Em junho de 1996, estreou na TV Globo uma das novelas mais memoráveis da década de 1990, O Rei do Gado. Criada por Benedito Ruy Barbosa, a produção foi a 53ª novela do horário das oito e superou índices de audiência de novelas anteriores chegando a picos de 51 e 52 pontos.
A trama apresenta duas fases e desenvolve uma história intrincada sobre a rivalidade de duas famílias, à medida que acompanhamos o protagonista Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), latifundiário conhecido como o Rei do Gado. A vida de Bruno e Geremias Berdinazzi (Raul Cortez) muda quando duas mulheres chegam à região: a boia-fria Luana (Patricia Pillar) e Marieta (Glória Pires), a suposta sobrinha desaparecida de Geremias.
Completando 26 anos desde sua exibição original, a novela chegou a ser reprisada duas vezes e foi a produção escolhida para substituir A Favorita nas tardes da emissora. Saiba mais sobre novelas no canal do AdoroCinema. Relembre os personagens principais da trama e veja como está o elenco hoje:
Antônio Fagundes (Antonio Mezenga/Bruno Berdinazzi Mezenga)
Antônio Fagundes é um dos atores mais celebrados da televisão brasileira e, em 1996, foi o grande protagonista da novela O Rei do Gado. Na trama, Fagundes esteve presente em duas fases da novela, vivendo dois personagens diferentes: Antônio Mezenga e Bruno Berdinazi Mezenga.
A primeira parte da trama se passa durante a 2ª guerra mundial, enquanto a segunda é ambientada nos anos 1990. Bruno é o herdeiro latifundiário conhecido como "Rei do Gado” que se apaixona pela boia-fria Luana (Patrícia Pillar), apesar de ser casado com Léia (Silvia Pfeifer).
Em 2019 participou da minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora e da novela Bom Sucesso, este ano esteve na série Independências da TV Cultura.
Patrícia Pillar (Luana Berdinazzi/Marieta Berdinazzi)
Com o fim da reprise de A Favorita no horário da tarde, a TV Globo escolheu O Rei do Gado para substituí-la e, algo que as duas produções têm em comum, é a presença de Patrícia Pillar entre os papéis de destaque. Em O Rei do Gado, Pillar interpreta a boia-fria Luana, uma sobrevivente de passado misterioso por quem Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) se apaixona.
Sua última participação na TV foi na novela Salve-se Quem Puder.
Glória Pires (Rafaela Berdinazzi/Marieta Berdinazzi)
Outro nome de grande destaque a fazer parte do elenco de O Rei do Gado foi Glória Pires. Na trama, ela interpretou a personagem Rafaela, uma jovem que se passou por Marieta Berdinazzi, a sobrinha desaparecida de Geremias Berdinazzi (Raul Cortez). Glória Pires esteve em Além da Ilusão, novela finalizada em agosto deste ano.
Fábio Assunção (Marcos Mezenga)
Só em 2022, Fábio Assunção esteve presente nas séries Desalma e Sob Pressão, além de integrar o elenco da novela Todas as Flores do Globoplay. Em 1996, no entanto, ele deu vida ao personagem Marcos, playboy filho do Rei do Gado e apaixonado por Rafaela, a impostora que se passava por Marieta.
Oscar Magrini (Ralf Tortelli)
Originalmente, o ator Oscar Magrini estava escalado para participar de poucos capítulos da novela. No entanto, a recepção do público ao personagem interpretado por ele, Ralf, foi tão positiva que permaneceu por quase toda a trama. Ralf era um interesseiro violento e se tornou um dos trabalhos mais icônicos de Magrini. Recentemente, o ator esteve em A Dona do Pedaço e na novela Gênesis, da Record.
Sílvia Pfeifer (Léia Mezenga)
Em O Rei do Gado, Silvia Pfeifer interpretou Léia, esposa de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes). Léia trai o marido com o motorista interesseiro Ralf (Oscar Magrini) que, frequentemente, a extorquia e violentava. Após a novela, a atriz continuou participando de outras produções populares da TV Globo, como O Clone (2001) e, mais recentemente, participou de Topíssima e Reis, novelas da Record TV.
Carlos Vereza (Senador Roberto Caxias)
Carlos Vereza interpretou o senador Roberto Caxias, amigo mais próximo de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) na trama. O personagem ficou marcado por ser um político justo e anticorrupção, o que fez com que fosse perseguido ao longo da novela. Hoje, Carlos Vereza está com 83 anos e sua última participação na novela foi Velho Chico, em 2016.
Lavínia Vlasak (Lia Mezenga)
Em O Rei do Gado, Lavínia Vlasak vivia Lia, filha de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) e interesse amoroso do cantor Almir Sater, que interpretou o músico Pirilampo. A novela foi um dos primeiros papéis de destaque para a atriz e sua última participação em uma novela foi em Bom Sucesso, de 2019.
Stênio Garcia (Zé do Araguaia)
Stênio Garcia deu vida a Zé do Araguaia em O Rei do Gado. Zé era um capataz fiel da fazenda de Bruno (Antônio Fagundes), dois atores já haviam feito uma dupla icônica anteriormente na série Carga Pesada.
O personagem cria uma bela relação com a personagem de Patrícia Pillar (Luana) quando ela chega à fazenda. Agora, o ator faz pequenas participações em novelas e outros programas, sendo as últimas Deus Salve o Rei (2018) e Filhas de Eva (2021).