Fez história! Relembre o primeiro programa de Marília Gabriela na TV; atração marcou uma geração e definiu a mulher moderna nas telinhas
    Tatiana Carina
    Tatiana Carina
    -Redatora
    Jornalista e escritora, apaixonada por tudo que envolve televisão, cinema e teatro. Amante da arte e da vida.

    Conheça os fatos mais marcantes da atração que foi um marco na televisão brasileira.

    Os anos 1980 serviram para revolucionar o mundo de diversas formas – da música à política, dos filmes às roupas, da televisão à economia. Na tela da TV, as novidades surgiam dia após dia, e uma mulher em particular galgava por seu espaço na mídia: Marília Gabriela.

    Gabi começou sua trajetória de sucesso no jornalismo como estagiária no Jornal Nacional, depois trabalhou como repórter especial no Fantástico e como âncora no Jornal Hoje. No entanto, foi com o TV Mulher, seu primeiro programa, que ela conseguiu alcançar patamares mais altos. A atração foi ao ar entre 1980 e 1986 nas manhãs da Rede Globo.

    Antes do Mais Você e do Encontro sonharem em existir, o TV Mulher já servia de inspiração para o público feminino. A ideia do show de variedades era chamar atenção de todas as mulheres, principalmente as donas de casa. Assim, o programa de estreia contou com a presença da "Pimentinha" Elis Regina, a primeira entrevistada do quadro "Ponto de Encontro".

    Madalena Schwartz/TV Globo

    Os quadros do programa TV Mulher

    Ao longo de sua exibição, o TV Mulher se destacou por seus quadros e segmentos emblemáticos. Entre eles estão o "Polícia", que denunciava a violência contra as mulheres, e o "Serviço de Proteção à Telespectadora (SPT)", em que o público ligava para os apresentadores em busca de ajuda, geralmente relacionada a questões urbanas.

    Marta Suplicy também fez parte da história do programa. A ex-prefeita de São Paulo e sexóloga apresentava o quadro "Comportamento Sexual", que tratava de assuntos relacionados à sexualidade feminina – um assunto até então inédito na TV. Foram mais de três mil correspondências enviadas pelas telespectadoras.

    Já o Direito da Mulher trazia orientações jurídicas para o público feminino. Inicialmente o responsável pelo quadro era o advogado Ney Gonçalves Dias, mas depois Florisa Verucci e Zulaiê Cobra Ribeiro comandaram o segmento também.

    Entre tantos quadros importantes, o Ponto de Encontro era o mais famoso por render ótimas entrevistas com grandes personalidades, como o piloto Ayrton Senna, o apresentador Chacrinha e o escritor Sidney Sheldon. No começo, Marília Gabriela comandava a atração, porém, durante suas férias, Irene Ravache a cobriu e acabou permanecendo como o nome principal. A atriz tinha experiência por já ter sido apresentadora na TV Excelsior.

    Homenagem aos 30 anos no Viva

    Em 2016, em razão dos 30 anos do fim do programa, o TV Mulher recebeu uma homenagem do canal Viva e contou com uma temporada especial com 10 episódios inéditos, novamente com Marília Gabriela no comando. Assim como na versão original, um time de colunista se juntou à atração, como a apresentadora Fernanda Young, o estilista Ronaldo Fraga, a sexóloga Regina Navarro Lins, a promotora Gabriela Manssur, além dos jornalistas Ivan Martins e Flávia Oliveira.

    Gabi abriu o episódio de estreia lendo uma carta para Elis Regina, refletindo sobre as mudanças, avanços e vitórias para as mulheres ao longo dos anos – uma homenagem à cantora que foi madrinha do programa. E a primeira convidada foi Maria Rita, acompanhada por sua filha Alice. A entrevista reproduziu a estreia do TV Mulher em 1980, quando a filha de Elis, bem pequenina, acompanhou a mãe nas gravações.

    A versão atualizada do TV Mulher está disponível nos Canais Globo.

    facebook Tweet
    Back to Top