Poucos sabem, mas Fátima Bernardes tem uma fobia que quase a impediu de viver um momento histórico
    Tatiana Carina
    Tatiana Carina
    -Redatora
    Jornalista e escritora, apaixonada por tudo que envolve televisão, cinema e teatro. Amante da arte e da vida.

    A apresentadora tem pânico de algo que tem que fazer rotineiramente.

    Manoella Mello/TV Globo

    Fátima Bernardes é conhecida por toda a sua trajetória no jornalismo e, mais recentemente, no mundo do entretenimento. Com quase 40 anos de TV, a antiga apresentadora do Encontro e do Jornal Nacional tem uma fobia que já atrapalhou muito a sua vida: o medo de andar de avião. Por conta do pânico, ela quase ficou de fora de um evento marcante na sua carreira jornalística.

    Por pouco Fátima deixou de ser a "Musa da Copa"

    Em 2002, Fátima se esforçou muito para poder cobrir a Copa do Mundo de Futebol, na Coreia do Sul e no Japão. Na ocasião, pensou em desistir do evento em razão da quantidade de voos que faria. Ela acabou indo, virou a "Musa da Copa" e o Brasil conquistou o pentacampeão mundial. No entanto, ela realmente passou uns bocados para superar a sua fobia.

    Em uma entrevista ao videocast "Fala, Galvão!", de Galvão Bueno, Fatima relatou como foi a experiência traumática: “Os piores voos na minha vida foram na Coreia, nunca fiz nada tão ruim. Perguntei na época se teriam muitos voos, eu quase pensei em desistir. Os voos eram muito curtos porque o país é pequeno e ainda havia os ventos que vinham das monções. Meu Deus do céu, olha, que sofrimento aquilo”, contou.

    Fobia piorou após o nascimento dos trigêmeos

    Recentemente, a ex-apresentadora do The Voice Brasil foi ao programa de Rafael Portugal, o Portugal Show, e contou que sempre teve essa fobia de voar, mas que piorou depois que ela se tornou mãe dos trigêmeos Laura, Beatriz e Vinicius.

    "Eu faço acompanhamento, faço terapia para voar. Já fiz cognitiva-comportamental, e a terapeuta viajou comigo para São Paulo para ver como era. Já fiz com realidade virtual, você faz com óculos e eu já mudo minha respiração e batimento só de ver que estou entrando no aeroporto. Faço muita coisa. Foi quando meus filhos nasceram que piorei. Eles estão com 25 anos e eu ainda estou assim", desabafou Fátima.

    Outros artistas têm medo de voar de avião

    Aerofobia, o nome que se dá para quem tem medo de viajar de avião, é uma fobia que atinge cerca de 42% dos brasileiros, segundo o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística). A média mundial é de 30%. Quem sofre com isso costuma sentir frio na barriga, suadouro e muita ansiedade.

    Assim como a Fátima Bernardes, outros artistas têm medo de andar de avião, como a atriz Tatá Werneck, o cantor Zeca Pagodinho e o apresentador Fausto Silva.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top