Todo ano, é a mesma coisa. Nos apaixonamos por novas temporadas ou séries de TV, mas a faca do cancelamento não perdoa os corações dos fãs. 2022 não foi diferente e a situação foi complicada, principalmente, para histórias centradas em mulheres e/ou relacionamentos LGBTQIA+. Infelizmente, ainda temos muito que aprender, mas guardaremos esses projetos na memória. Pensando nisso, o AdoroCinema criou uma lista com os cancelamentos de séries mais decepcionantes do ano.
Por uma questão de clareza, não vamos adicionar séries que foram finalizadas de forma planejada - como The Walking Dead, Atlanta, Love, Victor ou Killing Eve (apesar daquele final ruim merecer um lugar na listinha da dor). Aqui estamos falando dos shows cancelados sem final e que causaram polêmica nas redes sociais. E você? Qual cancelamento te fez arrancar os cabelos?
O fim do Arrowverse
Com o fim da CW que conhecemos, uma de suas principais contribuições na cultura pop também vai embora: o Arrowverse. O mundo da DC também foi vítima de diversos cancelamentos - inclusive de séries que não tiveram tempo para se despedir. Estamos falando de Batwoman e Legends of Tomorrow, que tinham apaixonados grupos de fãs e eram exaltadas por sua representatividade. Também fica aqui a lembrança para Naomi e Stargirl, encerradas sem causar tanto alarde. Ano que vem, The Flash encerra sua jornada e só restará Superman & Lois para contar história.
Legacies
Também no grupo de cancelamentos da CW está Legacies, cujo final não representa apenas a conclusão da jornada de Hope Mikaelson (Danielle Rose Russell) e seus amigos - mas também do universo TVD, ainda formado pelas antecessoras The Vampire Diaries e The Originals. Legacies ainda teve a “sorte” de conseguir construir um encerramento com participações especiais, mas deixou algumas questões abertas e encerrou um capítulo importante da TV.
Maldivas
Com nomes como Bruna Marquezine, Manu Gavassi, Sheron Menezzes e Carol Castro, as expectativas eram bem altas para Maldivas. E a série criada por Natália Klein até causou um burburinho, porém parece que não foi o suficiente para a Netflix. O cancelamento foi discreto, mas mostra que séries com potencial perdem a chance de crescer em qualquer lugar - até mesmo aqui no Brasil.
Minx
Se tem uma coisa que me deixa passada (é brigar comigo sem eu ter feito nada)... Quer dizer, é cancelamento de uma série já renovada. Minx estava com a segunda temporada garantida (e sendo filmada!) quando a HBO anunciou que não ia seguir com a produção. Os criadores já estão procurando uma nova casa para o show, porém tem como não se enfurecer com uma situação dessas? Até quando você está salvo, você corre perigo!
O Clube das Babás
Lembra quando os corações de jovens ao redor do mundo foram esmagados pelo cancelamento de Anne with an E ou Julie and the Phantoms? 2022 não foi fácil e trouxe o fim de outra série juvenil bem amada por públicos de todas as idades: O Clube das Babás. Inteligente, criativo e fofo, esse remake trouxe ar fresco para uma história já querida. Só que sua segunda temporada teve um desempenho mais fraco e não resistiu ao corte.
O Clube da Meia-Noite
Mike Flanagan é conhecido por fazer sucessos de terror na Netflix: basta lembrar de A Maldição da Residência Hill, A Maldição da Mansão Bly e Missa da Meia-Noite. Logo, todo mundo esperava mais um fenômeno com O Clube da Meia-Noite… o que não aconteceu! Pelo menos, os fãs dessa produção teen encontraram uma conclusão. Afinal, se não pode acontecer nas telinhas, o produtor usou as redes sociais para decifrar todos os mistérios que ficaram na trama. Agora resta saber como será A Queda da Casa de Usher.
Primeira Morte
Falando em cancelamentos que causaram fúria, como não lembrar do surto na internet quando Primeira Morte foi cancelada? Para muitos, reacendeu o debate sobre como histórias lésbicas estão sendo canceladas ou deixadas de lado por grandes emissoras e plataformas. Ok, a qualidade dos efeitos de First Kill não era muito boa, todos podemos admitir. Mas era um entretenimento que conquistou muita gente com sua história sobrenatural e um romance épico.
The Wilds
Outra série LGBTQIA+ que foi cancelada é The Wilds, uma das produções mais comentadas do Prime Video. A segunda temporada trouxe uma transformação chocante na história e as comparações com a queridinha da crítica Yellowjackets (cuja premissa é bem diferente, diga-se de passagem) não ajudaram muito. Mesmo assim, foi bem surpreendente ver que a trama tinha chegado ao fim, já que parecia uma aposta certeira da plataforma. Mais um potencial desperdiçado…
Warrior Nun
A segunda temporada de Warrior Nun tem 100% de popularidade no Rotten Tomatoes. Fãs e influencers fizeram campanhas nas redes sociais e comentaram o show. Mas não foi o suficiente para salvar o amado projeto e a Netflix cancelou mais um. Logo, se torna algo que não dá mais para negar: obras focadas em mulheres e relacionamentos lésbicos estão sendo prejudicadas. E, mais uma vez, esse público fica sem final para uma história amada.
Westworld
Ok, o cancelamento de Westworld não foi a notícia mais chocante de 2022. Porém, os criadores já tinham anunciado que desejavam ter uma quinta temporada para encerrar o show. Não tiveram essa sorte. O que é estranho, considerando que, tempos atrás, a série foi considerada a mais nova grande aposta da empresa, mas acabou perdendo qualidade ao longo dos anos. Sua trama mirabolante de ficção científica teve um reboot nos recentes episódios, mas não vamos saber como isso ia acabar.
Bônus: Batgirl
Ok, Batgirl não é uma série, mas como eu poderia fazer uma notícia de cancelamentos sem lembrar aquele que foi o momento mais surreal da cultura pop em 2022? O filme estrelado por Leslie Grace já tinha sido todo gravado, mas a Warner Bros. decidiu suspender seu lançamento por uma questão monetária. Ainda não sabemos se vamos ver a jovem Barbara Gordon em algum projeto, já que a DC está passando por transformações, mas ficamos abalados com essa oportunidade perdida.