Minha conta
    Família Dinossauros 25 anos: Relembre a história e os personagens da melhor comédia jurássica da TV

    Da idealização pelo criador dos Muppets aos seus temas polêmicos e um dos episódios finais mais pungentes da TV.

    Jim Henson, o lendário criador de Os Muppets e Vila Sésamo, morreria meses antes de sua última grande criação: Família Dinossauros. Sua mente gerou o conceito de uma sitcom ao mesmo tempo tradicional e tão ambiciosa. Uma vez realizada, sua ideia se tornou uma série muito divertida, pioneira e, sim, histórica.

    Comédias familiares de câmera única já eram mais que batidas. Porém, nenhuma outra era composta por dinossauros. Crônicas da vida cotidiana também eram comuns. Explorá-las de maneira tão ácida, sob o disfarce de uma série infantil com gags bobas, destoa da concepção de mundo mágico que é base do sucesso da Disney.

    Família Dinossauros estreou no dia 26 de abril de 1991, após uma hesitação de anos. Nesse meio-tempo, estreou Os Simpsons — cujo conceito é parecidíssimo! É impossível não ver o Homer em Dino. Fran também se parece muito com Margie, e Bob e Charlene equivalem a Bart e Lisa. Por fim, temos Baby, que se destaca como um personagem mais legal que a pequena Maggie.

    "As pessoas achavam a ideia louca", conta a produtora Alex Rockwell, amiga de Jim Henson, dizendo que muitos desaprovavam a realização da série. De fato, o timing atrapalhou. E talvez seja esse o motivo por Família Dinossauros ser tão subestimada. Historicamente, poderia ter ido mais longe. Mas seus méritos são inegáveis: suas inovações, um público próprio, coragem única e sua qualidade indiscutível.

    Nem toda série, afinal, é capaz de cativar os pequenos, emocionar os jovens e alfinetar os adultos. Família Dinossauros fez isso. Por força do destino, ocupou um breve hiato na História de Hollywood. Foi lançada após Os Simpsons, mas pavimentou o caminho trilhado por Jurrasic Park. Marcou sua época. Por isso é digna de todas as congratulações por seus 25 anos. Parabéns!

     

    Família Dinossauros

    A comédia estreou no dia 26 abril de 1991. Foram 65 episódios ao longo de quatro temporadas. A série chegou ao fim no dia 20 julho de 1994.

    Jim Henson

    A criação de Jim Henson foi realizada pela Michael Jacobs Productions e pela Jim Henson Productions em associação com a Walt Disney Television. Foi originalmente exibida pela ABC. No Brasil, foi um sucesso na Globo, nos anos 90. Depois, passou por SBT e Band.

    Dino da Silva Sauro

    O chefe da família é Dino, um megalossauro de 43 anos que trabalha como derrubador de árvores. Gordo, preguiçoso, chucro e machista, Dino é o tipo perfeito para a crítica ao estilo de vida americana proposto por Família Dinossauros. É dele um dos principais bordões dos anos 90: "Querida, cheguei!"

    Fran

    A alossauro de 38 anos é a dona de casa responsável. Pé no chão, contraponto de Dino. A melhor amiga de Fran é Mônica, uma apatossaura pescoçuda que irritava Dino por sua independência e ideais feministas.

    Bob

    O filho mais velho de Dino e Fran é um dos personagens mais legais da série. Apesar do visual radical, o garoto inteligente de 14 anos está sempre engajado em causas sociais. Assim, sua rebeldia é vertida em algo positivo: sua postura contestadora à sociedade jurássica e suas injustiças. Aponto de ele virar vegetariano — uma característica do hipsolodofonte. Seu melhor amigo é Carlão, um malandro que sempre envolvia Bob em confusão.

    Charlene

    A filha do meio representa a patricinha americana: materialista, sonha em ser a mais popular da escola e desejada pelos garotos. A protocerátope vive brigando com Bob e tem inveja do irmão caçula, Baby.

    Baby

    O caçulinha é, talvez, o personagem mais popular da série. Desbocado, malvado, instável, porém brincalhão, ativo e amável. Tão esperto que às vezes a gente até esquece que é um bebê. Aí soa ainda mais fofo quando tem atitudes de neném ou demonstra todo seu amor por Fran. "De novo, de novo!" e "Não é a mamãe!" são os principais bordões do personagem. Seu hobby predileto, à frente de ver programas infantis, é dar panelada na cabeça de Dino.

    Zilda

    A vovó é mãe de Fran. Sogra típica, vive implicando com o genro. A edmontonia de 72 anos é surpreendida pelo espírito de seu marido morto, que diz que todos no céu são iguais a Dino.

    Sr. Richfield

    O tricerátopo de 42 anos é o chefe de Dino na toda-poderosa companhia WESAYSO. Chefe tirano, tem um método bem eficiente (e peculiar) de espantar os pretendentes de sua filha: comê-los.

    Roy

    O melhor amigo de Dino subverte completamente a fama de rei dos dinossauros do Tiranossauro Rex. Dócil, ingênuo e até bobo demais, ele não tem sorte com o sexo oposto, vide suas experiências frustradas com Mônica e Dina, irmã do seu camarada.

    Sósia

    O Roy também é o único com um sósia brasileiro, o ator Herson Capri, dizem...

    Tecnologia

    Família Dinossauros tinha um alto custo de produção. O investimento milionário tinha como causa a tecnologia encontrada para dar vida aos personagens. À época, a melhor resolução criativa para os dinossauros foi a mecatrônica. Acima, um raio-x do capacete de Dino.

    Mecatrônica

    Assim, os atores vestiam as fantasias dos dinossauros e seus capacetes especiais, com fones de ouvido e microfone para a captação de suas falas. As expressões dos bonecos eram controladas eletronicamente por um outro técnico, que acompanhava a cena com toda atenção do mundo. Complexo! E genial.

    Sucesso de vendas

    Apesar do alto custo, a Disney investiu na série também por causa de seu potencial de faturamento com produtos licenciados. Os bonequinhos acima eram vendidos a um preço mais acessível e foram febre no Brasil.

    Fenômeno Baby

    Mas o desejo de consumo era mesmo essa versão fofa do Baby. Idêntico ao personagem, o boneco reproduzia suas falas. Só tinha um problema: era caro!

    Polêmicas

    Família Dinossauros marcou época por sua coragem em explorar tabus e confrontar costumes da sociedade norte-americana. Assim, nasceu uma narrativa surpreendentemente refinada, metafórica, de modo a não ofender as crianças. Num dos episódios, por exemplo, a família Silva Sauro experimenta uma planta que causa alucinações.

    Consumo excessivo e extinção

    Uma atração à parte em Família Dinossauros é a abertura da geladeira. A comida é viva, e grita de modo insano e engraçado até quando vai pra panela. Mas, num episódio, Bob abriu os olhos da família para a seriedade da questão. Dino compra os dois últimos espécimes de Mico-Anão, prato visado pelos dinossauros, para comemorar o seu aniversário de casamento com Fran. Bob se dá conta da gravidade da situação e impede a extinção da espécie.

    Anabolizantes

    Mas quem disse que Bob não pisava na bola? Teve o dia em que o Bob abusou dos esteróides para conquistar uma garota — e acabou pagando o alto preço dos efeitos colaterais.

    Televisão

    Família Dinossauros também critica o tempo que as pessoas passam em frente à TV. O que se tornou uma sátira a grandes emissoras dos Estados Unidos: o canal de notícias era a DNN (paródia de CNN); o de esportes, DSPN (ESPN); o de música, DTV (MTV); o matinal, Good Morning Pangea (Good Morning America); e por aí vai. A série ainda fez piada de programas concorrentes e questionou o modo de se fazer televisão ao longo de suas quatro temporadas.

    Os nomes

    O engajamento ambiental de Família Dinossauros foi parar nos nomes dos personagens. Muitos deles foram inspirados em petrolíferas, como Phillips, Hess e Richfield. Originalmente, a família Silva Sauro se chama Sinclair, "homenagem" à corporação de petróleo centenária cujo símbolo é um dinossauro. Zilda, no original, se chama Ethyl (em português, "etilo"). Da mesma forma, as iniciais de B.P. Richfield se referem à British Petroleum.

    Referência ao cinema

    Nem só de críticas ácidas são as referências de Família Dinossauros. Nessa cena, a alusão é clara: O Exorcista. A série também homenageou o sucesso Jurassic Park - Parque dos Dinossauros.

    Na música

    As referências de Família Dinossauros também se estendem ao mundo da música. Tem uma cena em que o Baby parodia a clássica "Born to be Wild", música do grupo Steppenwolf que marcou a História do cinema no filme inaugural da Nova Hollywood, Sem Destino (Easy Riders).

    Os Simpsons

    As grandes semelhanças entre a Família Dinossauros Os Simpsons foram motivo de piada na série da Fox. No episódio “Black Widower”, a família mais famosa de Springfield assiste a um programa muito suspeito, e Bart observa que aqueles personagens são uma cópia deles. Tem nem como negar...

    Filme

    A ideia dos produtores era realizar um filme baseado nos Silva Sauro. Porém, a comédia foi movida na programação da ABC em sua quarta temporada (para depois da série infantil Três é Demais), o que gerou uma grande perda de audiência entre o público jovem e adulto. O erro estratégico provocou não só o cancelamento do longa-metragem, como da série da Família Dinossauros.

    O fim de uma era

    O episódio final de Família Dinossauros é um dos mais pungentes da História da televisão. Líder de audiência na faixa de 2 a 11 anos, a série teve a coragem de encerrar sua exibição em tom fúnebre. Em suma, é a história de um pai que, após uma sucessão de decisões erradas, provoca a morte de todos, inclusive seus filhos. Só isso. A companhia WESAYSO, em nome do progresso, extermina os besouros responsáveis por podar as videiras. Para controlar o incômodo crescimento das plantas e mehorar a imagem da empresa, agradando ao Sr. Richfield, Dino e Roy aceitam a missão de envenenar as videiras. E acabam matando todas as plantas do planeta. A tragédia ambiental extermina o alimento vegetal, inicia a era glacial e provoca o fim dos dinossauros. E o mais sombrio de tudo é a tentativa de Dino em explicar a situação para Baby, incapaz de compreender a gravidade do cenário. Não à toa, o corajoso episódio foi proibido em alguns países.

    facebook Tweet
    Back to Top