Às vésperas do Carnaval, o filme sobre a trajetória de amor, desejo e segredos do magnata Christian Grey (Jamie Dornan) e Anastasia Steele (Dakota Johnson) chega aos cinemas brasileiros. A sequência Cinquenta Tons de Liberdade, que encerra a trilogia de filmes baseados nos livros de E. L. James, é uma das principais estreias desta quinta-feira (8), que também conta com o lançamento do novo filme de Jake Gyllenhaal, produções indicadas ao Oscar e um clássico do cinema francês.
Depois de Cinquenta Tons de Cinza (2015) e Cinquenta Tons Mais Escuros (2017), a trama do último capítulo da cinessérie de romance, drama e erotismo mostra Christian e Anastasia atormentados pela presença de Jack Hyde (Eric Johnson) e Elena Lincoln (Kim Basinger), que representam pontas soltas do passado e uma ameaça real para casal no presente. A direção é de James Foley. Os dois primeiros filmes da franquia levaram mais de 11 milhões de espectadores brasileiros para os cinemas.
Esnobado no Oscar, Jake Gyllenhaal atua no drama sobre superação O Que Te Faz Mais Forte, outro destaque desta quinta-feira. Baseado em fatos reais, o filme traz o ator de Os Suspeitos e Donnie Darko no papel de Jeff Bauman, um homem que perde as duas pernas após ser atingido por destroços da bomba do atentado à Maratona de Boston de 2013. Tatiana Maslany, de Orphan Black, vive o grande amor da vida Bauman, uma corredora que disputava a prova no dia do ataque.
Além dos que não foram indicados ao prêmio da Academia, estreiam nesta quinta dois dramas indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2018: o russo Sem Amor e libanês O Insulto. Dirigido por Andrey Zvyagintsev, do aclamado Leviatã (2014), a produção europeia apresenta a história de um menino que desaparece durante o conturbado divórcio dos pais. Sem Amor venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2017. O filme do Oriente Médio conta com direção de Ziad Doueiri e traz uma história inspirada em um evento que aconteceu na vida do realizador. A trama acompanha a espiral de tensão e raiva que ganha proporções inimagináveis após um desentendimento entre um cristão libanês e um refugiado palestino. O Insulto rendeu a Kamel El Basha o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza.
Com direção do cultuado cineasta grego Yórgos Lánthimos, o drama com toques de mistério e terror O Sacrifício do Cervo Sagrado chega aos cinemas brasileiros depois de vencer o prêmio de melhor roteiro em Cannes. A trama envolve culpa e ressentimentos ao apresentar Colin Farrell no papel de um cirurgião que mantém contato com o filho de um homem que morreu enquanto era operado por ele. Farrell trabalhou com Lánthimos em O Lagosta (2015). Nicole Kidman, Barry Keoghan e Alicia Silverstone integram o elenco.
Para as crianças, a principal escolha desta quinta-feira é a animação Meu Amigo Vampiro, coprodução da Alemanha, Holanda, Dinamarca e Reino Unido. O filme acompanha a amizade de um vampiro adolescente com mais de 300 anos de idade — isso mesmo — com um menino humano.
Completa o circuito o relançamento de Acossado, inesquecível longa-metragem que deu início a uma prolífica carreira do realizador Jean-Luc Godard, responsáveis por filmes definidores da Nouvelle Vague.
Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação.
Confira abaixo os trailers, críticas e a opinião da imprensa sobre os filmes que estreiam nesta semana.
Cinquenta Tons de Liberdade: "Dakota Johnson e Jamie Dornan seguem como rostinhos (e corpos) bonitos, mas o mesmo não pode ser dito de seus talentos dramáticos. A atriz adota um tipo de atuação "não sei se falo ou respiro", com pausas exageradas e um sussurro quase que permanente. O ator, por sua vez, possui uma cara de confuso ao longo de todo o filme, como se não estivesse entendendo o roteiro. Em sua defesa, o espectador passa pela mesma situação. " Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
O Que Te Faz Mais Forte: "Diante de Maslany, Jake Gyllenhaal oferece mais uma de suas ultra atuações, com os olhos vidrados e gestos frenéticos. O ator nunca apenas compõe um personagem, ele parece possuído por ele, com todos os prós e contras dessa ideia. Ao menos, o contraste entre ambos gera um atrito interessante que o diretor sabe aproveitar com sua câmera colada aos rostos. Não por acaso, os encontros entre os dois servem de importantes respiro na história." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Sem Amor: "Com uma analogia política referente à história recente na Rússia, perceptível especialmente através dos programas de TV, Nelyubov é um filme bastante seco que brilha pela força do relacionamento não-existente entre seus personagens principais. Além do belo trabalho de direção, vale destacar o desempenho da atriz principal, Maryana Spivak, pela transição de sentimentos que demonstra no decorrer do longa-metragem. Muito bom." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
O Insulto: Leia a opinião da imprensa.
O Sacrifício do Cervo Sagrado: Leia a opinião da imprensa.
Meu Amigo Vampiro:
Acossado:
Cinquenta Tons de Liberdade, de James Foley
O Que Te Faz Mais Forte, de David Gordon Green
Sem Amor, de Andrey Zvyagintsev
O Insulto, de Ziad Doueiri
O Sacrifício do Cervo Sagrado, de Yórgos Lánthimos
Meu Amigo Vampiro, de Richard Claus e Karsten Kiilerich
Acossado, de Jean-Luc Godard