2016 foi cheio de emoções para os seriadores de plantão. Com 455 shows (segundo pesquisas) durante todo o ano, fica até difícil escolher apenas 20 momentos marcantes nessa retrospectiva... Mas o AdoroCinema assumiu esta árdua tarefa, debateu e fez a seleção acima, relembrando momentos chocantes, tristes, românticos, divertidos - e aqueles que se transformaram em memes da internet.
Agora, fique um aviso importante: muitos desses momentos podem ser considerados SPOILERS para quem não terminou aquela maratona bancana. Fica aqui um aviso!
Depois, conte para gente, lembra de mais algum? Qual desses momentos de séries é seu preferido?
The Walking Dead - Negan e Lucille fazem a festa
Como fazer uma lista de momentos marcantes sem falar do psicopata mais amado/odiado do momento? O final da sexta temporada de The Walking Dead deixou todos os fãs apreensivos pela chegada de Negan (Jeffrey Dean Morgan), mas tiveram que esperar meses até ver quem foi a vítima de Lucille. Ou melhor, as vítimas. O vilão veio, matou dois personagens importantes e ainda virou queridinho de fantasias no Halloween. Pode uma coisa dessas?
Game of Thrones - Hodor!
Que Game of Thrones é uma série com várias mortes chocantes, todo mundo já sabe. Mesmo assim, o drama da HBO segue surpreendendo os fãs e criando momentos inesperados. O amado Hodor (Kristian Nairn) se sacrifica e a revelação por trás de seu nome é algo muito emocionante. Isso sem falar que todo mundo fala "Hodor" quando precisa segurar uma porta.
Game of Thrones - Ramsay e a hora da refeição dos cachorros.
Se Hodor partiu o coração de muita gente, os fãs vibraram nas redes sociais quando Sansa (Sophie Turner) finalmente teve sua vingança contra o odiado Ramsay (Iwan Rheon). Sua queda teve um toque de crueldade e tragédia, bem como o moço merecia... Só faltou soltarem fogos de artifício.
Stranger Things - As Luzes
Por falar em cenas que se tornaram memes na internet... Stranger Things é especialista no assunto! Obcecada em encontrar o filho desaparecido, Joyce (Winona Ryder) sai pendurando luzes "pisca pisca" pela sala, crente que vai conseguir se comunicar com Will (Noah Schnapp). E não é que dá certo? Emoção suspense tensão cores para cada letra do alfabeto = sucesso garantido.
Stranger Things - Eleven, miga, sua louca!
Apesar do clima de mistério e ficção científica, Stranger Things acerta mesmo quando foca na amizade dos (fofos) pequenos protagonistas. Nesse momento incrível, Mike (Finn Wolfhard) está prestes a fazer um grande sacrício para ajudar Dustin (Gaten Matarazzo) contra os valentões da escola. Surge então Eleven (Millie Bobby Brown) pronta para humilhar os pivetes chatos e salvar os amigos. Bônus para o momento que Dustin grita "Ela é nossa amiga e ela é louca".
Black Mirror - San Junipero
Elogiado por crítica e público, San Junipero é o episódio mais diferente de Black Mirror. E todas suas cenas mereciam um lugar aqui, porém é o final que garante uma vaga - a cereja deste bolo que mistura reflexões tecnológicas com forte emocional. Se o romance entre Kelly (Gugu Mbatha-Raw) e Yorkie (Mackenzie Davis) ganha um desfecho agridoce, a trilha sonora dos anos 1980 segue impecável com a canção "Heaven Is a Place on Earth", de Belinda Carlisle - escolha perfeita para tal momento.
Crossover Arrow, The Flash, Supergirl e Legends of Tomorrow - Heroes vs Aliens
Como não curtir o encontro de Flash (Grant Gustin), Supergirl (Melissa Benoist), Arqueiro Verde (Stephen Amell) e outros personagens da DC nas telinhas? O grande clímax de Invasion!, focando na batalha entre heróis e alienígenas, é bem construído e parecia ter saído diretamente das páginas de quadrinhos.
The 100 - RIP Lexa
Infelizmente, o ano de 2016 teve várias mortes de personagens LGBTQ nas telinhas. Mas o que causou grande rebuliço nas redes sociais foi o final trágico e inesperado de Lexa (Alycia Debnam Carey) em The 100 - algo que fez os fãs "Clexa" (nome do casal formado pela moça com a Clarke de Eliza Taylor) xingarem muito no twitter.
Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar - As quatro palavras finais
Os fãs torceram para um reencontro de Gilmore Girls e, nove anos depois, os moradores de Stars Hollow voltaram para a TV em um belo revival. Várias cenas conquistaram o público, mas nada foi tão chocante como as quatro palavras finais de Um Ano Para Recordar - com as quais Amy Sherman-Palladino sempre encerrar a série. Deixando várias dúvidas e teorias no ar, será que este é realmente o fim da jornada de Rory (Alexis Bledel) e Lorelai (Lauren Graham)?
Supergirl - Clark Kent volta para as telinhas
Quando saiu a primeira imagem de Tyler Hoechlin com o uniforme do Homem de Aço, muita gente ficou com um pé atrás. Mas não é que o moço mandou bem? No começo da segunda temporada de Supergirl, Superman une forças com a prima para impedir uma tragédia. Nesta breve cena, já é possível ver a bela parceria com Melissa Benoist, ao mesmo tempo que ele carrega o sorriso e o heroísmo do famoso personagem. Inclusive, teve críticas apontando o moço como o "melhor Superman desde Christopher Reeve". Está bom ou quer mais?
The People v. O.J. Simpson: American Crime Story - O sofrimento de ser uma mulher
American Crime Story fez um belo trabalho ao expor todo o sexismo e preconceito sofrido pela procuradora Marcia Clark - interpretada com maestria por Sarah Paulson - na época do polêmico julgamento de O.J. Simpson. No sexto episódio, intitulado "Marcia, Marcia, Marcia", a moça sofre com críticas ao seu visual, pressões do ex-marido e ainda é ridicularizada publicamente, culminando num breve colapso emocional no tribunal. É chocante e doloroso, ao mesmo tempo que é muito real para qualquer espectadora.
Orange Is The New Black - Uma morte chocante
Apesar de abordar climas sérios, ninguém esperava ver a saída abrupta de uma personagem tão importante de Orange Is The New Black. A morte de Poussey (Samira Wiley) é tensa, triste e, de certa forma, remete aos movimentos Black Likes Matter e I Can't Breathe. Uma tragédia aumentada pelo belo romance dela com Soso (Kimiko Glenn) e pelo carinho que ela criou no público após quatro temporadas.
Crossover The Vampire Diaries e The Originals - A ligação Klaroline
Quando anunciaram um crossover entre The Vampire Diaries e The Originals, muitos fãs começaram a pedir um reencontro de Klaus (Joseph Morgan) e Caroline (Candice King) - um dos casais mais amados da série de Julie Plec, que foi separado desde a criação do spin-off. A partir do momento em que Klaus vê o nome de Caroline no visor de um celular, o twitter nunca mais foi o mesmo... Numa ligação emocionante, o híbrido não apenas deu conselhos e prometeu salvar Stefan (Paul Wesley), como ainda relembrou a última conversa entre os dois, lá na quinta temporada de TVD. Assim, nenhum "shipper" aguenta.
Demolidor - Luta na escadaria
Um dos momentos mais icônicos da primeira temporada de Demolidor foi a luta de Matt Murdock (Charlie Cox) num corredor em plano-sequência. Logo, o segundo ano teria que superar altas expectativas. O resultado? Uma luta visceral entre o herói e vários bandidos motoqueiros na escadaria de um prédio - em um plano-sequência de quatro minutos! Humilha, vai!
Demolidor - Tiro, porrada e bomba na prisão
A parceria Marvel-Netflix também promoveu outro momento incrível que parece ter saído diretamente das histórias em quadrinhos. Provando porque mereceu um spin-off para chamar de seu, Justiceiro (Jon Bernthal) enfrenta sozinho vários criminosos na prisão. Sangue para todo lado numa cena bem brutal - não recomendável para a hora das refeições.
Arrow - O adeus (não definitivo) de Canário Negro
Dinah Laurel Lance (Katie Cassidy). Canário Negro. Queridinha dos fãs. Parte essencial da história do Arqueiro Verde (Stephen Amell) nas HQs. Morta com uma flechada por Damien Darhk (Neal McDonough). Precisa dizer mais? A moça aparece em flashbacks, sonhos e talvez no futuro (?) da série, mas os fãs ainda não conseguiram superar este momento.
Orphan Black - Cophine is alive!
O final da terceira temporada de Orphan Black deixou o público desesperado após Delphine (Évelyne Brochu) levar um tiro. Viva? Morta? Entrou em coma? A resposta sobre o que aconteceu com a francesa mais amada pelo clone club só foi respondida nos últimos episódios da recente temporada. A cena que entrou para essa lista foi o aguardado reencontro dela com Cosima (Tatiana Maslany), quando a loira apareceu para acudir a clone, após um ataque de hipotermia.
Narcos - A morte de Pablo Escobar
A segunda temporada de Narcos girou ao redor da queda de Pablo Escobar (Wagner Moura). E a Netflix fez questão de deixar bem claro que a morte do traficante ia acontecer nas telinhas. Retratar o polêmico (e ainda misterioso) momento real não foi tarefa fácil, mas a cena teve a dose certa de adrenalina e drama. Uma grande despedida para o incrível personagem criado por Wagner Moura.
House of Cards - O passado contra-ataca
Tudo que vai, volta! Essa é uma dura lição que Frank Underwood (Kevin Spacey) teve que aprender na quarta temporada de House of Cards. Foi surpreendente ver o presidente dos Estados Unidos levar um tiro, no meio de uma rotina de campanha. Quem tentou assassiná-lo foi Lucas Goodwin (Sebastian Arcelus), decidido a se vingar daqueles que destruíram sua vida. Enquanto o político conseguiu sobreviver, seu amado guarda-costas Edward Meechum (Nathan Darrow) e o atirador não tiveram a mesma sorte.
Westworld - Um anfitrião inesperado
O mundo criado por Jonathan Nolan e Lisa Joy fornece várias dicas e mistérios para gerar as teorias absurdas de fãs. Porém, Westworld supreendeu (mais uma vez) ao revelar a presença de um anfitrião inesperado entre os "considerados humanos", culminando num grande clímax entre Ford (Anthony Hopkins), Bernard (Jeffrey Wright) e Theresa (Sidse Babett Knudsen).