Como todo bom filme do Universo Cinematográfico Marvel que se preze, Thor: Ragnarok também traz um monte de Easter Eggs e referências divertidas aos filmes do MCU, aos quadrinhos e a obras externas. Desde uma versão sapo do deus do trovão (Chris Hemsworth) à Manopla do Infinito apresentada em Thor, o longa de Taika Waititi (O que Fazemos nas Sombras) é repleto de citações cinematográficas.
O AdoroCinema, portanto, preparou um compilado com alguns dos principais Easter Eggs que Ragnarok traz para o espectador - basta checar o slideshow acima; no entanto, tome cuidado: existem SPOILERS sobre a trama do fechamento da trilogia do asgardiano mais querido da galera. Desse modo, se você ainda não viu a aventura coestrelada por Mark Ruffalo e Cate Blanchett, confira nossa seleção por sua própria conta e risco.
Tessa Thompson, Tom Hiddleston, Idris Elba e Anthony Hopkins completam o elenco de Thor: Ragnarok, que recebeu quatro estrelas na crítica do AdoroCinema e está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Throg
Logo no início do filme, Loki (Tom Hiddleston) se desculpa com o irmão pela ocasião em que ele o transformou em um sapo. Este diálogo é uma referência direta aos quadrinhos, onde o deus da trapaça lançou um feitiço em Thor (Chris Hemsworth), tornando o deus do trovão no anfíbio Throg (amálgama de Thor e Frog, "sapo" em inglês).
Torre dos Campeões
Como visto no trailer e confirmado por Kevin Feige, é possível identificar na torre do Planeta Sakaar, os rostos dos campeões do torneio organizado pelo Grande Mestre (Jeff Goldblum). Dentre as estátuas, destacam-se as figuras de dois famosos personagens das HQs: Bill Raio Beta e Homem-Coisa. Será que eles vão aparecer mais à frente no Universo Cinematográfico Marvel?
Scrapper 142
Scrapper 142. Nome estranho, certo? Mas o codinome de Valquíria (Tessa Thompson) em Thor: Ragnarok tem origem nos quadrinhos e faz total sentido: a edição #142 da saga de Hulk (Mark Ruffalo) nas HQs marca a entrada triunfal da personagem interpretada por Thompson no Universo Marvel.
Manopla do Infinito de Odin
Há anos, em Thor, o público pôde ver a Manopla do Infinito completa no cofre de Odin (Anthony Hopkins). No entanto, nos filmes seguintes, foi revelado que Thanos (Josh Brolin) estava em busca das Joias do Infinito. Como resolver o impasse? Simples: em Ragnarok, Hela (Cate Blanchett) explica que o artefato apresentado era uma réplica.
Pure Imagination
Quando o Grande Mestre (Jeff Goldblum) apresenta seu mundo de "Pura Imaginação" ao deus do trovão, a canção que toca no fundo é justamente... Pure Imagination, um dos temas musicais de A Fantástica Fábrica de Chocolate.
Participações Especiais
Em cartaz na praça pública de Asgard, uma peça teatral dramatiza a queda do deus da trapaça. Nos palcos, Loki é vivido por ninguém mais, ninguém menos que o zueiro Matt Damon. Sam Neill como Odin e Luke Hemsworth, irmão de Chris, como Thor completam o elenco.
Segredos de Família
Tanto nos quadrinhos quanto nas telonas, Hela (Cate Blanchett), deusa da Morte, é filha de um poderoso deus de Asgard. A diferença é que nas HQs - e na mitologia -, a vilã é herdeira de Loki, enquanto que em Ragnarok é revelado que ela é descendente de Odin, o que a transforma em uma irmã perdida de Thor.
Vampiros
Korg, personagem dublado pelo diretor Taika Waititi, oferece uma lança de madeira de três pontas para Thor a certa altura. Contudo, o gigante de pedra logo aponta que a arma só será útil se o deus do trovão enfrentar um trio de vampiros ao mesmo tempo. A fala é uma referência direta a O Que Fazemos nas Sombras, hilário falso documentário que lançou a carreira do cineasta neozelandês.
A Queda de Skurge
Skurge (Karl Urban) e seus fuzis de estimação vão à lona nas telonas exatamente da mesma forma como nos quadrinhos: o sacrifício do ex-capanga de Hela, que permite a fuga dos asgardianos da destruição (Ragnarok é o dia do juízo final na mitologia nórdica), foi tirado diretamente das HQs do Thor.
Jack Kirby
A influência do desenhista Jack Kirby, criador da maior parte do Universo Marvel ao lado de Stan Lee, nunca foi tão sentida no MCU como em Thor: Ragnarok. Os figurinos e o papel de parede apresentados acima mostram como Waititi e os designers do longa trouxeram o visual arrojado e extremamente colorido de Kirby para as telonas.
Artista de Planeta Hulk
"Planeta Hulk", maior saga do Gigante Esmeralda nos quadrinhos, é parcialmente adaptada em Ragnarok. Como homenagem aos artistas do arco narrativo, um dos personagens do filme se chama Carlo, por causa do desenhista Carlo Pagulayan. Mas ele não dura muito e acaba sendo exterminado pelo Grande Mestre.
Calma...
As palavras que a Viúva Negra (Scarlett Johansson) utiliza para acalmar o Hulk em Vingadores: Era de Ultron também são retomadas em Ragnarok.
Pancadaria
Assim como em Vingadores, o Hulk espanca um membro da família real de Asgard da mesma forma, como se o inimigo fosse um boneco de pena. Dessa vez, Thor é quem sofre.
Rei Thor
Assim como nos quadrinhos - a saga "Old King Thor" -, Thor perde o olho, mas se torna rei de Asgard. Em terra de cego... Brincadeira.
Asgard na Terra?
O final de Ragnarok pode ser uma referência ao fato de que, nas HQs, os deuses de Asgard se mudam para a Terra - mais precisamente para a cidade de Broxton, em Oklahoma - com o objetivo de reconstruir seu reino.