Com 2017 cada vez mais perto do fim, as listas de melhores filmes e séries do ano começam a pipocar internet afora. E a seleção da Rolling Stone, organizada por Peter Travers, crítico da prestigiada revista estadunidense, demonstra que os últimos doze meses foram bastante écleticos em termos narrativos - confira no slideshow acima, incluindo trechos dos comentários do responsável pela lista.
Vale ressaltar que a compilação foi feita com base nos lançamentos em território do governo de Donald Trump. Portanto, não espere encontrar longas como La La Land, o popular musical de Damien Chazelle que conquistou crítica, prêmios e público, ou Moonlight, grande vencedor do Oscar - ambos foram exibidos nos EUA em 2016. Por outro lado, títulos que só serão distribuídos no Brasil a partir do ano que vem e outros que sequer têm previsão de estreia em nossas telonas fazem parte da seleção da Rolling Stone.
E não se preocupe: o AdoroCinema já está preparando as listas com os melhores e maiores filmes, séries e personalidades, nacionais e internacionas, de 2017 na opinião da nossa redação. Fique ligado!
10) Trama Fantasma
"O amor, na visão do diretor Paul Thomas Anderson em Trama Fantasma, é uma obsessão magnífica que pode curar ou destruir. Você não vai ser capaz de esquecer os sombrios segredos do filme. E nem vai querer".
9) A Ghost Story
"A Ghost Story, o conto sobrenatural de David Lowery sobre a devoção eterna, envolve uma mulher (Rooney Mara) que é assombrada pelo fantasma de seu falecido amado (Casey Affleck). Este é um experimento ardente, ambicioso e desafiador que restaura nossa fé na forma fílmica".
8) Detroit
"A diretora Kathryn Bigelow e o roteirista Mark Boal apresentam uma abordagem incendiária sobre os motins raciais de Detroit, em 1967, que continuam vivos e tóxicos na brutalidade policial e no racismo sistêmico dos dias de hoje [...] Detroit em Rebelião é um filme difícil e impossível de esquecer".
7) A Forma da Água
"O mestre Guillermo del Toro retorna à Guerra Fria para explorar a paixão secreta entre uma mulher muda (Sally Hawkins) e uma criatura da lagoa negra do governo (Doug Jones). A Forma da Água é uma potente declaração sobre o que escolhemos considerar como 'alienígena'".
6) Lady Bird - A Hora de Voar
"Não há nada de novo em comédias de amadurecimento, mas Lady Bird - A Hora de Voar acerta o gênero com perfeição, graças à roteirista e estreante na direção Greta Gerwig..."
5) The Post - A Guerra Secreta
"Em The Post - A Guerra Secreta, o potente suspense político de Steven Spielberg, não é difícil encontrar a ligação entre o agora e as ameaças que o governo de Nixon fez aos editores do Washington Post, Katharine Graham (Meryl Streep) e Ben Bradlee (Tom Hanks)".
4) Três Anúncios Para um Crime
"Em Três Anúncios Para um Crime, Martin McDonagh encontra sua potência cinematográfica ao escrever e dirigir este sombrio, selvagem e divertido olhar sobre uma dinâmica mulher (Frances McDormand) de uma cidade pequena, que aluga outdoors para despejar sua raiva sobre a polícia por não ter solucionado o caso do estupro e assassinato de sua filha adolescente".
3) Me Chame Pelo Seu Nome
"A homofobia não tem lugar em Me Chame Pelo Seu Nome, o erótico romance de Luca Guadagnino ambientado na Itália de 1983, onde um prodígio da música (Timothée Chalamet) e o belo assistente (Armie Hammer) de seu pai experimentam a emoção do primeiro amor e a excruciante dor de sua perda. Um triunfo artístico que insiste que a empatia é o melhor antídoto para a intolerância".
2) Corra!
"Um filme de terror pode se candidatar ao Oscar de Melhor Filme? Pode apostar que sim! [...] Em Corra!, melhor filme de estreia do ano, Jordan Peele conjuga sustos e risadas para atacar a hipocrisia racial em uma América que se recusa a despertar".
1) Dunkirk
"Em Dunkirk, o melhor filme do ano, Christopher Nolan nos mostra o significado do cinema em sua forma mais pura..."