O ano está chegando ao fim, mas é certeza que ficará marcado como um tempo de sucesso na TV. Sim, tivemos cancelamentos tristes que revoltaram a internet, mas existem muitos projetos que se tornaram fenômenos. Nos juntamos ao Hellfire Club, aprendemos a dancinha da Wandinha no Tik Tok, vimos Casos de Família dentre dragões, quebramos a quarta parede da Marvel e muito mais… Logo, está na hora de eleger as melhores séries de 2022!
Foram horas de discussão entre os membros da redação do AdoroCinema, envolvendo até matemática para tornar os votos justos (e olha que somos de humanas!). No final, surgiu uma lista que reuniu queridinhos da crítica, pouco conhecidos, com blockbusters que dominaram as redes sociais por semanas a fio. Será que a sua série favorita entrou na lista? E compartilhe com a gente: qual show te prendeu na frente das telas?
E não deixe de seguir conferindo o nosso site, pois a lista de melhores filmes de 2022 também está chegando!
10º lugar: O Ensaio
Começamos a lista com uma série que merece mais reconhecimento nessa vida. Se bem que nem sabemos se podemos chamá-la de série. Tem um quê de comédia, mas também tem ares de reality show e documentários. The Rehearsal traz o comediante Nathan Fielder envolvendo pessoas em uma premissa singular: e se você pudesse ensaiar os momentos mais importantes da sua vida? O resultado mistura humor e compaixão de maneira espetacular. Uma pérola escondida no catálogo do HBO Max.
9º lugar: Better Call Saul
Desde 2015, Better Call Saul já é figurinha carimbada nas listas de melhores séries. Feito ainda mais impressionante quando você lembra que ela cresceu nas sombras do inigualável Breaking Bad. Mas, assim como a obra original, a temporada final do spin-off de Bob Odenkirk encerrou sua jornada de forma primorosa, com atuações arrebatadoras - e que merecem Emmy, ok Academia? (Já foram 46 indicações, passou da hora de valorizar Rhea Seehorn!).
8º lugar: Wandinha
Se você quer dar um presente para a galera do AdoroCinema, recomendo uma camisa com os dizeres “Jenna Ortega é minha rainha”! Entregando uma performance capaz de mudar carreiras, ela apresentou uma nova versão de Wandinha (Quarta-Feira) Addams que conquistou os nossos corações. Isso tudo sem piscar! Sem falar que é impossível não amar uma série com o Mãozinha. Eu não faço as regras…
7º lugar: Sandman
Certamente uma das séries mais aguardadas dos últimos tempos, Sandman não decepcionou os fãs da obra de Neil Gaiman. Com um elenco talentoso liderado por Tom Sturridge, essa obra sobrenatural e mística encantou nossos olhos e agradou nossas mentes, trazendo algo completamente único na TV. Felizmente, a segunda temporada está chegando e promete ampliar ainda mais esse universo incrível.
6º lugar: Stranger Things
Completando o combo de sucessos da Netflix, surge Stranger Things. Ok, a gente sabe que a temporada foi meio longa. Mas esse desenvolvimento de personagens tornou seus momentos poderosos mais marcantes do que nunca. Quem não pulou da cadeira durante a corrida de Max (Sadie Sink) ao som de Running Up That Hill? Ou com a revelação da identidade de Vecna (Jamie Campbell Power)? Ou usa preto até hoje com saudades de Eddie (Joseph Quinn)? Stranger Things segue no imaginário popular e não sairá tão cedo.
5º lugar: Pachinko
A cultura coreana se mostra cada vez mais presente no Brasil, então temos grandes fãs de doramas e k-pop em nossa redação. Pachinko é uma produção da Apple TV+, mas também pode se encaixar nesse espaço popular. A jornada dramática de Sunja (Minha Kim/Youn Yuh-jung) e diversas gerações da sua família buscando sobreviver e prosperar num novo ambiente é uma poderosa narrativa, conquistando a crítica internacional. Fica aqui a dica!
4º lugar: The White Lotus
Existe um prazer inexplicável em ver tretas de gente rica na TV. The White Lotus já tinha sido premiada em sua primeira temporada e não perdeu o fôlego em seus mais recentes episódios. Com novos personagens (inclusive Aubrey Plaza, o que é sempre uma vitória) e vários nudes para apimentar a internet, a trama cresceu mais em sua segunda temporada e já tem futuro garantido na HBO. Podem separar outro Emmy para Jennifer Coolidge, pois ela merece, é fato.
3º lugar: O Urso
Se você acha Masterchef ansioso demais, você não viu a narrativa energética de The Bear, disponível aqui no Brasil pelo Star+. Acompanhando um cozinheiro tentando salvar o restaurante do irmão falecido, essa obra junta figuras inesperadas em episódios curtos, porém não menos impactantes. Tem capítulo todo trabalhado no plano-sequência, tem discussões familiares, tem reviravoltas. Enfim, é um prato cheio (Desculpa, não resisti à piada, juro que a série é melhor que esse trocadilho).
2º lugar: House of the Dragon
Após a decepção com o final de Game of Thrones, todo mundo estava meio desconfiado do que viria por aí com House of the Dragon. Vocês queriam dragões? Pois saibam que tem vários. Mas também é uma espécie de Succession… Se alguém cortasse a cabeça do inimigo com uma espada. A rivalidade de Rhaenyra (Milly Alcock/Emma D’Arcy) e Alicent (Emily Carey/Olivia Cooke) traz um show de atuações e uma guerra que está apenas começando, mas já abalou as estruturas do público. E tem muitos memes bons na internet sobre esse spin-off, só queria ressaltar.
1º lugar: Ruptura
Já imaginou se o cérebro fosse dividido a fim de separar sua vida profissional da vida pessoal como dois espaços independentes? Essa é a premissa de Ruptura, também conhecido como Severance, também conhecido como queridinho da redação do AdoroCinema. No início do ano, a gente só falava sobre isso, e não foi à toa. É uma série inteligente, emocionante, cheia de suspenses e reviravoltas impressionantes. Pode agradar fãs de Black Mirror ou até mesmo de The Twilight Zone , por ter um clima meio bizarro, que você não acha em nenhuma outra trama da TV atual. Estamos com altas expectativas sobre o que essa série cheia de potencial vai trazer no futuro!