Não há nada, nem ninguém, que possa escapar do humor ácido de Os Simpsons. Há mais de três décadas, a família amarela de Springfield zombou de personalidades como Lady Gaga, Barack Obama e até mesmo Donald Trump, trazendo-os como convidados no programa. No entanto, a série não só surpreendeu o público com suas previsões incríveis, mas também causou polêmica com episódios ousados.
Às vezes, as piadas fugiram do controle da equipe por trás do show de Matt Groening e ofenderam pessoas de outros países. Por exemplo, um episódio intitulado "30 Minutos Sobre Tóquio" foi proibido no Japão, China, Taiwan e Hong Kong por ser considerado um insulto ao imperador japonês Akihito. Esse e outros momentos da família entraram para a história por extravasar na tentativa de ser engraçado e acabar ofendendo alguns países.
10. Argentina
Em uma cena de "De Muitos, Wiggum" (temporada 19, episódio 10), Carl faz referência ao presidente argentino Juan Perón e à Guerra Suja, época em que milhares de argentinos desapareceram. Muitos ficaram incomodados com a referência humorística ao tema delicado.
9. Japão
Em "A Pequena Grande Mãe" (temporada 11, episódio 10), Lisa engana Bart e Homer fazendo-os acreditar que têm lepra. O Japão não achou graça por causa do histórico do país de discriminar pessoas com hanseníase. O episódio nunca foi ao ar lá.
8. Reino Unido
No episódio "A Família Cartucho" (temporada 9, episódio 5), Homer Simpson é irresponsável com sua nova arma de fogo, colocando-a em locais perigosos e atirando sem se preocupar com a segurança de ninguém. Dois canais no Reino Unido proibiram o episódio.
7. China
Em "Goo Goo Gai Pan" (temporada 16, episódio 12), a família viaja com Selma para a China para que ela possa adotar um bebê. Muito do humor gira em torno da zombaria ao governo chinês, incluindo sua resposta aos protestos na Praça Tiananmen e ao ex-líder Mao Zedong.
6. Reino Unido
Devido às frequentes referências à maconha ao longo do episódio "Fim de Semana com Burns" (temporada 13, episódio 16) e de zombarias a alguns aspectos da cultura britânica, um canal do país adiou a transmissão por considerá-la imprópria para o público em geral.
5. Alemanha
No capítulo "A Ameaça" (temporada 5, episódio 2), um personagem aparece vestindo um uniforme de oficial da Schutzstaffel (organização da Alemanha nazista) com uma suástica. Se você conhece alguma coisa sobre a história alemã, sabe que esse pode ser um assunto delicado. O episódio foi proibido no país por muitos anos.
4. Vários países
Além de ter sido banido no Reino Unido, "Fim de Semana com Burns" também recebeu mais censura do que o normal em países como Estados Unidos e Austrália, que tomaram cuidados na transmissão do capítulo.
3. Japão
No capítulo "Trinta Minutos Sobre Tóquio" (temporada 10, episódio 23), há uma cena de uma partida de sumô em que Homer joga o então imperador Akihito em um baú cheio de roupas velhas. A falta de respeito com uma figura tão importante no Japão fez com que o episódio fosse banido.
2. Vários países
"Papai Muito Louco" (temporada 3, episódio 1) foi retirado da transmissão mundial. Homer é internado injustamente em uma instituição para pessoas com transtornos mentais, onde conhece um paciente que afirma ser Michael Jackson - dublado pelo próprio rei do pop. Em 2019, o documentário Leaving Neverland lançou uma nova luz sobre as perturbadoras alegações sobre Jackson e o episódio foi retirado de circulação.
1. Brasil
No episódio "Feitiço de Lisa" (temporada 13, episódio 15), a família viaja até o Rio de Janeiro para localizar uma criança órfã que Lisa estava patrocinando. A cidade e o campo são descritos como perigosos e dominados pelo crime. A Agência de Turismo do Rio de Janeiro ameaçou processar a Fox por representar o país.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!