Ao longo da História do Cinema, poucos gêneros foram tão controversos e dotados de um magnetismo tão grande quanto o terror. Desde os primórdios da sétima arte que a experiência de ir à sala escura para se assustar é tradição para os cinéfilos aficionados pelo gênero capaz de te fazer perder noites de sono e discutir, através do grotesco e do macabro, os medos e anseios da humanidade.
Do curta Le Manoir du diable (1896), do pioneiro Georges Méliès, até as produções contemporâneas, muitas foram as exímias contribuições do cinema de terror para o a sétima arte como um todo e também para a cultura popular. Diante disso, qual seria o melhor filme de terror de todos os tempos? O Iluminado (1980)? O Exorcista (1973)? Psicose (1960)? Nenhum dos filmes anteriores — ao menos de acordo com o Rotten Tomatoes.
Dirigido e roteirizado por Jordan Peele, o terror com toques de comédia satírica que apresenta um forte comentário sobre a falácia de uma América pós-racial Corra! é o filme com o mais alto índice de aprovação de acordo o índice formulado pelo polêmico site. Confira os 25 melhores colocados no slideshow acima e veja lista completa aqui.
Antes da mais nada, é preciso explicar o critério do site para classificar filmes como "frescos" ou "podres". A controversa plataforma americana fundada em 1998 agrupa críticas de veículos de imprensa do mundo inteiro (com ênfase maciça em veículos dos Estados Unidos, claro) e usa um indicador próprio para mostrar o quanto um filme foi avaliado positivamente por jornalistas. O índice, chamado de Tomatometer (ou "tomatômetro", em tradução livre), mostra o quanto uma produção foi aprovada pela imprensa. Assim, o site se diferencia da ênfase de um concorrente como o Metacritic, por exemplo, que também agrega críticas mas oferece ao público a nota média entre as análises avaliadas. Este dado também é exposto pelo Rotten Tomatoes, mas com muito menos destaque que o Tomatometer.
Na lista dos melhores filmes de terror de todos os tempos disponível no Rotten Tomatoes, apenas são contabilizados filmes que receberam ao menos 40 críticas cadastradas no site. E engana-se quem pensa que o Tomatometer é o critério principal na hora de elencar os filmes do melhor para o pior. O portal ajusta a pontuação dos filmes com o auxílio de uma fórmula matemática que favorece os filmes que receberam um número maior de textos analíticos.
Isso explica porque, além de todos os seus óbvios méritos artísticos, Corra! ficou tão bem posicionado no ranking. Lançado neste ano, o filme que tem 99% no Tomatometer se favoreceu por ter sido lançado na era da internet e da hiperglobalização e foi alvo de 289 resenhas. Assim, o longa estrelado por Daniel Kaluuya ficou na frente de produções clássicas como O Gabinete do Doutor Caligari (1920), Repulsa ao Sexo (1965), Frankenstein (1931), A Noiva de Frankenstein (1935) — todos com 100% de aprovação no Tomatometer.
O mesmo critério fez filmes como A Bruxa (2016, 91%) e O Segredo da Cabana (2011, 92%), ambos com mais de 200 críticas relacionadas, ficassem à frente no ranking de produções com pontuações maiores, mas analisadas por um número menor de críticos, como A Noite dos Mortos-Vivos (1968, 96%), Halloween - A Noite do Terror (1978, 93%) e A Hora do Pesadelo (1984, 94%).
Talvez se Lakeith Stanfield soubesse disso, não teria xingado um dos dois críticos que, ao contrário dos outros 287, avaliaram negativamente Corra! e impediram o filme de conquistar 100% de aprovação. Ou teria, visto que o crítico Armond White disse que o longa-metragem é "um filme do Obama para fãs do Tarantino" que "usa o sofrimento racial de forma irresponsável" para botar as pessoas "umas contra as outras".
Além de ser considerado o melhor filme de terror de todos os tempos no Rotten Tomatoes, Corra! foi o primeiro filme de estreia de um diretor negro a arrecadar mais de US$ 100 milhões nas bilheterias, foi o filme de estreia de um cineasta com maior bilheteria em todos os tempos (contando apenas os filmes baseados em histórias originais) nos Estados Unidos e é o terceiro filme de terror proibido para menores de maior bilheteria na América do Norte, atrás apenas de It - A Coisa e O Exorcista.
Tomate podre controverso
Para quem gosta do Rotten Tomatoes, o site serve como fonte de uma informação potencialmente valiosa para um cinéfilo. Talvez o Tomatometer seja o voto de minerva quando uma pessoa está em dúvida na hora de decidir em qual filme dar play na Netflix. Talvez seja usado como argumento em debates como "Marvel versus DC" nos acalorados fóruns de discussões na web.
Para os detratores do portal, o site merece a nota zero e é um desserviço para a verdadeira crítica cinematográfica. Martin Scorsese, um dos nomes de maior prestígio do cinema em todos os tempos, já afirmou que se sente "insultado" e "hostilizado" por sites do tipo e que até o nome ("tomates podres") lhe ofende. "Eles dão notas para um filme da mesma maneira como você daria uma nota para um cavalo num hipódromo. O cineasta é reduzido a um manufaturador de conteúdo e o público a um consumidor preguiçoso", criticou.
Antes de ser publicamente acusado de assédio sexual por seis mulheres, o produtor, diretor e roteirista Brett Ratner disse que Batman vs Superman - A Origem da Justiça recebeu uma pontuação injusta no Rotten Tomatoes, criticou quem deixa de assistir um filme por conta do "tomatômetro" e disse que o site "é a destruição do nosso negócio".
25º - O Silêncio dos Inocentes (1991) | Tomatometer: 95% | Críticas contabilizadas: 77
24º - O Silêncio do Lago (1988) | Tomatometer: 98% | Críticas contabilizadas: 44
23º - Inverno de Sangue em Veneza (1973) | Tomatometer: 96% | Críticas contabilizadas: 50
22º - A Noite dos Mortos-Vivos (1968) | Tomatometer: 96% | Críticas contabilizadas: 54
21º - O Segredo da Cabana (2012) | Tomatometer: 92% | Críticas contabilizadas: 263
20º - Godzilla (1956) | Tomatometer: 93% | Críticas contabilizadas: 70
19º - Os Pássaros (1956) | Tomatometer: 96% | Críticas contabilizadas: 52
18º - A Bruxa (2016) | Tomatometer: 91% | Críticas contabilizadas: 286
17º - Uma Noite Alucinante 2 (1987) | Tomatometer: 98% | Críticas contabilizadas: 55
16º - O Labirinto do Fauno (2006) | Tomatometer: 95% | Críticas contabilizadas: 227
15º - Os Olhos Sem Rosto (1962) | Tomatometer: 98% | Críticas contabilizadas: 52
15º - Monstros (1962) | Tomatometer: 94% | Críticas contabilizadas: 52
13º - Aliens - O Resgate (1986) | Tomatometer: 65% | Críticas contabilizadas: 65
12º - Deixa Ela Entrar (2008) | Tomatometer: 98% | Críticas contabilizadas: 182
11º - Corrente do Mal (2014) | Tomatometer: 97% | Críticas contabilizadas: 232
10º - O Bebê de Rosemary (1968) | Tomatometer: 99% | Críticas contabilizadas: 69
9º - Frankenstein (1931) | Tomatometer: 100% | Críticas contabilizadas: 45
8º - The Babadook (2014) | Tomatometer: 98% | Críticas contabilizadas: 216
7º - A Noiva de Frankenstein (1935) | Tomatometer: 100% | Críticas contabilizadas: 41
6º - Repulsa ao Sexo (1965) | Tomatometer: 100% | Críticas contabilizadas: 60
5º - King Kong (1933) | Tomatometer: 98% | Críticas contabilizadas: 55
4º - Nosferatu (1922) | Tomatometer: 97% | Críticas contabilizadas: 62
3º - Psicose (1960) | Tomatometer: 97% | Críticas contabilizadas: 86
2º - O Gabinete do Dr. Caligari (1920) | Tomatometer: 100% | Críticas contabilizadas: 49
1º - Corra! (2017) | Tomatometer: 99% | Críticas contabilizadas: 289