Seriadores de plantão, nosso momento chegou: O mundo televisivo será badalado pelo Emmy Awards! Sim, já tivemos um Emmy no início do ano, mas era a edição referente ao ano de 2023. Agora, vamos celebrar as séries exibidas até 31 de maio de 2024, voltando para a programação normal da award season.
Com 25 indicações, Xógum saiu na frente e já levou 14 estatuetas para casa nas categorias técnicas. Mas O Urso também fez bonito, com 7 vitórias até agora - inclusive as duas brigas de atores convidados em série de comédia. Então, como já manda a tradição, o AdoroCinema vai tentar prever quem serão os grandes vencedores do evento principal. E quem sabe isso não atiça a sua curiosidade em conhecer séries novas para maratonar?
Sob o comando de Eugene Levy e Dan Levy, o Emmy Awards 2024 acontece no próximo domingo, 15 de setembro, sendo exibido pela TNT e pela Max a partir das 21 horas. Não deixe de conferir a cobertura completa no site e nas redes sociais do AdoroCinema!
MELHOR SÉRIE DE DRAMA
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
Sinceramente, a categoria de dramas não possui a potência que deveria ter para ser a última e mais badalada briga da noite. Até alguns meses atrás, The Crown parecia ser a favorita simplesmente por existir, apesar de ter uma temporada final com recepção mista. Porém, como toda boa trama, uma reviravolta inesperada aconteceu: Xógum veio pro setor dramático após planejar uma segunda temporada para o sucesso histórico. Uma jogada de mestre que deve garantir o Emmy mais cobiçado da premiação - já que nenhuma das outras novatas parece ter se destacado o suficiente para roubar a dianteira.
Quem vai ganhar: Xógum
Quem pode ser a zebra: The Crown
MELHOR ATOR EM DRAMA
Donald Glover (Sr. e Sra. Smith)
Walton Goggins (Fallout)
Gary Oldman (Slow Horses)
Hiroyuki Sanada (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão)
Dominic West (The Crown)
É inegável que Xógum não seria a mesma sem a performance intrigante de Hiroyuki Sanada, então oficialmente ele parece ser o favorito. Porém, seria fácil ver Hollywood caindo em seus antigos costumes e dando o prêmio para um ator do calibre de Gary Oldman, mais popular dentre os colegas. Após 14 vitórias em categorias técnicas, vou apostar que Xógum virá com tudo no dia 15 também.
Quem vai ganhar: Hiroyuki Sanada (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão)
Quem pode ser a zebra: Gary Oldman (Slow Horses)
MELHOR ATRIZ EM DRAMA
Jennifer Aniston (The Morning Show)
Carrie Coon (The Gilded Age)
Maya Erskine (Sr. e Sra. Smith)
Anna Sawai (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão)
Imelda Staunton (The Crown)
Reese Witherspoon (The Morning Show)
O dilema da categoria anterior também cabe aqui: Só que dessa vez seria Xógum vs The Crown. Anna Sawai é uma revelação que aparece em três séries de sucesso no momento, enquanto Imelda Staunton é um ícone da atuação. Por um lado, essa pode ser a única chance de Sawai levar o prêmio por Xógum (quem viu, entende o motivo), mas todas as atrizes anteriores que viveram a Rainha Elizabeth no show da Netflix venceram o prêmio. Isso sem contar a dupla de The Morning Show, que acumulou respeitáveis 16 indicações - a maioria nas categorias de atuação, então conta com forte apoio.
Quem vai ganhar: Anna Sawai (Xógum)
Quem pode ser a zebra: Imelda Staunton (The Crown)
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM DRAMA
Tadanobu Asano (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão)
Billy Crudup (The Morning Show)
Mark Duplass (The Morning Show)
Jon Hamm (The Morning Show)
Takehiro Hira (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão)
Jack Lowden (Slow Horses)
Jonathan Pryce (The Crown)
Confesso que essa é uma das categorias mais difíceis para prever. Normalmente, quando tem mais de um candidato do mesmo projeto indicado na mesma categoria, os votos se dividem. Porém, isso muda quando temos um destaque absoluto dentre eles. Sem desmerecer o trabalho de ninguém aqui, mas muitos apontam Tadanobu Asano como aquele quem rouba a cena em Xógum. Mas será que alguém até então desconhecido seria capaz de ofuscar dois vencedores do Emmy? Billy Crudup sempre foi a parte mais interessante de The Morning Show, mas eu vi muita gente apontando para o novato Jon Hamm, então talvez a regra básica do bolão se aplique aqui e divida os votos.
Quem vai ganhar: Tadanobu Asano (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão)
Quem pode ser a zebra: Billy Crudup (The Morning Show)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM DRAMA
Christine Baranski (The Gilded Age)
Nicole Beharie (The Morning Show)
Elizabeth Debicki (The Crown)
Greta Lee (The Morning Show)
Lesley Manville (The Crown)
Karen Pittman (The Morning Show)
Holland Taylor (The Morning Show)
Ok, ter 4 pessoas de uma mesma série aponta como os votantes da Academia gostam de The Morning Show (algo estranho, eu sei). Porém, se teve uma coisa que foi unanimidade em The Crown foi a performance de Elizabeth Debicki no desfecho trágico da Princesa Diana. Parece uma aposta certeira.
Quem vai ganhar: Elizabeth Debicki (The Crown)
Quem pode ser a zebra: Greta Lee (The Morning Show)
MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA
O Urso
Em primeiro lugar, quero agradecer à Academia que finalmente (tomou vergonha na cara e) lembrou de indicar Reservation Dogs em melhor comédia. Essa é uma daquelas pérolas escondidas no streaming que vale a pena ser celebrada. Vai ganhar? Não, mas fico feliz com o reconhecimento tardio.
Então, vamos ao que interessa: O Urso né? Segue como queridinha de todo mundo. Apesar de ser a primeira vez que enfrenta Hacks, outra série adorada; não parece ser o suficiente para impedir essa vitória. Já ganhou 7 esse ano, o que é mais um? Ou dois, ou três...
Quem vai ganhar: O Urso
Quem pode ser a zebra: Hacks
MELHOR ATOR EM COMÉDIA
Matt Berry (What We Do in the Shadows)
Larry David (Segura a Onda)
Steve Martin (Only Murders in the Building)
Martin Short (Only Murders in the Building)
Jeremy Allen White (O Urso)
D’Pharaoh Woon-A-Tai (Reservation Dogs)
A internet clama pela vitória de Matt Berry pelo impagável Laszlo de What We Do in the Shadows (ou talvez seja apenas a minha bolha?). Porém, com uma temporada final tentadora ainda por vir e essa sendo sua primeira indicação, não deve ser dessa vez. Poderia ser a chance final de dar um prêmio para Larry David, porém a performance de Jeremy Allen White deve garantir o segundo Emmy do moço. Afinal, também é difícil escolher apenas um dos protagonistas de Only Murders in the Building...
Quem vai ganhar: Jeremy Allen White (O Urso)
Quem pode ser a zebra: Martin Short (Only Murders in the Building)
MELHOR ATRIZ EM COMÉDIA
Quinta Brunson (Abbott Elementary)
Ayo Edebiri (The Bear)
Selena Gomez (Only Murders in the Building)
Jean Smart (Hacks)
Kristen Wiig (Palm Royale)
Da série "finalmente essa pessoa foi indicada", Selena Gomez entrou merecidamente pra disputa de melhor atriz de comédia, mas enfrenta grandes monstros da área. Maya e Kristen são ícones desde SNL então garantiram indicações, mas não devem levar. A briga está entre Quinta (que teve sua melhor temporada no aspecto performance em Abbott), Ayo (queridinha da série mais hypada que saiu de coadjuvante pra protagonista) e Jean (que ganhou as duas últimas vezes que foi indicada por Hacks). Dessa vez, parece que Smart ainda tem a liderança.
Quem vai ganhar: Jean Smart (Hacks)
Quem pode ser a zebra: Ayo Edebiri (O Urso)
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM COMÉDIA
Lionel Boyce (O Urso)
Paul W. Downs (Hacks)
Ebon Moss-Bachrach (O Urso)
Paul Rudd (Only Murders In The Building)
Tyler James Williams (Abbott Elementary)
Bowen Yang (Saturday Night Live)
"Forks" é "um dos melhores episódios de TV já feitos", segundo metade da redação do AdoroCinema. Se Ebon Moss-Bachrach levou um Emmy pela primeira temporada de O Urso, ele certamente vai levar por cantar Taylor Swift num carro - lembrando que, pelo tempo de elegibilidade, The Bear está indicado pela segunda temporada, não a terceira.
Quem vai ganhar: Ebon Moss-Bachrach (O Urso)
Quem pode ser a zebra: Paul W. Downs (Hacks)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM COMÉDIA
Carol Burnett (Palm Royale)
Liza Colón-Zayas (O Urso)
Hannah Einbinder (Hacks)
Janelle James (Abbott Elementary)
Sheryl Lee Ralph (Abbott Elementary)
Meryl Streep (Only Murders In The Building)
Você tem que ter uma performance muito f*da para ganhar numa categoria com Meryl Streep e Carol Burnett. E por mais que ache que Janelle James mereça vencer faz tempo, Hannah Einbinder é uma das atuações mais comentadas da recente temporada. Seus embates com Jean Smart vão garantir mais um prêmio para Hacks.
Quem vai ganhar: Hannah Einbinder (Hacks)
Quem pode ser a zebra: Meryl Streep (Only Murders in the Building)
MELHOR MINISSÉRIE OU ANTOLOGIA
Duas antologias que apresentaram grandes temporadas recentemente, Fargo e True Detective são vencedoras do Emmy e poderiam ser as favoritas em qualquer ano. Mas todo mundo só falava de uma coisa em 2024: Bebê Rena é a minissérie que chegou de mansinho e se tornou fenômeno de popularidade e crítica. Apesar dos problemas judiciais criados a partir do show, isso não parece ofuscar o projeto da Netflix, que ousou numa trama brutal, mas comovente.
Quem vai ganhar: Bebê Rena
Quem pode ser a zebra: True Detective
MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE
Matt Bomer (Companheiros de Viagem)
Richard Gadd (Bebê Rena)
Jon Hamm (Fargo)
Tom Hollander (Feud: Capote vs. the Swans)
Andrew Scott (Ripley)
Aqui, surge outro conflito grande na minha opinião. Por mais que todos os indicados tenham performances aclamadas, a briga parece estar entre Richard Gadd e Andrew Scott. Normalmente, o certo seria seguir o favoritismo de Bebê Rena, porém Gadd também está indicado pelo roteiro da minissérie. Assim, a Academia poderia seguir uma forma de "distribuir o amor", dando roteiro para Gadd e atuação para Scott. Sem contar que Andrew nem foi indicado por Fleabag, então está na hora de corrigir essa injustiça.
Quem vai ganhar: Andrew Scott (Ripley)
Quem pode ser a zebra: Richard Gadd (Bebê Rena)
MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE
Jodie Foster (True Detective: Terra Noturna)
Brie Larson (Uma Questão de Química)
Juno Temple (Fargo)
Naomi Watts (Feud: Capote vs. the Swans)
Particularmente, amo o que Brie Larson fez em Uma Questão de Química, mas a série perdeu o timing sendo lançada no ano passado. Juno Temple provou versatilidade com Fargo após três anos de indicações por Ted Lasso. Assim como Sofia Vergara, que nunca venceu o Emmy por Modern Family e fez uma transformação radical pra Griselda. Ainda acho que o prêmio vai para Jodie Foster por um trabalho exemplar na temporada mais assistida de True Detective.
Quem vai ganhar: Jodie Foster (True Detective)
Quem pode ser a zebra: Sofia Vergara (Griselda)
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MINISSÉRIE
Jonathan Bailey (Companheiros de Viagem)
Robert Downey Jr. (O Simpatizante)
Tom Goodman-Hill (Bebê Rena)
John Hawkes (True Detective: Terra Noturna)
Lamorne Morris (Fargo)
Lewis Pullman (Uma Questão de Química)
Treat Williams (Feud: Capote vs. The Swans)
Robert Downey Jr. acabou de ganhar um Oscar e interpretou cinco personagens diferentes em O Simpatizante. Num ano comum, já seria o suficiente, mas essa é a única indicação do show da Max, que foi bem esquecido na temporada de premiações. Por outro lado, Jonathan Bailey é um dos novos queridinhos de Hollywood, após estrelar Bridgerton e prestes a aparecer no novo Jurassic Park. Mas a aclamação da crítica começou com Companheiros de Viagem, que tem muitos fãs dentre os votantes. E, sinceramente, o cara gravou as duas séries e Wicked ao mesmo tempo, merece um prêmio por força de vontade!
Quem vai ganhar: Jonathan Bailey (Companheiros de Viagem)
Quem pode ser a zebra: Robert Downey Jr. (O Simpatizante)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM MINISSÉRIE
Dakota Fanning (Ripley)
Lily Gladstone (Debaixo da Ponte: A Verdadeira História do Assassinato de Reena Virk)
Jessica Gunning (Bebê Rena)
Aja Naomi King (Uma Questão de Química)
Diane Lane (Feud: Capote vs. The Swans)
Nava Mau (Bebê Rena)
Kali Reis (True Detective: Terra Noturna)
Se você leu até aqui, muito obrigada pelo seu apoio nessa temporada de premiações! Fazer essas matérias de premiações é algo complicado, mas que amo fazer. Então, encerro com uma frase: se Jessica Gunning não ganhar esse prêmio, vai ser a maior zebra dos últimos anos. Bebê Rena funciona graças à ela, não tem jeito.
Quem vai ganhar: Jessica Gunning (Bebê Rena)
Quem pode ser a zebra: Não vai ter zebra, mas todas as atrizes merecem palmas!
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!