinha acabado, em outubro de 2004.
Até hoje, todos os anos surgem boatos sobre um possível retorno do programa. Mas o SBT, sempre que perguntado, nega veementemente, deixando os fãs suspirando por uma volta.
Próximos reality shows do SBT
Apesar de não existir um futuro para a Casa dos Artistas, o SBT não está parado quando o assunto é reality. Rumores sugerem que há um novo projeto de confinamento nos planos da emissora, mas os altos custos de produção mantêm o segredo guardado a sete chaves.
Enquanto isso, o estúdio passará por uma transformação para modernizar o ambiente e trazer as gravações da nova temporada do Esquadrão da Moda. Baseado no reality show da Discovery What Not to Wear, o programa dá um banho de loja e uma consultoria de imagem a mulheres que são consideradas "sem estilo".