Nem Note e Anote, nem Mais Você: o primeiro programa de Ana Maria Braga na TV foi completamente diferente do que ela faz hoje
    Bruna Motta
    Bruna Motta
    -Redatora
    Pernambucana de sangue, carioca de coração! Uma menina que viu De Repente 30 no cinema e foi atrás do mundo da comunicação - mas infelizmente, sem encontrar o Mark Ruffalo.

    Há mais de vinte anos na TV Globo, seu legado vai além do clássico Mais Você.

    Mauricio Fidalgo/TV Globo

    É quase impossível pensar nas manhãs da Globo e não associá-las à apresentadora Ana Maria Braga. Há 25 anos na emissora do "plim-plim", Ana Maria acumula muita história na televisão brasileira. Mas engana-se quem acha que tudo começou nos Estúdios Globo.

    No turbilhão colorido dos anos 1970, quando a televisão brasileira era um festival de cores e penteados extravagantes, Ana Maria entrou triunfante em cena. O cenário? A extinta TV Tupi. Em 1977, uma das loiras mais famosas do Brasil – que já ostentava madeixas douradas na época – estreou o seu primeiro programa na TV, o Rede Tupi de Notícias.

    Em São Paulo, à frente do bloco regional do programa, a apresentadora conquistou rapidamente o coração dos telespectadores e também da direção. Como não havia muitas atrações na emissora, Ana dava muitas sugestões e pitacos.

    Curioso pensar que, até então, ela tinha ido para a capital paulista com o intuito de fazer uma especialização na sua área de formação: biologia. Porém, para custear seus estudos, a loira acabou arranjando um emprego na televisão como apresentadora de telejornal.

    Outros programas e parceria com Tony Ramos

    Além do Rede Tupi de Notícias, Ana Maria Braga comandou outras atrações televisivas da emissora, entre 1974 e 1980. Dirigiu e apresentou o Agora Boa Tarde, um programa de variedades exibido ao vivo, e o telejornal Panorama. Também faz parte de sua trajetória na Tupi o musical Grande Parada, que apresentava uma vez por mês ao lado do ator Tony Ramos.

    Passagens pelas principais emissoras do país

    No início da década de 1980, com a extinção da TV Tupi, Ana Maria Braga migrou para a área de assessoria de imprensa e, posteriormente, virou diretora comercial das revistas femininas da editora Abril. Quase uma década depois, por conta de um desentendimento pessoal com a diretoria do grupo, ela foi demitida do cargo que ocupava na empresa.

    Ana, então, recebeu um convite para retornar à televisão em 1993. Foi no Note & Anote, da Rede Record, que ela ganhou todo o reconhecimento e carinho do público. Por lá, ao lado do eterno Louro José, ela imprimiu seu estilo único de comunicação, caracterizado pela espontaneidade e carisma. A atração marcou uma geração e seu sucesso foi responsável por consolidar Ana Maria Braga como uma das apresentadoras mais queridas do Brasil.

    A consagração veio com o convite para trabalhar na Rede Globo, em 1999, onde estreou o longevo programa Mais Você. Com uma mistura de culinária, entretenimento e entrevistas com convidados globais, a atração matinal se tornou um sucesso instantâneo. A partir daí, a apresentadora firmou seu lugar como uma figura icônica das manhãs na TV brasileira.

    Em 2023, ela renovou seu contrato com a emissora carioca e, portanto, seguirá brilhando nas telinhas aos 75 anos de idade.

    facebook Tweet
    Back to Top