Neste Dia dos Pais, que tal fazer uma viagem no tempo e relembrar aqueles paizões icônicos da teledramaturgia, que nos conquistaram com suas lições de vida, pitadas de humor e, claro, muito amor? Com conselhos sábios, broncas épicas e gestos carinhosos, esses personagens deixaram uma marca inesquecível nas novelas. Relembre alguns papais da ficção!
Edu de Coração de Estudante
Vivido por Fábio Assunção, Eduardo de Coração de Estudante (2002) era um professor de Biologia que lutava pelas causas ambientais. Grudado com o filho, Lipe (Pedro Malta), o educador tentava manter o pequeno afastado da mãe, Mariana (Carolina Kasting), que sofria de dependência química e vivia de forma irresponsável.
Alex de Páginas da Vida
Interpretado por Marcos Caruso, o doce Alex de Páginas da Vida (2006-2007) fazia tudo pelos filhos, Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Sérgio (Max Fercondini). Homem bom, simples e de pouca ambição, contrastava com a esposa, Marta Toledo (Lilia Cabral), uma pessoa sem piedade e que destratava a própria neta com síndrome de Down.
Gael de Malhação Sonhos
Em 2014, Eriberto Leão interpretou o carinhoso Gael em Malhação Sonhos. Pai de Bianca (Bruna Hamú) e Karina (Isabella Santoni), ele criou as jovens sozinho depois da morte da esposa Ana (Carolina Macieira). Com uma academia de artes marciais para comandar, ele era bastante rígido com a mais velha, que sonhava em ser uma lutadora profissional! No entanto, não deixava de demonstrar seu afeto...
Gaspar de Top Model
Em Top Model (1989-1990), Nuno Leal Maia viveu o surfista Gaspar. Simpático e apaixonado pelas mulheres, ele sofria por ter sido abandonado por três pretendentes. No entanto, vivia muito bem com os filhos Elvis (Marcelo Faria), Jane (Carol Machado), Ringo (Henrique Farias), Olívia (Gabriela Duarte) e Lennon (Igor Lage). Brincalhão e divertido, o homem procurava uma companheira para o ajudar a criar os cinco!
Guiga de Os Mutantes
Em Os Mutantes (2008-2009), Guiga (Eduardo Lago) era apaixonado pelas duas filhas, uma com o dom da cura e outra que tinha asas de anjo gigantes. Capaz de se machucar e até mesmo enfrentar o Drácula para proteger as pequenas, ele fazia o possível para ajudá-las a fugir dos mutantes malvados!
Jair de Escrito nas Estrelas
André Gonçalves interpretou o mulherengo e preguiçoso Jair em Escrito nas Estrelas (2009). Apesar da "malandragem" e da imaturidade, o personagem era um ótimo pai para os pequenos Huguinho (Yago Machado), Zezinho (João Victor Granja) e Luizinho (João Fernandes). A casa vivia cheia!
Matoso de Vamp
Otávio Augusto encarnou o vampiro banguela Matoso em Vamp (1991). Com uma personalidade grossa e mandona, o milionário fazia parte do núcleo cômico da novela ao lado dos pequenos Matosinho (André Gonçalves) e Matosão (Flávio Silvino). Apesar da personalidade complicada, o milionário ambicioso amava muito os filhos e vivia perto deles, aprontando as mais diversas travessuras.
Miguel de Laços de Família
Em Laços de Família (2000-2001), o culto e educadíssimo Miguel (Tony Ramos) se dedicava intensamente ao tratamento do filho Paulo (Flávio Silvino), que tinha sequelas neurológicas devido a um acidente de carro, que vitimou fatalmente a mãe. Além de cuidar do filho, Miguel fazia um grande esforço para se aproximar da filha Ciça (Júlia Feldens). Paizão assumido, ele tentava dar o melhor de si aos jovens!
Miguel de Sete Vidas
Na novela Sete Vidas (2015),Domingos Montagner interpretou Miguel, um oceonógrafo que fugia de qualquer vínculo afetivo por causa de um antigo trauma familiar. No entanto, ao longo da trama, ele é resgatado pelos seis filhos: Pedro (Jayme Matarazzo), Felipe (Michel Noher), Luís (Thiago Rodrigues), Laila (Maria Eduarda Carvalho), Bernardo (Ghilherme Lobo) e Joaquim (Bernardo Berruezo).
Shankar de Caminho das Índias
Lima Duarte viveu o gentil Shankar em Caminho das Índias (2009). Na narrativa, o brâmane enfrentou os preconceitos do sistema de castas do país e adotou o orfão dalit Bahuan (Márcio Garcia). Sem julgamentos, ele criou o pequeno com muito amor, boa educação e ensinamentos valorosos da vida!
Tufão de Avenida Brasil
Murilo Benício interpretou o icônico Tufão em Avenida Brasil (2012). No enredo, ele era um ex-jogador de futebol que valorizava muito a família, criando Jorginho (Cauã Reymond) e Ágata (Ana Karolina) como se fossem seus filhos biológicos. Inicialmente, ele não faz ideia que os dois são, na verdade, frutos da relação extraconjugal da maldosa Carminha (Adriana Esteves), sua esposa, com Max (Marcello Novaes).