Depois de fazer sucesso de audiência e levar 8 Emmys, The Last of Us está de volta para sua 2ª temporada neste domingo, 13 de abril. A nova parcela da série da HBO irá adaptar os acontecimentos do segundo jogo, The Last of Us – Parte 2, e promete intensificar ainda mais a carga emocional da história de Ellie (Bella Ramsey) e Joel (Pedro Pascal).
Com os novos episódios, a trama sofrerá um salto temporal e se passa cinco anos depois que os protagonistas conseguiram chegar ao vilarejo amuralhado onde o irmão de Joel vive com a família, ainda que suas decisões tenham fragilizado o relacionamento com Ellie. O tempo que se passou também apresenta novos personagens e revelará mudanças significativas no contexto em que o mundo está inserido.
Então, separamos alguns momentos importantes da 1ª temporada para refrescar a sua memória:
A morte de Sarah, no episódio 1

Este episódio começa em 2003 com o início de uma pandemia causada por um fungo que transforma as pessoas em criaturas ferozes. Joel e Sarah (Nico Parker), sua filha, tentam fugir do caos, mas no processo, um soldado fere mortalmente Sarah, que morre nos braços do pai. A história salta 20 anos no futuro, para 2023, onde Joel vive em uma zona de quarentena controlada pelo governo autoritário FEDRA. Ele e sua parceira Tess (Anna Torv) se envolvem em contrabando e, em sua busca por uma bateria de carro, cruzam o caminho dos rebeldes Vaga-Lumes, que os encarregam de tirar uma garota chamada Ellie da cidade.
Enquanto escapam, eles descobrem que Ellie está infectada, mas não mostra sinais da doença, sugerindo que ela é imune. A missão de Joel e Tess agora pode ser a chave para encontrar uma cura enquanto eles enfrentam os perigos de um mundo pós-apocalíptico.
O sacrifício de Tess, no episódio 2

À medida que se aprofundam nas ruínas de Boston, Tess, Joel e Ellie enfrentam o perigo constante dos infectados. Então Tess explica a Ellie que a razão pela qual ela é tão importante é que seu sangue pode ser a chave para encontrar uma cura. Ao longo do caminho, eles enfrentam vários infectados, alguns dos quais são do tipo "clicker", altamente perigosos devido à sua aguda capacidade de localização por meio de sons.
No entanto, o episódio atinge seu clímax quando Tess, ao tentar abrir uma porta para escapar, descobre que a área está infestada por um grande número de infectados. Na tentativa de proteger Ellie e Joel, Tess se sacrifica, enfrentando vários monstros. Ao morrer, ele pede a Joel que leve Ellie para um lugar seguro.
Bill e Frank, no episódio 3

No terceiro episódio, a trama desvia dos personagens principais para focar na história de Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett), que vivem em uma pequena cidade abandonada. Bill é um homem solitário e paranoico que transformou a cidade em uma fortaleza para se proteger dos infectados e saqueadores. Mas sua vida mudou quando Frank chegou à sua casa em busca de refúgio, e um relacionamento profundo e afetuoso começou a florescer entre eles, apesar das diferenças e das circunstâncias extremas em que viviam.
Mas em uma reviravolta emocional, Frank, agora idoso e gravemente doente, decide acabar com seu sofrimento de forma pacífica, pedindo a Bill para acompanhá-lo em seu último dia. O episódio terminou com Bill aceitando a morte do parceiro e, num ato de amor, deixa tudo pronto para que Joel e Ellie encontrassem o que precisavam para continuar sua jornada.
Henry e Sam, no episódio 5

No quinto episódio, Joel e Ellie chegaram a Kansas City, onde encontraram um grupo de sobreviventes liderados por Kathleen (Melanie Lynskey), que buscava vingança pela morte de seu irmão nas mãos dos antigos líderes da cidade. Enquanto os protagonistas enfrentavam os perigos da cidade, eles encontraram Henry (Lamar Johnson) e Sam (Keivonn Woodard), dois irmãos que também queriam escapar da cidade. Henry pretende levá-los para um lugar seguro fora da cidade, mas eles são pegos em um confronto com os soldados de Kathleen.
Em uma das sequências mais tensas da série, os personagens enfrentam um grupo colossal de infectados que emerge do subterrâneo, causando uma luta frenética pela sobrevivência. O grupo consegue escapar, mas o episódio termina de forma dolorosa quando Sam é infectado e o mais velho decide acabar com seu sofrimento e se matar junto.
Ellie e Riley, no episódio 7

No sétimo episódio, a história se concentra em um flashback que mostra a vida de Ellie antes de conhecer Joel, explorando seu passado em uma zona de quarentena. Ellie, que vive em um ambiente militar controlado, tem uma amizade próxima com Riley (Storm Reid). Depois de várias semanas desaparecida, Riley revela que se juntou aos Vaga-Lumes e convida Ellie para fugir com ela para explorar a cidade e viver uma última aventura juntas.
As duas visitam vários locais abandonados, incluindo um shopping, onde jogam fliperama e vivenciam a liberdade de não estar sob controle militar. No entanto, as coisas se complicam quando são mordidas por infectados, marcando uma reviravolta dramática na história. Ellie, que não é afetada graças à sua imunidade, observa Riley sucumbir ao vírus, e o episódio termina com uma Ellie devastada enfrentando a dolorosa realidade de que não será capaz de salvar sua amiga.
O acampamento canibal, no episódio 8

Após uma longa busca por Joel, que está gravemente ferido, Ellie conhece um grupo de sobreviventes liderados por um homem chamado David (Scott Shepherd), que parece ser um líder carismático e protetor de um acampamento isolado, onde aparentemente há uma comunidade unida, mas as coisas não são o que parecem.
Ela logo descobre que David e seu grupo estão envolvidos em práticas canibais, e sua gentileza esconde um segredo obscuro e sinistro. a tensão atinge o ápice quando ela enfrenta David, em um confronto brutal no qual mostra grande coragem e determinação para proteger a si mesma e Joel. No final do episódio, eles são atacados e Joel é nocauteado.
O massacre do hospital, no episódio 9

Ao acordar, Joel encontra Marlene (Merle Dandridge) e entende que quem os atacou foram os Vaga-lumes, grupo de sobreviventes que procuravam por Ellie. Ao questionar o paradeiro da menina, Marlene explica que ela está em segurança e que estão extraindo a possível cura, porém, ao fazer isso, coloca a vida da jovem em risco, podendo levá-la à morte.
Indignado, Joel mata o médico e dispara com a menina em uma fuga frenética que se transforma em um verdadeiro massacre. Eles conseguem chegar à comunidade de Jackson, onde o irmão de Joel vive com a família. Quando Ellie pergunta o que realmente aconteceu, ele diz a ela que a operação não seria necessária porque os Vaga-Lumes já tinham encontrado outras pessoas imunes para desenvolver a cura, algo que percebe automaticamente que é mentira.
*Conteúdo global AdoroCinema.