Minha conta
    Dose Dupla: 25 diretores que lançaram dois filmes num mesmo ano

    Às vezes uma estreia anual não é o bastante para tanto impulso criativo.

    Uma das estreias da semana é Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott. Ano passado foi intenso para o cineasta britânico de 81 anos, que lançou Alien: Covenant no primeiro semestre e no segundo teve bastante trabalho com o drama baseado no sequestro de John Paul Getty III. Kevin Spacey, que interpretava o milionário Jean Paul Getty, se tornou alvo de uma série de acusações de abuso sexual, foi demitido de House of Cards e Scott acabou optando por cortá-lo do filme já totalmente gravado, recrutando Christopher Plummer como substituto. Tudo aconteceu às pressas e mesmo assim Ridley não cogitou adiar a estreia do longa-metragem nos Estados Unidos, sonhando com premiações. Conseguiu lançar em dezembro, concorrer ao Globo de Ouro e emplacar Plummer na categoria ator coadjuvante do Oscar 2018.

    O diretor já havia colocado dois filmes no mundo em 2001, Falcão Negro em Perigo e Hannibal, mas a experiência de 2017 sem dúvidas foi mais (in)tensa. A partir dela lembramos no slideshow outros cineastas que ocuparam as telonas de seus países duplamente (ou mais) num mesmo ano.

    Apesar de ter saído de moda e hoje ser admirada com surpresa, a prática remete à Era de Ouro do cinema, quando os diretores eram meros funcionários dos estúdios e, sem grandes desafios criativos e liberdades autorais, comandavam vários projetos em sequência e paralelamente até. Dessa maneira Clarence BrownMichael Curtiz competiram consigo mesmos pelo Oscar de melhor direção (em 1930 e 1939 respectivamente), feito que só Steven Soderbergh foi repetir em 2001.

    Comum no Brasil no período dos estúdios e na época das pornochanchadas, a prática voltou a ter força com o advento das comédias, principalmente na última década - e não por acaso o movimento encabeçado pela Globo Filmes é conhecido como neochanchadaRoberto Santucci em 2015 lançou três filmes e este ano pode repetir o recorde, sendo acompanhado na marca por Julia Rezende - que igualmente tem três produções marcadas para os próximos meses.

    Dois longas num ano não é caso isolado nas filmografias de Steven Spielberg, Akira Kurosawa, Ingmar BergmanOliver Stone ou Clint Eastwood e é válido lembrar ainda de notórias figuras prolíficas como Kenji Mizoguchi, Rainer Werner Fassbinder, Jean-Luc Godard, Robert Altman, Yasujirô Ozu, Werner HerzogSatyajit Ray e Takashi Miike.

    2017

    Ridley Scott - Todo o Dinheiro do MundoAlien: Covenant

    2015

    Julia Rezende - Ponte AéreaMeu Passado Me Condena 2

    2012

    Roberto Santucci - Até que a Sorte nos SepareDe Pernas pro Ar 2

    2006

    Clint Eastwood - A Conquista da HonraCartas de Iwo Jima

    2000

    Steven Soderbergh - TrafficErin Brockovich - Uma Mulher de Talento

    1957

    Ingmar Bergman - O Sétimo SeloMorangos Silvestres

    1950

    Akira Kurosawa - RashomonEscândalo

    facebook Tweet
    Back to Top