Todo mundo tem lá as suas séries preferidas. Aquelas que são boas para distrair a cabeça após um dia estressante de trabalho, que relembram velhos tempos ou que despertam, de uma forma ou de outra, alguma sensação boa. Todo mundo, inclusive os grandes astros e gênios de Hollywood. Por isso, o The Hollywood Reporter decidiu fazer uma pesquisa e apurou, entre aqueles que estão por dentro da indústria, quais as séries que eles relembram com mais carinho.
Qual é a melhor série de TV de todos os tempos? A pergunta é difícil de responder, pois deve levar em consideração vários critérios de qualidade e público. Porém, a questão aqui não é quais são as melhores, e sim as favoritas - aquelas pelas quais as pessoas guardam um carinho especial, mesmo que elas não sejam exatamente obras-primas de genialidade ou originalidade da televisão.
Para fazer a lista das 100 séries favoritas de todos os tempos, o THR fez a pergunta a 2800 pessoas que estão, de alguma forma, ligadas à indústria do entretenimento: 779 atores, 365 produtores, 268 diretores entre outros profissionais de Hollywood.
A ideia era de que os votantes fossem anônimos, mas alguns grandes nomes estiveram dispostos a dar a cara a tapa. Damon Lindelof, o co-criador de Lost, afirmou: "A minha favorita é Twin Peaks. Ela basicamente mudou a forma como o meu cérebro trabalhava."
Já Mike Hopkins, CEO do serviço de streaming Hulu, escolheu The Sopranos: "É um clássico. Ela tinha tudo," resumiu. Confira, na galeria acima, quais são as 25 primeiras colocadas na pesquisa.
Confira, abaixo, as demais séries da lista:
28 - ER
29 - Six Feet Under
30 - The Wire
31 - The Office (US)
32 - Parks and Recreation
33 - Sherlock
34 - South Park
35 - Star Trek
36 - The Muppet Show
37 - Dexter
38 - Friday Night Lights
39 - All in the Family
40 - Frasier
41 - Happy Days
42 - Castle
43 - The Carol Burnett Show
44 - Downton Abbey
45 - Homeland
46 - Veep
48 - The Golden Girls
49 - Orphan Black
50 - Freaks and Geeks
51 - Gilmore Girls
52 - True Detective
53 - Curb Your Enthusiasm
54 - Um Maluco no Pedaço
55 - Star Trek: A Nova Geração
56 - The Wonder Years
57 - The Good Wife
59 - Monty Python's Flying Circus
60 - Murphy Brown
61 - Roseanne
62 - Bewitched
63 - Hill Street Blues
64 - House
65 - Family Guy
66 - Taxi
67 - Moonlighting
68 - Firefly
69 - Entourage
70 - I Dream of Jeannie (A Jeannie é um Gênio)
71 - Saved by the Bell
72 - Mork & Mindy
73 - Alfred Hitchcock Presents
74 - 24 Horas
75 - Doctor Who (Clássica)
76 - Três é Demais
77 - Scandal
79 - Sesame Street
80 - Os Flintstones
81 - Lar & Order: SVU
82 - Gilligan's Island
83 - Get Smart
84 - Alias
85 - Law & Order
86 - True Blood
87 - Scrubs
88 - It's Always Sunny in Philadelphia
89 - The Rockford Files
90 - Arrow
91 - The Americans
92 - The Bob Newhart Show
93 - The Brady Bunch
94 - Parenthood
95 - Battlestar Galactica
97 - Ally McBeal
98 - Family Ties
99 - Fawlty Towers
100 - Desperate Housewives
E aí, gostou das escolhidas ou a sua favorita foi injustiçada?
1 - Friends
Já faz mais de dez anos que o episódio final de Friends foi ao ar pela primeira vez - mais precisamente, no dia 6 de maio de 2004. Apesar disso, a comédia criada por David Crane e Marta Kauffman continua, até os dias de hoje, conquistando o carinho do público, e agregando cada vez mais fãs. "Nosso mantra era 'Vamos fazer uma série a que nós de fato assistiríamos.' E deu certo," declarou Kauffman.
2 - Breaking Bad
Um drama sobre um professor de química do Ensino Médio que descobre que tem câncer e se torna um traficante de drogas. Quem diria que Breaking Bad daria tão certo? Quando a AMC adquiriu os direitos de produção da série, chamaram John Cusack e Matthew Broderick para o papel de Walter, mas Vince Gilligan lembrou de um episódio de Arquivo X com Bryan Cranston, e quis o ator para o papel.
3 - Arquivo X
A música arrepiante, as infinitas teorias de conspiração, a dinâmica de Mulder e Scully. "Não havia nada parecido na TV," diz Chris Carter, criador de The X Files. "Nós pegamos um gênero que vinha sendo menosprezado há anos e o colocamos no topo." Eu quero acreditar!
4 - Game of Thrones
O maior sucesso de audiência da história da HBO é a série que mantém os fãs ligados o ano inteiro criando ou alimentando teorias e sonhando com dragões, tronos de ferro e lobos gigantes. "No fim, não é sobre bom contra o mal. É sobre pessoas com boas intenções que entram em conflito por terem diferentes visões de mundo," resumiu David Benioff, co-criador de Game of Thrones.
5 - Seinfeld
"Milton Berle [comediante] uma vez me disse que se você não pode fazer um personagem interessante, faça-o divertido," disse Michael Richards, intérprete do eterno Cosmo Kramer de Seinfeld.
6 - Família Soprano
Antiga dona do título de série de maior audiência da HBO, The Sopranos foi criada por David Chase, que tinha uma única exigência: "Todas as locaçõs tinham que ser filmadas em Nova Jersey, e não no Queens. Jersey dava à série aquele clima de um drama sobre crime organizado."
7 - Saturday Night Live
Saturday Night Live é uma constante na TV americana há 40 anos. E, segundo o seu criador Lorne Michaels, a série deve ser descrita como inconstante, pois não há melhor definição: "Não dá para ser perfeito por 90 minutos. Mas dá para criar, nesse tempo, um outro tipo de mágica," resumiu.
8 - I Love Lucy
Produzida entre 1951 e 1957, I Love Lucy tem seus reflexos sentidos até hoje. Sem o humor de Lucille Ball, dificilmente veríamos comediantes como Amy Poehler, Tina Fey e Amy Schumer no ar. "Eu assisto sempre que posso. Me impede de ir para o lado sombrio," brinca o ator Guillermo Diaz.
9 - Mad Men
A série que, literalmente, definiu uma era, quase não foi para a AMC. Os antigos agenciadores do criador de Mad Men, Matthew Weiner, o recomendaram não ir para a emissora, pois "eles nunca produziram uma série antes. Você não vai querer que a sua seja a primeira." Felizmente, Weiner não deu ouvidos.
10 - Os Simpsons
573 episódios, 27 temporadas e contando. E o showrunner Al Jean promete que há duas coisas que nunca veremos em Os Simpsons, não importa o que aconteça: "Homer e Marge nunca vão se separar, e Bart e Lisa nunca vão envelhecer."
11 - The West Wing
Criada por Aaron Sorkin, The West Wing quase foi protagonizada por Sidney Poitier, Jason Robards, Hal Holbrook ou John Collum. "Mas então um dia, um produtor me ligou e disse: 'Que tal Martin Sheen?'," contou Sorkin. O resultado? Uma série a qual todo mundo deveria assistir.
12 - Sex and the City
Produzida entre 1998 e 2004, Sex and the City fez com que Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Samantha Jones (Kim Cattrall), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) se transformassem em nomes inesquecíveis.
13 - M*A*S*H
"Nós quebramos várias barreiras. Fomos a primeira série de TV a mostrar sangue em cena. Estávamos sempre nos forçando a descobrir até onde poderíamos ir," disse o ator Jamie Farr, sobre M*A*S*H, a série cujo episódio final é, desde 1983 até hoje, o episódio de maior audiência da TV norte-americana.
14 - Modern Family
Um total de 1400 atores fizeram testes de audição para o elenco de Modern Family. Jesse Tyler Ferguson fez teste para o papel de Cam, mas os criadores pediram para que ele voltasse e lesse para o papel de Mitchell. "Graças a Deus, porque eu sou mesmo mais o Mitchell," disse o ator.
15 - Lost
Damon Lindelof e Carlton Cuse, showrunners de Lost, jamais imaginaram que tantos detalhes escondidos, como o logotipo da Iniciativa Dharma no avião do episódio-piloto, seriam notados pelo público. Mas as teorias explodiram pela internet. "Isso nos inspirou a complicar as coisas - era o que o público queria!" disse Cuse. (E complicaram tanto que, até hoje, há mistérios não desvendados.)
16 - Arrested Development
Provando que cancelamento não é para sempre, Arrested Development, a comédia sobre a disfuncional família Bluth, foi cancelada pela Fox em 2006 mas resgatada pela Netflix em 2013.
17 - Além da Imaginação
"Honesto, intenso e ambicioso" é como o ator Noah Keen relembra o criador e apresentador de The Twilight Zone, Rod Serling. A antológica série produzida entre 1959 e 1964 é relembrada até hoje com carinho e apreço.
18 - 30 Rock
30 Rock é a sitcom de Tina Fey baseada em seus anos escrevendo SNL. A atriz e produtora lembra o primeiro ano no Emmy: "Nós perdemos tudo, mas ganhamos melhor série. Alec Baldwin tinha tanta certeza que não íamos ganhar que ele estava no banheiro," relembrou.
19 - The Mary Tyler Moore Show
Inicialmente, Mary Richards deveria ser uma mulher separada, mas a emissora recusou a ideia. James L. Brooks não venceu todas as suas batalhas, mas The Mary Tyler Moore Show foi a primeira a fazer referência a sexo casual, pílulas anticoncepcionais e personagens gays.
20 - Twin Peaks
Twin Peaks só teve duas temporadas, mas o drama surreal de David Lynch deu origem a um cult tão grande que a Showtime vai trazê-la de volta em 2017. Café e torta grátis para todo mundo!
21 - House of Cards
O drama político protagonizado por Kevin Spacey e Robin Wright foi um tiro no escuro quando Spacey assinou o contrato com a Netlfix, mas definitivamente valeu a pena. "Estou acostumado com as pessoas achando que eu sou meio louco," confessou o intérprete de Frank Underwood em House of Cards.
22 - Will & Grace
Will & Grace foi a série que pavimentou o caminho para o casamento entre pessoas do mesmo sexo, de acordo com o Vice Presidente norte-americano Joe Biden. "Uma certa noite, meu agente perguntou se eu consideraria fazer o Will ser um personagem hétero. Eu tenho um novo agente agora," conta o co-criador Max Mutchnick.
23 - Cheers
A primeira consideração do canal NBC para interpretar o personagem Sam Malone foi Bill Cosby. Posteriormente, quando Cosby ganhou seu próprio programa, The Bill Cosby Show, isso acabou alavancando a audiência de Cheers, que era exibida em sequência, às alturas.
24 - The Walking Dead
"Um velho-oeste apocalíptico" é como o showrunner Dave Erickson descreve The Walking Dead. Quem aí não foi contaminado com esta febre zumbi? O drama é uma das séries de maior audiência da TV a cabo dos EUA.
25 - The Big Bang Theory
"Tem alguma coisa de infantil nos nossos físicos," comenta Chuck Lorre, tentando explicar o motivo de tanto sucesso de sua série. "Eles são personagens que precisam de proteção." The Big Bang Theory, com Jim Parsons e Kaley Cuoco-Sweeting, vai para a nona temporada.