2017 trouxe tantos filmes bons quanto revelações das telonas e ótimos protagonistas. Como sempre, todo mocinho precisa de seu vilão. E, este ano, as produções cinematográficas apresentaram ao público alguns dos antagonistas mais memoráveis dos últimos tempos.
O AdoroCinema selecionou dez dos melhores vilões dos cinemas de 2017. Não necessariamente os mais cruéis, mas também os mais marcantes dentro de sua trama. Desde filmes de heróis, passando por drama, ficção científica e até terror. Confira na galeria acima e conte para a gente: o que achou da nossa lista?
10. Kylo Ren
Star Wars - Os Últimos Jedi apresentou em Kylo Ren (Adam Driver) um vilão mais completo do que aquele visto em O Despertar da Força. Apesar de ainda impulsivo e se deixando levar por velhos rancores, ele se mostrou mais confiante e persuasivo, sem medo de matar para subir ao poder da Primeira Ordem.
9. Irmãs Mirando
Okja mostrou duas fortes vilãs, ambas vividas por Tilda Swinton. Enquanto Lucy Mirando almeja ser amada pelo mundo e mascara sua missão de fazer do super-porco o próximo grande gênero alimentício como uma peça promocional exagerada; Nancy Mirando não tem medo de colocar a mão na massa e passar por cima do que estiver no seu caminho, aprovando, inclusive, a crueldade com animais.
8. Niander Wallace
Desumanizado, Niander Wallace (Jared Leto) atua nas sombras em Blade Runner 2049, apesar de não temer sujar as mãos de sangue. Novo proprietário da Tyrell Corporation, ele atua no universo capitalista de forma cruel e marcante, apesar de estar ausente em grande parte do filme.
7. Katherine
Florence Pugh foi a revelação do ano por seu trabalho em Lady Macbeth. Sua Katherine é uma jovem tratada como mercadoria em um casarão do século 19 que, a princípio, se defende da opressão com rebeldia e insolência. Então ela se deixa consumir por um instinto selvagem, se acostuma com a manipulação e a frieza, até se tornar uma das sociopatas mais monstruosas de 2017. — palavras do redator Rodrigo Torres
6. Abutre
O Abutre de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, com o traje todo tecnológico, foi um inimigo formidável para Peter Parker (Tom Holland). Mas Michael Keaton realmente se superou não como alter-ego do vilão, mas como o próprio Adrian Toomes, sem máscara e de cara lavada — especialmente assustador na cena em que conversa com Peter no carro antes da festa de formatura.
5. Ele
Polêmico e controverso, Mãe! não possui um vilão descarado. Mas, acredite se quiser, Ele (Javier Bardem) é o verdadeiro antagonista dessa história. Afinal, usou o amor que a personagem de Jennifer Lawrence tinha por Ele a seu favor, e desconsiderou as vontades da esposa e o desconforto que ela tinha com os convidados da casa a fim de aproveitar sua inspiração e recém-recuperada fama.
4. Dennis / Patricia / Fera
James McAvoy assumiu inúmeras diferentes personalidades em Fragmentado — entre elas, algumas vilanescas como Dennis, Patricia e a Fera. A interpretação do ator foi tão convincente e bem elaborada que compartilhamos do temor de Casey (Anya Taylor-Joy), chegando a duvidar sobre quais dos personagens de McAvoy são os verdadeiros antagonistas.
3. Krauss
Will Poulter já é conhecido por fazer, digamos assim, papeis antipáticos nas franquias As Crônicas de Nárnia e Maze Runner, mas ele se superou! Em Detroit em Rebelião, ele traz uma performance assustadora como Krauss, um policial racista que tortura suspeitos (fisica e psicológicamente) numa ação que culmina na morte de três negros. O pior de tudo? O personagem é inspirado em uma pessoa real. — palavras da redatora Katiúscia Vianna
2. A família Armitage / Racismo
O verdadeiro vilão de Corra! é o racismo. Representado pela família Armitage, que recebe todos os convidados negros com sorrisos e trivialidades, denotando que votariam por Obama pela terceira vez, só para, quando viram as costas, mostram o que realmente acham dos afro-descendentes. A mistura de suspense e apropriação cultural torna o tema um dos maiores vilões do ano, a ponto de superarmos a ficção e enxergarmos a realidade da situação.
1. Pennywise
Vilões costumam dar medo. Pelo menos, os clássicos. It - A Coisa vai além disso. Pennywise é o próprio medo de cada um encarnado na pele de um palhaço dançante. Super bem construído e medonho, o personagem interpretado por Bill Skarsgård merece o primeiro lugar na nossa lista.