O ano está na metade e já deixamos para trás centenas de inícios de séries, que inundaram serviços de streaming como Netflix, Prime Video e Apple TV+. Mas quais shows valem o seu tempo? Quais sucessos de audiência e dicas privilegiadas pertencem a todas as listas de observação? Particularmente interessante: a Netflix acabou de chegar ao top 10 com duas séries.
Onde assistir aos indicados ao Emmy 2023?Como surgiu a lista das 10 melhores séries de 2023?
Tal como acontece com as listas dos tops de fim de ano (aqui podem encontrar as melhores séries de 2022 e os melhores filmes de 2022), a equipe do AdoroCinema criou listas individuais com os 10 melhores pessoais do primeiro semestre do ano. Um total de 49 séries diferentes foram indicadas. Ao avaliar as listas, havia alguns critérios e regras:
O pré-requisito para a série era estar disponível em um streaming no Brasil entre 1º de janeiro de 2023 e 30 de junho de 2023.
Nas 10 primeiras listas, cada lugar recebeu uma pontuação fixa de 1 (10º lugar) a 10 (1º lugar).
Todos os pontos foram somados para a classificação final. Em caso de empate, o número de inscritos conta primeiro, seguido do número de primeiros colocados.
As melhores séries de 2023 na Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e mais classificadas do 10 ao 1:
10 – Falando a Real (Apple TV+) – 11 pontos
A série de comédia da Apple TV+, Shrinking, no original, acompanha Jimmy (Jason Segel), um terapeuta em luto que decide desafiar as regras da medicina para dizer aos seus pacientes exatamente o que pensa. Enquanto isso, Phil Rodes (Harrison Ford), um psicólogo mais carrancudo, é diagnosticado com Parkinson e se vê obrigado a sair de sua zona de conforto.
9 - LOL: Last One Laughing - 4ª Temporada (Prime Video) - 13 pontos
O programa de comédia do Prime Video apresentado por Eugenio Derbez, LOL segue 10 comediantes profissionais que competem para fazer um ao outro rir. Aquele que conseguir ficar por mais tempo sem dar risada, leva uma grande quantia em dinheiro para casa.
8 - Copenhagen Cowboy (Netflix) - 13 pontos
O thriller dramático dinamarquês da Netflix de seis episódios, Copenhagen Cowboy, acompanha uma mulher que foi presa injustamente por pessoas gananciosas, deixa a cadeia com a ajuda de uma boa samaritana e parte em sua jornada por vingança.
7 - Treta (Netflix) - 14 pontos
A série Beef , no original, da Netflix leva uma disputa de trânsito a um nível totalmente novo. A mulher de carreira Amy (Ali Wong) sempre tem que ser perfeita. A vida de Danny (Steven Yeun), por outro lado, é uma grande luta. Em seu ódio mútuo, eles encontram a válvula de escape ideal para o estresse a que estão expostos todos os dias - e, ao fazer isso, arrastam todos ao seu redor para o abismo. O resultado inspira como uma mistura amarga de reviravoltas intensas, humor negro e profundidade emocional. Para nós, Treta é a maior surpresa do ano da Netflix até agora.
6 - Extraordinária (Star+) - 14 pontos
Com Extraordinária, o Star+ nos mostra o que o lotado gênero de super-heróis pode oferecer além da Marvel e da DC quando fórmulas conhecidas são quebradas. A mistura de comédia britânica e sitcom de amigos cria um mundo onde todos ganham superpoderes. Com apenas vinte e poucos anos, Jen (Máiréad Tyers) não é um deles. Com seus colegas de quarto, ela cambaleia pela crise da vida e de uma situação estranha para outra. A grande força da série, no entanto, são os superpoderes curiosos e muitas vezes completamente inadequados para o dia a dia - como o poder de transformar qualquer coisa em um PDF.
5 – Yellowjackets - 2ª Temporada (Paramount+) - 17 pontos
O que acontece quando o avião de um time de futebol feminino cai no deserto e é preciso sobreviver por lá durante um ano e meio? Isso mesmo, decadência moral e canibalismo. A série de mistério e suspense Yellowjackets explora sua história em duas linhas do tempo: os anos 90 e o presente, quando os personagens estão se recuperando do trauma e das experiências sobrenaturais do passado. A segunda temporada mergulha ainda mais fundo nos mistérios perturbadores e mais uma vez encanta com o fantástico elenco liderado por Melanie Lynskey e Christina Ricci.
4 - Daisy Jones and The Six (Prime Video) - 21 pontos
A cinebiografia musical fictícia Daisy Jones and The Six segue a história de sucesso de uma banda de rock na década de 1970, desde sua ascensão meteórica até sua separação repentina. Acompanhado pela história autêntica e muitas vezes comovente de vício, amor e desejo. Além disso, as carreiras das estrelas da música Daisy (Riley Keough) e Billy (Sam Claflin) encantam com uma fantástica trilha sonora cativante, que meses depois ainda não conseguimos tirar da cabeça. Outro sucesso do império da produtora de Reese Witherspoon.
3 - Ted Lasso - 3ª Temporada (Apple TV+) - 25 pontos
A melhor, mais engraçada e importante série de bem-estar Ted Lasso terminou sua história com a terceira temporada. Mesmo que a temporada final da Premier League do AFC Richmond (por enquanto) não atinja o auge dos episódios anteriores, Ted Lasso ainda inspira com personagens adoráveis e uma grande porção de cordialidade e humanidade.
2 - The Last of Us (HBO Max) - 64 pontos
Com The Last of Us, a HBO e os criadores da série Craig Mazin e Neil Druckmann finalmente criaram uma adaptação de videogame que é mais do que digna do original. Junto com Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) nós vagamos pelos Estados Unidos pós-apocalípticos, tivemos medo de perigosos zumbis, além de ter nossos corações partidos várias vezes. The Last of Us foi um evento em série que dificilmente alguém poderia resistir. Até agora, este ano, houve apenas uma série para nós que poderia superar isso.
1 – Succession - 4ª Temporada (HBO Max) - 72 pontos
O drama da HBO, Succession, fez história na televisão. Após 4 temporadas, as intrigas, hostilidades e lutas pelo poder da família Roy terminaram com uma crueldade agridoce e como os personagens mereciam. O final entregou um episódio perfeito. E nenhuma outra série nos deixou tão empolgados nos últimos meses quanto Succession.