Todo mundo viu, está vendo, ou ainda vai ver Demolidor. A primeira produção da ambiciosa parceria entre Marvel e Netflix tem sido bastante elogiada por público e crítica, e é claro que não poderia deixar de esconder várias referências ao universo da Marvel. Afinal, tudo está interligado.
De pequenas referências a nomes clássicos dos quadrinhos, e até objetos escondidos em cena, há vários detalhes a serem percebidos na primeira temporada da série do Vigilante de Hell’s Kitchen. Isso sem contar, é claro, com a sempre marcante participação de Stan Lee.
Listamos aqui alguns dos mais significativos Easter Eggs. Se você encontrou algum que deixamos passar, escreva nos comentários!
Barris Químicos
A história de Matt Murdock (Charlie Cox) se inicia quando ele salva a vida de um senhor em um acidente na rua, e é atingido nos olhos por produtos químicos. Apesar de a substância que o deixa cego não ser especificada, os barris estão identificados como “TYP A”, com o número serial “0464XXXX”. Esta é uma referência a abril de 1964 (ou seja, 04/64), a data de publicação original do primeiro quadrinho do Demolidor.
Padre Lantom
Antes de começar a agir como o vigilante da Cozinha do Inferno, Matt se confessa com o Padre Lantom (Peter McRobbie). O religioso, entretanto, não é um personagem qualquer. Nos quadrinhos, ele aparece na história de Os Fugitivos, que acompanha um grupo de adolescentes que são filhos de vilões, mas decidem usar seus poderes para combater as ideias dos pais.
O Homem Sem Medo
Muito já se falou a respeito dos trajes do Demolidor na série, mas a primeira roupa adotada pelo vigilante, o traje preto, é baseado na minissérie “O Homem Sem Medo”, escrita por Frank Miller com John Romita, Jr. A história narra os dias iniciais do Demolidor, e ele usa a identidade do “homem mascarado” enquanto persegue uma quadrilha de tráfico de órgãos - justamente a primeira ação do vigilante, logo no início do episódio piloto.
A Luta no Píer
E falando na quadrilha de tráfico, a cena do primeiro episódio em que Matt luta no píer foi retirada do quadrinho do Demolidor Vol I, nº 159 - publicado em julho de 1979. Na ocasião, Turk Barret (Rob Morgan) é derrotado pelo herói em uma situação bem semelhante à cena do episódio-piloto. A história marca a segunda publicação de Frank Miller no universo do Demolidor. Barrett, inclusive, existe no universo do herói desde 1970 mas, ainda assim, nunca ascendeu ao posto de super-vilão.
Carl 'Crusher' Creel, o Homem Absorvente
Essa foi difícil não perceber, até mesmo porque já adiantamos que ocorreria. O oponente de Jack Murdock (John Patrick Hayden) já havia aparecido anteriormente no Universo Cinematográfico da Marvel, e é mais conhecido pela alcunha de “O Homem Absorvente.” Ele apareceu em Agents of S.H.I.E.L.D. para dar trabalho ao time de Coulson (Clark Gregg). A própria Marvel já havia confirmado que os dois ‘Creel’ seriam o mesmo personagem, apesar de ele ser somente citado em Demolidor - ou seja, não aparece.
Design Criativo
O nome Barton aparece nos fundos de uma cena em um dos flashbacks da infância de Matt. Apesar de chamar a atenção de qualquer fã dos Vingadores – afinal, Barton é o sobrenome do Gavião Arqueiro -, a referência é à equipe de produção, como ao diretor de arte Toni Barton ao designer de produção Loren Weeks.
Roscoe
O homem que exige que Jack Murdock perca a luta contra Creel no 5º Round pode parecer um personagem sem importância, mas ele também é um personagem do quadrinho. Roscoe Sweeney é um vilão da HQ responsável por arranjar lutas e é conhecido pelo apelido de – surpresa! – Arranjador.
O "Incidente": A Batalha de Nova York
A série menciona, várias vezes, o “incidente” que transformou Hell’s Kitchen em um local criminoso e sem leis. O dito incidente está fazendo referência à “Batalha de Nova York”, que acontece em The Avengers – Os Vingadores. Vale lembrar: os eventos da série se situam dentro de 18 meses após os de Vingadores 2, e provavelmente, antes dos de Capitão América – O Soldado Invernal.
Ben Urich
Ben Urich (Vondie Curtis-Hall) é um famoso repórter investigativo nos quadrinhos, e teve suas habilidades e sua integridade jornalística adotadas para Demolidor. Porém, alguns detalhes precisaram ser adaptados para a série: Urich na verdade trabalha no jornal The Daily Bugle - o mesmo do universo do Homem-Aranha. Como na época que a série começou a ser produzida, a parceria Sony-Marvel ainda não havia sido fechada, o ambiente de trabalho foi transformado em "The New York Bulletin."
WHIH World News
Sempre presente no Universo Cinematográfico da Marvel, o canal de notícias WHIH World News faz a cobertura televisiva do que acontece na Cozinha do Inferno. O canal, que tem base em Atlanta, sempre aparece quando algo de destaque acontece, e também é visto em outras produções da Marvel, como Homem de Ferro 2 (2010), O Incrível Hulk (2008) e Agents of S.H.I.E.L.D.
Rigoletto e a origem do Rei do Crime
Na série, o Sr. Rigoletto é o agiota de quem o pai de Wilson Fisk pega dinheiro emprestado. Anos mais tarde, o braço direito de Wilson, Wesley (Toby Leonard Moore) menciona que seu patrão tomou a organização de um outro chefe da máfia, chamado “Rigoletto.” Nos quadrinhos, Don Rigoletto faz parte da origem da história do Rei do Crime: foi ele quem primeiro contratou Fisk, para ser seu Guarda-Costas. Após isso, Fisk o matou e tomou o seu império. Já um grande chefe do crime organizado, o Rei do Crime usa nos quadrinhos uma típica (e esquisita) roupa: um traje branco com uma echarpe no pescoço. O excêntrico visual não é adotado na série, mas no jantar romântico, Vanessa (Ayelet Zurer) conta a Fisk que um pretendente anterior dela usava “terno branco e echarpe,” e os dois riem. A piada é uma clara menção ao visual que ele usou por décadas.
Wesley
E falando em Wesley, ele também não é nenhum novato. O personagem apareceu pela primeira vez em 1986 na HQ do Demolidor número 227, escrita por Frank Miller e David Mazzucchelli.
Leland Owsley
Bob Gunton vive o corporativo Leland Owsley. Com um nome desses, vale lembrar: Ele faz referência ao vilanesco The Owl, O Coruja. Nos quadrinhos, antes de se tornar um vilão, ele trabalhava como assistente financeiro, exatamente como na série. Em algumas realidades, ele era capaz até mesmo de voar, mas, bem... não nessa.
Claire Temple
A personagem de Rosario Dawson na série é basicamente a Enfermeira da Noite - que, dá pra imaginar, cuida dos machucados dos vigilantes. Nos quadrinhos, porém, a Enfermeira era na verdade Linda Carter. Temple, na HQ, é uma médica e interesse amoroso de Luke Cage. As duas foram transformadas em uma única personagem para a adaptação da Netflix.
Mike Murdock
Quando Claire conhece Matt, ele diz a ela que seu nome é Mike, para proteger sua verdadeira identidade. Este nome não é aleatório: em um arco dos quadrinhos, o herói decide que precisa relaxar um pouco, e adota a identidade secreta de Mike Murdock, um teórico irmão gêmeo de Matt, e aparentemente consegue enganar as pessoas com isso.
Josie's
Há vários bares e pubs em Hell’s Kitchen, mas o lugar preferido de Foggy (Elden Henson) e Karen Page (Deborah Ann Woll), o Josie’s, também aparece em vários quadrinhos da Marvel, geralmente ligado ao universo do Demolidor.
Karen Page e os interesses amorosos de Matt
Quando Foggy diz que "se tiver uma mulher bonita com caráter questionável", Matt vai ficar com ela, não é nenhum exagero. Matt já se relacionou com Elektra, com a Viúva Negra(!) e diversas outras personagens da Marvel. Isso inclui Karen Page (Deborah Ann Woll), que não é tão inocente quando parece (afinal, você acha que ela nunca usou uma arma antes?). Nos quadrinhos, ela já passou por diversos problemas, desde ser enganada para acreditar que é portadora do vírus do HIV, e até se tornar uma viciada em drogas.
Ginásio Fogwell
Quando o dia termina, Matt Murdock vai para o Ginásio Fogwell para treinar suas habilidades em luta. A academia aparece várias vezes na série, e não é por acaso: ela está presente na primeira revista do Demolidor de abril de 1964. Nela, a academia é apresentada como um lugar onde “uma história diferente de qualquer outra que você já leu” se inicia.
Orfanato St. Agnes
O orfanato de St. Agnes, onde Matt foi criado após a morte do pai, tem o mesmo nome do lugar onde Skye/Daisy Johnson (Chloe Bennet), de Agents of S.H.I.E.L.D., foi criada.
Imobiliária Van Lunt
A aparição é breve, mas uma coisa é certa: Qualquer nome que aparece em um projeto da Marvel faz referência a alguma outra criação. É o caso do escritório de Matt e Foggy. Na porta é possível ver escrito "Van Lunt Real Estate Co.", ou seja, o local antes abrigava a Imobiliária de Van Lunt - Uma referêcia ao corretor Cornelius Van Lunt, que posteriormente se transforma no vilão "Taurus."
Atlas Investiments
E falando em portas, a porta do outro lado do corredor do escritório de advocacia mostra o logotipo da "Atlas Investiments." O nome é uma referência à Atlas Comics, a companhia que em 1950 se transformou na Marvel Comics.
Petróleo Roxxon
Roxxon é mencionada em uma reunião na época em que Foggy Nelson e Matt Murdock ainda trabalhavam para a Landman/Zakk. A empresa petroleira reaparece muitas vezes no universo Marvel, principalmente nos filmes do Homem de Ferro. A corrupta coorporação existe na HQ desde 1974, mas no Universo Cinematográfico, sua existência data da década de 1940. Curiosamente, um processo envolvendo a Roxxon é o que faz Matt querer desistir de ser um advogado coorporativo - e leva o amigo Foggy junto.
A Garota Grega
Uma referência a Elektra Natchios, uma das figuras principais na vida de Matt, sempre estará presente no Demolidor. Aqui, ela é lembrada em uma cena de flashback em que Foggy menciona “a garota grega”, um interesse amoroso de Matt na época da faculdade. Será que poderemos esperar por uma aparição sua na segunda temporada?
Melvin Potter
Quando a armadura de Fisk é atingida por uma lâmina russa, ele pede ao seu comparsa para "encomendar outra com o Sr. Potter." Em seguida, Matt Murdock encontra o homem, e descobrimos que se trata de Melvin Potter (Matt Gerald), um alfaiate responsável por alguns dos uniformes mais excêntricos de Hell's Kitchen - inclusive o dele mesmo. Posteriormente, Potter se transforma no vilão O Gladiador. E algumas referências nas cenas dão a dica: Na primeira aparição de Potter, há um pôster em sua oficina do filme italiano "A Vingança de Spartacus" - cujo título americano é "Revenge Of The Gladiators". Para deixar a referência ainda mais clara, o poster é das cores amarela e azul, exatamente como é o uniforme do Gladiador na HQ. Além disso, alguns diagramas também são vistos sobre sua mesa de trabalho, com o design exatamente igual ao do seu uniforme dos quadrinhos. Já Betsy, a quem ele se refere várias vezes, trata-se de Betsy Beatty, sua terapeuta que posteriormente se transforma em sua esposa.
O Metalóide
Ainda na oficina de Potter, é possível ver também a referência a outro herói da Marvel, o Metalóide, ou Stilt Man, cujo “poder” é conseguir esticar as pernas – tudo bem, nem todo personagem da Marvel é exatamente incrível. Parte de sua vestimenta está presente nos fundos de uma cena.
O Mercenário
Bullseye, como é o nome original, é um comparsa do Rei do Crime e inimigo do Demolidor desde que apareceu na HQ pela primeira vez, em 1976, na edição número 131. Na série, ele tem uma potencial aparição, quando Wilson Fisk contrata um atirador para alvejar os policiais. Na HQ, ele adora transformar objetos não-letais em armas, e o objeto favorito dele são cartas de baralho (as mesmas que Ben Urich utiliza para montar o seu quadro). Na cena em que ele aparece, é possível ver um Ás de espadas em sua bolsa enquanto ele está montando a arma.
Stick (e Stone)
Quando o mentor de Matt Murdock, Stick (Scott Glenn) reporta a um homem desconhecido, no fim do episódio 7, ficou claro que forças ainda maiores podem ser envolvidas no futuro de Demolidor. O misterioso personagem é Stone (ou Rocha), e foi interpretado por Jasson Finney. Na HQ, Stone é um dos pupilos de Stick, e faz parte de uma equipe de guerreiros chamada The Chaste, em que cada membro possui uma habilidade sobrenatural. Ele, que também é um personagem criado por Frank Miller, adora lutar contra ninjas e é bem difícil de ser machucado.
Serpente de Aço
Como Demolidor foi a primeira história da Marvel a ser adaptada para a Netflix, era esperado que a série revelasse alguns detalhes de referência para as histórias que virão a seguir, sendo elas A.K.A. Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. Várias conexões podem ser feitas com o universo do último, e uma delas é a marca que aparece nos pacotes de heroína produzidos por Madame Gao. A insígnia é a mesma do Serpente de Aço, um vilão arqui-inimigo do Punho de Ferro.
Madame Gao e Crane Mother
Além da relação da heroína produzida por Madame Gao (Wai Ching Ho) com o universo do Punho de Ferro, tem também a estranha - e marcante fala de Gao, quando ela diz que está voltando para a sua casa, um lugar "consideravelmente mais longe" do que a China. Há uma forte especulação de que Gao seja na verdade a bruxa Crane Mother, comandante de Z'un-Zi, uma das Sete Capitais do Paraíso, e forte adversária do Punho de Ferro. Com certeza há muita coisa escondida ainda sobre Gao, o que fica claro na cena em que ela consegue derrubar o Demolidor com um único soco.
Guerra Civil
Enquanto Matt está aguardando na delegacia, aparece um cartaz pregado no balcão atrás dele, em que se lê "Você não precisa revelar a sua identidade para acabar com crimes violentos." Esta frase é uma referência ao arco da Guerra Civil, já que carrega a sua principal premissa: O governo considera subversivos todos os super-heróis que não revelarem a sua identidade para serem cadastrados. Vale lembrar: A história de Guerra Civil será abordada em Capitão América 3.