Começa a contagem regressiva para o fim de Orphan Black! A quinta temporadado show estrelado pela vencedora do Emmy Tatiana Maslany estreia este mês e promete trazer emoções e desafios nas vidas das clones mais amadas da TV.
Nos últimos quatro anos, o público acompanhou uma história cheia de reviravoltas, abalando os corações dos fãs - e as mentes também. Afinal, são muitas teorias da conspiração para uma série só, não é mesmo?
Nesse clima de despedida, o AdoroCinema teve a difícil tarefa de selecionar 20 momentos chocantes de Orphan Black. Daqueles que te fizeram pular da cadeira, gritar com a tela, questionar o que estava acontecendo e sair fazendo teorias com os amigos nas redes sociais. Embarque nessa galeria de nostalgia e comente qual foi seu momento favorito.
No Brasil, Orphan Black faz parte do catálogo da Netflix. Cada episódio chega aqui um dia depois de sua exibição original. Ou seja, todos os domingos, a partir de 11 de junho.
Piloto (S01E01)
Sejamos sinceros, o piloto de Orphan Black é praticamente um tapa na cara do público. São tantas reviravoltas que daria para fazer uma galeria só desse episódio. O destaque fica pelas duas mortes presenciadas por Sarah: o suicídio de Beth e o assassinato chocante de Katja.
O encontro de Sarah, Alison e Cosima (S01E02)
Se você é daqueles que uma assiste uma série sem saber de nada antes para ser surpreendido... Bem, essa é uma grande surpresa. Até o momento, Sarah pensa que tem algumas irmãs gêmeas perdidas por aí, mas quando encontra Cosima na casa de Alison, fica claro que a situação é bem mais bizarra. "Quantas de nós existem?", ela questiona. E o público também!
Tony (S02E08)
Em cada temporada, o público conhece novas clones Leda e Orphan Black investiu, mais uma vez, na diversidade ao apresentar Tony, um personagem transgênero. O trabalho de maquiagem pode não ter sido o melhor possível, porém é outra prova do talento de Tatiana Maslany.
Delphine leva um tiro (S03E10)
No início, Delphine (Évelyne Brochu) não era muito confiável, mas a francesa se tornou queridinha ao formar o casal mais amado da série, ao lado de Cosima. Então, imagine o desespero dos fãs quando ela é baleada no final da terceira temporada? Durante um ano, os produtores fizeram mistério sobre o destino da personagem... que apareceu vivinha no final do quarto ano.
A morte de Paul (S03E06)
Por falar em personagens pouco confiáveis... Paul (Dylan Bruce) foi o monitor de Beth, trabalhou para Rachel e era um militar envolvido nessa conspiração. Porém, ele provou seu valor quando se sacrificou para salvar Sarah. Quem não sofreu quando ele disse "Nunca foi Beth quem eu amei"?
Lápis no olho (S02E10)
Todas as clones Leda são adoradas. Exceto por Rachel. Você pode até amar odiá-la, mas vibrou de alegria quando Sarah conseguiu escapar do DYAD, enfiando um lápis no olho da rival. Não foi somente um momento brutal, como gerou o melhor boneco Funko! que existe.
Existe uma clone mirim! (S02E10)
Esse mesmo episódio também apresentou Charlotte (Cynthia Galant), a única sobrevivente diante de 400 tentativas para recriar os clones do projeto Leda.
Projeto Castor (S02E10)
E a situação já era complicada, tudo pode piorar quando Sarah descobre que também existem clones masculinos (vividos por Ari Millen), frutos do projeto Castor. Ao longo da terceira temporada, o público descobre todos esses clones são irmãos, pois compartilharam o mesmo código genético. Nessas horas, é bom prestar atenção nas aulas de biologia.
Rachel ataca Sarah (S04E10)
Apesar de ser uma obra de ficção científica, Orphan Black tem alguns momentos dignos de filmes de terror. O final da quarta temporada mostra uma Rachel obcecada em machucar Sarah, com golpes brutais. Tudo isso enquanto Susan Duncan (Rosemary Dunsmore), sua mãe, estava sangrando numa cadeira.
Helena no banheiro (S01E06)
A descoberta sobre o estilo de cada clone é sempre uma surpresa. Mas nada foi tão assustador como ver Helena fazendo seus próprios curativos num banheiro aleatório, sangrando para todo lado. Tal cena sombria revela suas costas cheias de marcas - vítimas de machucados que ela mesma causava por conta da religião. Quando o menininho morador da casa percebe sua presença, todos tememos pela vida dele...
Helena no banheiro - parte 2 feat. Sarah (S02E04)
Helena e banheiros nunca são uma boa combinação. Nesse momento da trama, Sarah estava tendo um dia ruim. Tinha acabado de ser sequestrada por Daniel (Matthew Bennett) e estava amarrada num chuveiro. Até que ele sai do local por um momento e surge Helena, num vestido branco e sangrento. Detalhe: Sarah começa a gritar aterrorizada, pois pensava que sua gêmea estava morta. Momento icônico.
Morte de Dr. Leekie (S02E07)
Com certeza, essa é a morte mais surreal de Orphan Black. Indignado ao saber que estava sendo usado para espionar sua mulher, Donnie (Kristian Bruun) acaba atirando acidentalmente na cabeça de Dr.Leekie (Matt Frewer).É macabro, mas hilário.
Passado de Beth (S01E04)
Numa bela jogada criativa, o primeiro episódio da quarta temporada mostra o envolvimento de Beth com a conspiração Leda. E qual foi a surpresa do público ao descobrir que ela já conhecia a misteriosa M.K.?
Alison tortura Donnie (s01e06)
Desconfiada que seu marido poderia ser um monitor, Alison amarra Donnie e começa a queimá-lo com cola quente! Quem diria que a vida do subúrbio seria tão bizarra, não é mesmo? É uma sequência que prova como o relacionamento desses dois é tão... excêntrico, para dizer o mínimo.
Sarah e Helena são irmãs gêmeas (S01E09)
No quesito "surpresas de roteiro que te deixam mais confuso ainda", Sarah conhece sua mãe biológica e acaba desocbrindo o maior segredo de seu passado: ela é irmã gêmea de Helena, não somente sua clone. Ambas foram um "erro" do projeto Leda e, por isso, são férteis. S-O-C-O-R-R-O!
Sarah e Beth "conversam" na ponte (S04E07)
Num momento de crise, Sarah conversa com uma Beth imaginária e pensa em tomar a mesma "saída": o suicídio. Tudo isso acontece enquanto Felix (Jordan Gavaris) está desesperado para encontrar sua irmã. No fim, Beth pede que ela una todas as outras. É emocionante.
Helena dança com rabo (S01E07)
Num dos episódios mais frenéticos da primeira temporada, Sarah acaba sendo salva por Helena das garras de Olivier Duval (David Richmond-Peck). A assassina ucraniana arranca o rabo - sim, rabo! - do vilão e ainda dança com seu "prêmio" numa festa. Os limites da bizarrice foram ultrapassados.
A gravidez de Helena (S02E09)
Se tem uma clone que ninguém imaginou que ia ser mãe, era essa! Durante a segunda temporada, Helena foi capturada pelo grupo religioso Proletheans, que fazem uma inseminação artificial na moça. Para se vingar, ela bota fogo na fazenda e ainda "fecunda" o líder deles.
Qualquer coisa com larvas (a partir de S03E10)
Quem teve a ideia de envolver larvas cibernéticas nessa história? Que nojo!
Morte de Kendall (S04E06)
Já foi chocante descobrir que Kendall (Alison Steadman), mãe de Mrs. S (Maria Doyle Kennedy), é o original dos clones Leda e Castor. Mais surreal ainda foi sua morte inesperada nas mãos de Evie Cho (Jessalyn Wanlim). Tudo isso diante dos olhos de Cosima, que vê sua chance de cura se perder. Para pisar ainda mais na coitada, a vilã revela que Delphine foi baleada, deixando a clone em lágrimas.
Clone Dance Party (S02E10)
Ok, essa cena não foi chocante. Mas fazer qualquer lista de momentos marcantes e não colocar esse momento icônico seria um sacrilégio.