Com 56 anos de idade, sendo 37 desses anos de carreira, Tom Cruise já atuou em 43 filmes, mostrando todo seu talento, correndo muito, brigando com bandidos e, eventualmente, quebrando um tornozelo durante uma cena de ação sem dublês. É o Tom Cruise, né.
O astro está em cartaz nos cinemas com Missão Impossível - Efeito Fallout, sexto longa da franquia que começou em 1996. Para comemorar o lançamento do filme, o AdoroCinema resolveu fazer um ranking de todos os filmes de Cruise, do pior para o melhor.
Fizemos uma votação na redação e, unindo as listas pessoais de cada um, chegamos ao ranking que você confere acima. Veja a galeria e conte para a gente: concorda com a nossa lista? Quais seriam os seus melhores e seus piores?
Aqui vai um spoiler do nosso pódio, justificando as posições de cada um dos primeiros três colocados:
3º lugar: Top Gun - Ases Indomáveis (1986)
Top Gun hoje é um clássico, mas foi o filme que tornou Tom Cruise uma lenda em Hollywood. Divertido, com uma trilha sonora animada e envolvente, cenas de ação de tirar o chapéu — especialmente aquelas no ar — e, ainda assim, momentos especialmente emocionantes, que permitem que o filme diminua o ritmo mas não perca sua intensidade. A produção dirigida por Tony Scott é basicamente um grande bromance, um exemplo de camaradagem entre colegas, mesmo entre os rivais Maverick (Cruise) e Iceman (Val Kilmer). Sem contar que possui cenas ousadas para a época, como a sequência do jogo de vôlei. Um filme de qualidade por si só, que vai ganhar uma continuação em 2019.
2º lugar: De Olhos Bem Fechados (1998)
Um dos filmes mais interessantes da carreira de Cruise, De Olhos Bem Fechados não foi bem recebido pela crítica e público na época de seu lançamento. Entretanto, o último filme do diretor Stanley Kubrick logo ganhou um status cult, e por sua qualidade e ousadia merece o segundo lugar da nossa lista. Na produção, Cruise consegue transparecer com maestria a perturbação de um homem obcecado, ciumento e inseguro, um dos personagens mais ousados e bem desenvolvidos do ator. Sob o comando do cineasta, o astro, ao lado de sua então esposa, Nicole Kidman, explora os aspectos fascinantes do relacionamento amoroso dos protagonistas. Afinal, como justificar uma obsessão e a loucura por algo que nunca aconteceu? Acreditem, Kubrick e Cruise conseguiram.
1º lugar: Magnólia (1999)
Nas palavras do redator Renato Furtado: "Se sublime define tudo aquilo que é elevado; que é perfeito, material ou intelectualmente; e que até mesmo transcende o que é humano, então Magnólia deveria ser um sinônimo do vocábulo em questão. Escrito com pura rebeldia e realizado com um controle cinematográfico ímpar por Paul Thomas Anderson, o terceiro longa da carreira do diretor de Sangue Negro não só elevou seu nome ao status de gênio, como também trouxe uma das performances mais impressionantes, viscerais e vulneráveis de toda a filmografia de Tom Cruise — isso sem mencionar o restante do brilhante elenco, liderado por Julianne Moore, Jason Robards e Philip Baker Hall, entre outros. Em Magnólia, obra-prima recheada de referências bíblicas e reviravoltas musicais — existem até mesmo dois clímaxes diferentes no decorrer do drama —, não há um minuto sequer em que Anderson, Cruise e cia. falhem. Melhor filme do astro de Hollywood e uma das mais impactantes, inteligentes e essenciais produções da história da sétima arte".
Missão Impossível - Efeito Fallout está em cartaz nos cinemas.
Tom Cruise está em cartaz nos cinemas com Missão Impossível - Efeito Fallout. Em qual posição do ranking será que o novo filme do astro ficou? Confira a seguir!
9º lugar
Missão Impossível - Efeito Fallout (2018).
3º lugar
Top Gun - Ases Indomáveis (1986).
2º lugar
De Olhos Bem Fechados (1998).
1º lugar
Magnólia (1999).